in , ,

Gratinado de Abóbora com Carne Seca

Olha o progresso: meu marido que até então torcia o nariz tanto para abóbora quanto para carne seca já incluiu esse prato na lista dos seus preferidos. Percebe?
Olha que lindo: comecei cozinhando 500g de abóbora moranga em água fervente e sal.
Enquanto isso refoguei 1/2 cebola grande e 3 dentes de alho picados no azeite e juntei a carne seca. Usei essa versão da caixinha que é super prática. Ela vem com um pouco de líquido que eu descartei antes de juntá-la ao refogado.
Somei um punhado de salsinha e uma colherinha de café de um tempero nordestino que ganhei de uma amiga mas não tenho ideia do que ele contenha, só sei que tem pimenta. Como a carne é bem salgadinha nem carece de mais tempero, mas fica à seu critério.
Escorri a abóbora, amassei grosseiramente e juntei uma colher (sopa) de manteiga e um tiquinho de sal (porque os outros ingredientes já eram bem salgados). Como a abóbora solta bastante água, somei 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca torrada e levei ao fogo baixo para “secar” o líquido.
Na montagem coloquei primeiro o purê de abóbora, em seguida espalhei “bolinhas” de creme de ricota (mas poderia ser requeijão ou catupiry), cobri com a carne seca e por cima fiz uma mistura de 1/2 embalagem do creme de ricota com a mesma quantidade de leite (para ficar um creme bem ralinho). Joguei por cima e polvilhei parmesão. Levei ao forno só para gratinar.
Agora preste atenção: Esse foi um dos MELHORES pratos com carne seca que eu já comi! Faz e volta aqui para contar, combinado?
Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

58 Comments

Geleia ou Calda de Frutas

Laço para Pacote de Presente Luxo