Creme de Ricota

Em várias receitas minhas vocês já devem ter visto que uso creme de ricota. E sempre tem alguém que comenta que não gosta de ricota.

Óh colegas, esqueçam a referência que vocês tem daquela ricota em formato de queijo, sem gosto e esfarelenta, não tem NADA a ver!


É um creme delicioso, com textura aveludada, sabor suave e substitui creme de leite com perfeição. A vantagem é que é mais light. Eu conheço o produto de duas marcas: Tirolez e Balkis, ambos são bons, e ambos possuem a versão normal e light. #FicaDica

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

42 Comentários

  1. Marcia disse:

    Tenho uma receita de creme de ricota que gosto muito e serve de base para pates ( como se fosse maionese).
    1 ricota
    1 colher de sopa cheia de margarina
    1 copo (requeijao) de leite fervendo
    Sal a gosto.
    Bater no liquidificador por 2 minutos mais ou menos.
    Use como desejar. Gosto de bater gorgonzola e acrescentar um pouco mais amassadinho com garfo pra ficar pedacinhos ou presunto, azeitona preta. Ervas. Etc

  2. Gleide Farias disse:

    Alguém poderia disponibilizar a receita dessa gostosura? Fiquei com água na boca.
    A receita não está aparecendo.

  3. Lisbela disse:

    Ah! tenho uma dica. Como evito o creme de leite e onde moro, nem sempre encontro a versão light, uso o creme de ricota no strogonof, fica perfeito! Minha filha nem notou.

  4. Lisbela disse:

    Olá Tati. Existe também o creme de ricota da marca Quatá.Comecei a usar já faz um tempo. Depois que descobri que meu colesterol é um pouco elevado. Desde então só creme de ricota. Confesso que achei o light totalmente sem gosto, mas vale pela consistência que é divina. Você só acrescentou o limão, ou colocou mais alguma coisinha?

  5. Márcia disse:

    Não consigo viver sem creme de ricota…. adoroooo,

  6. Tania Valles disse:

    Eu tb conheci o creme de ricota aqui no Panelaterapia.Uso o Tirolez sempre. Já ensinei até a minha irmã, que adorou.

  7. Helena disse:

    Eu gosto muito de Ricota e destes creminhos mais ainda.

  8. van disse:

    NOSSA, GOSTO DEMAIS DESSES DOIS, MAS AS VEZES USO CREAM-CHEESE NO LUGAR DELES, TUDO FICA UMA DELICIA MESMO!!!

  9. Renata, eu nunca testei mas imagino que o mais próximo seja ricota com creme de leite e um tiquinho de sal.
    Se vc testar me conta.
    Bjs

  10. Renata disse:

    Tati, você tem a receita do creme de ricota caseiro? Ví algumas na internet, mas ao invés de creme de leite eles sugerem .. maionese.. margarina.. e o da tirolez (conheci aqui é claro! rs) se parece mais com ricota e creme de leite, inclusive tem em sua formulação.. Você já testou? Obrigada!

  11. De o creme de ricota não se parece muito com a ricota, na verdade não parece em nada, ele tá mais para um requeijão cremoso ou creme de leite.
    Bjs

  12. De disse:

    Aqui onde moro nao tem o creme de ricota, poderia usar soh a ricota no lugar?

  13. Lu, cottage muito raramente. Acho meio sem graça. Prove o creme de ricota que vc vai ver que é muito melhor!!!!
    Bjs

  14. Lu Dias disse:

    Oi Tati! Aqui tem a marca TIROLEZ mas nunca comprei. Vou experimentar.
    Aproveitando o post, você usa queijo COTTAGE? bjs!

  15. Adriana Prado disse:

    Então Tati, eu sempre usei o creme de ricota como substituto do requeijão. Mas hj fiz uma almoço alemão e fiz salada de batatas com creme de ricota, ficou perfeito!!!!!!!!! Amei essa idéia de trocar a maionese e o creme de leite por creme de ricota!!!!!!! Vc já provou o creme de queijo da Tiroles???????????? MARAVILHOSO!!!!! Um beijo grande e parabéns pelo blog!

  16. Tati disse:

    Tati eu não conhecia creme de ricota e de tanto ver nas suas receitas, fiquei curiosa. Procurei no supermercado e agora sempre compro o da tirolez, realmente é muito bom.

  17. Tati, eu amoooo ricota (apesar de muita gente ter preconceito com ela ,coitada!) e adoro creme de ricota! Por coincidência vi pela primeira vez o creme de ricota da Balkis no super e comprei pra provar! Ele é bom, mas confesso que o Tirolez é beeem melhor, sendo o que mais se assemelha ( e acho + gostoso) que o próprio requeijão…!Hummm Beijos! Tereza

  18. Bruxa do 203 disse:

    Adoooro esses cremes de ricota! O que eu uso (acho) que é o Santa Clara.

  19. Fernanda – Já vi no Carrefour e no Oba
    Bjs

  20. Fernanda disse:

    Só conhecia o Tirolez!!!
    Onde você compra essa outra marca aqui em Sorocaba Tati?
    : )

  21. Paula disse:

    Eu amoooo! uso direto!
    Adorei saber q vc também!

    Bjus

  22. Anônimo disse:

    Eu adoro o Creme de Ricota, aliás foi através do seu Blog que eu aprendi a usar,e amei.
    Danuza

  23. amiga esses cremes são deliciosas bjocas

  24. Uma delicia o creme de ricota Tirolez…mto bom mesmooo!!

  25. Anônimo disse:

    Tati,

    Eu experimentei o creme de ricota da Tirolez e achei que é tudo de bom. Adorei !!!

    Bjs

    Claudia Renata

  26. adriana disse:

    eu experimentei o creme de ricota da Tirolez de tanto ver aqui no blog e simplesmente adorei, é melhor do que creme de leite. Já usei em molho, patê, macarrão, fica divino. Bjoosss

  27. Viviane disse:

    Fiz um pate de azeitonas pretas e um pote de creme de ricota, bati no mix pra ficar mais homogeneo… Gente, ficou uma loucura!!!!!!!!
    Adoooooooro!!!!!!!!

  28. Márcia Th. disse:

    Acho que compro creme de ricota há cerca de 2 anos. A primeira vez foi em uma certa ocasião que não encontrei Cottage, aí, enquanto resmungava pela falta do outro produto, acabei prestando atenção no creme de ricota. Comprei e adorei!!!

    Mas até conhecer o blog, o uso do creme era sempre o mesmo: café da manhã, pão integral, às vezes com orégano, às vezes sem… Nunca tinha me dado conta de que poderia utilizá-lo de outras formas! 😀

    Bjs

  29. Juliana disse:

    Eu também virei fã do creme de ricota através do Panelaterapia. Concordo contigo Tati, não precisa gostar de receita para aderir ao creme, é outro conceito. Hoje tenho sempre na geladeira. Adoro!

  30. Chris Ribeiro disse:

    Eu sempre amei tudo que leva ricota, seja doce ou salgado, então não foi difícil aceitar a sua dica na primeira vez que vi o creme de ricota por aqui. Hoje, nunca falta na minha geladeira! Meu filhote mais velho come até de colher, rs…
    Obrigada pela preciosa dica, amiga!!!
    Um lindo fim de semana pra vc!
    Beijos

  31. Essas referências…rsrsr…é verdade…o importante é experimentar e se depois disso não gostar…aí tudo bem. Eu já experimentei esse creme de ricota Tirolez e amei!

    Bom final de semana …beijos.

  32. Anônimo disse:

    Boa Tarde Tati, estou aqui procurando uma receita para amanhã,e vi o elogio que vc. faz sobre a marca tirolez, aprendi a usar depois que vi aqui , hoje uso ate a manteiga.

  33. Babi disse:

    Conheço as duas marcas, uso desde sempre! Super versátil, uso geralmente pra fazer creme de espinafre e substituir o creme de leite (gordurento, blé!!)em outras receitas salgadas.

    Naaaaada a ver com a RICOTA… que usando a criatividade (temperinho) também fica boua!

    Beijos, adoro o blog!

  34. Lettie disse:

    Tati, não conhecia o creme de ricota. A primeira vez que prestei atenção nesse coringa da cozinha foi aqui no Panelaterapia, desde então ele não sai da minha lista de compras. Como você disse, ele é delicioso e combina com tudo! Já usei com frango, carne, macarrão, no pãozinho com geléia, é imperdível! Super apoio sua dica.
    Beijos.

  35. Anônimo disse:

    vi por aqui, comprei super receosa, mesmo adorando ricota sempre questionei a bendita nas receitas que vc colocava… mas logo entendi, é bão mesmo!!

  36. Anônimo disse:

    Realmente Tati esse creme é muito gostoso. Aqui em casa sempre compro o Tirolez e minha filha de 9 anos que nunca quis experimentar a ricota em forma de queijo… ama o creme.

  37. Adorei a dica !!!
    Nunca tinha visto esse creme de ricota.

  38. Bom dia!
    A ricota eu utilizava para patê muito raramente, e nunca tinha provado o creme de ricota mas de tanto ver vc comentar sobre, comprei o da Tirolez… uma delícia mesmo, tanto para usar no lugar do creme de leite como do requeijão…
    Bjs
    Mirna
    http://coisasdoreiarthur.blogspot.com

  39. Pricila disse:

    Confesso que antes de conhecer seu blog nunca tinha reparado nesse "tal creme de ricota", até que vi uma dica sua de coalhada c/ creme de ricota e como eu "adooogo" quibe c/ coalhada e tinha dificuldade de encontrá-la, corri p/ mercado em busca do "tal creme" e…….. Viciei colega, não vivo mais sem ela, kkkkkk. Além de virar a melhor coalhada como vc já citou, tem mil e uma utilidades culinárias. È simplesmente P-E-R-F-E-I-T-A!!! Valeu a dica,e quem ainda torce o nariz p/ ela não sabe o que está perdendo, né não?

    Bjuuss!!!

  40. Eu também tinha essa concepção, até q um dia meu esposo comprou, eu me recusei a comer achando q era ruim e ele insistiu dizendo q era bom, eu experimentei e ameeei, é bom mesmo… Bjus

    http://sublimesblog.blogspot.com/

  41. Estou me deliciando nestes creme de ricota light! Ele faz parte dos meus cafés da manha desde que surgiram! É delicioso!!!!!!!!!!!!!!
    Beijos, Tati!

  42. Carmelita Machado disse:

    Eu adoro ricota (aquela esfarelenta e sem gosto mesmo..hihihih…), mas não conhecia esse creme até conhecer o Panelaterapia! Daí, como tudo por aqui, experimentei e virei fã! É uma delícia!!!

Deixe uma resposta