Quibe de Carne com Berinjela

Enquanto escrevo a receita para não esquecer depois (já que faço tudo “de cabeça”) o cheiro desse quibe está invadindo a casa de uma maneira que vocês não fazem ideia!!! A berinjela deixa o quibe mais macio e úmido e não altera em nada o sabor. Depois de assado, ela some no meio, ninguém vai perceber que tem. Bora colocar a mão na massa?

Preparando o trigo: Coloque 1/2 xícara de trigo para quibe de molho em água quente e deixe por 1h e 30min. Escorra e aperte bem em uma peneira para drenar toda a água. Reserve.

Preparando a berinjela: Retire a casca de uma berinjela e corte em cubos. Polvilhe 1 colher (sopa) de sal e misture bem. Deixe descansar por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Vocês vão perceber que vai soltar bastante água. Após os 20 minutos, lave bem os cubos de berinjela para retirar o sal, escorra, regue com bastante azeite e leve ao microondas por 4 minutos. Deixe esfriar.

Preparando o tempero do quibe: Coloque no processador ou pique bem miudinho: 1 cebola, 2 dentes de alho, 1/2 xícara de folhas de hortelã, 1/2 xícara de salsinha, 2 tomates sem pele e sem semente.

Preparando a massa do quibe: Misture o trigo, a berinjela, os tempero picados e 500g de carne moída. Tempere com sal e pimenta do reino. Pimenta síria dá um toque especial, mas é opcional. Se quiser, adicione caldo de carne em pó. Regue com um pouco de azeite e misture até ficar uma massa homogênea.  Para saber se o tempero está bom, aqueça uma frigideira antiaderente e coloque uma bolinha da massa para grelhar. Prove para experimentar os temperos.

Unte uma assadeira ou refratário com azeite, coloque a massa do quibe e leve para assar em forno já aquecido em 220º (o meu ficou 50 minutos no forno). Eu não cubro com alumínio para secar a aguinha que solta mais rapidamente.  Ficou MARA!!! Acho que foi o melhor quibe que eu comi em termos de textura. Odeio quibe esturricado!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes