in ,

Tiramisu

Tiramisu

Tiramisu é a receita ideal para você se apresentar como refinada. Quer ser chique, cai nessa mistureba de camadas de biscoitos molhados em café, um creme de queijo mascarpone e um toque de cacau.

No Tiramisu você encontra uma série de experiência num único prato, afinal tem o amargo do café, o “fofinho” do creme, o biscoito crocante e claro, chocolate, afinal da para querer mais que isso?

A História do Tiramisu:

Claro que não dá para precisar onde surgiu, porém todos concordam que foi na região do Vêneto, no nordeste da Itália. O nome “Tiramisu” quer dizer “levanta-me” ou “puxe-me para cima”, sugerindo uma sobremesa que “da um up” em quem esta saboreando, mas isso é uma coisa que ninguém pode discordar!

Minha Receita de Tiramisu

Minha Receita

Eu tinha um pote de mascarpone em casa e comecei uma verdadeira cruzada para encontrar a receita tradicional de Tiramisù, que para quem não conhece é uma sobremesa de origem Italiana, tipo um pavê que intercala um creme delicioso com biscoitos umedecidos no café.

Muitas receitas levam creme de leite fresco batido ou claras em neve, mas pelo que li o tiramisu tradicional não tem esses ingredientes e tem formato redondo que obviamente eu não segui.

Dicas e Substituições

Então, já prevendo as perguntas que virão se você não encontrar o queijo mascarpone na sua região, sugiro pegar a receita dele no google (tem várias), é facílimo de fazer! Ele tem gosto de nata, de creme de leite levemente adocicado mas a consistência é de queijo cremoso.

Se você também não tiver o vinho Marsala você pode usar vinho do porto ou não usar nada, uma vez que na receita tradicional tb não tinha esse ingrediente (mas eu usei porque… ah porque sim! kkkkk).

No fim do post tem um vídeo de um Italiano fazendo a receita que foi o que eu usei para me orientar.

Também preciso dizer que fiz uma receita pequena, que renderam 3 potes desse da foto. O pote é grande para porção única, então considere que esta quantidade rende 4 porções generosas.

Ingredientes Tiramisu

Modo de Fazer

Primeiro de tudo é fazer uma xícara grande de café muito forte! O ideal é café espresso, mas você pode fazer um coado bem forte ou diluir uma colher (sopa) de instantâneo em uma xícara de água beeem quente. Deixe esfriar para usar. Misture um cálice pequeno (usei uns 50ml) do vinho Marsala e reserve (lembrando que o café é sem açúcar).Agora o creme.

Bata 3 gemas pequenas ou 2 grandes com 125g de açúcar. Eu usei o batedor de arame mesmo. Bata até virar um creme claro e fofo. Junte 250g de mascarpone e está pronto o creme. Sim, vai gema crua, por isso os ovos devem estar muito frescos. E para não ficar cheiro de ovo tem que tirar a pelinha ou passar por uma peneira. Se você não come gema crua, não vai comer Tiramisù, não tem jeito, sorry!

Creme

Montagem do Tiramisu

A montagem é muito simples. Mergulhe o biscoito de champagne no café. Mas tem que ser MUITO rapidamente, coisa de 2 segundos, senão fica molenga demais. Coloque uma camada de biscoito molhado no café e cubra com uma camada de creme, repita a operação e no final polvilhe cacau em pó, que como eu não tinha foi o chocolate do padre mesmo (Dois Frades).

montagem

Mantenha refrigerado até o momento de consumir, já adianto que é minha sobremesa preferida do momento, simples e tão espetacular, então bora fazer!!

Ah, já ia esquecendo o vídeo do “tio do tiramisù“:

Se você ficou com alguma dúvida, deixo aqui um link do vídeo que fiz ensinando passo a passo como eu fiz, corre fazer, se tiver alguma dúvida me conta e não esqueça de me marcar nas redes sociais se fizer

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 4]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

40 Comments

torta palha italiana

Torta Palha Italiana

tacacá

Tacacá o prato que encanta o Brasil