Pipoca Doce Igual de Pipoqueiro

Eu já dei receita aqui no blog da pipoca de micro-ondas que não leva nem uma gotinha de óleo, mas confesso que eu adoro a boa e velha pipoca de panela! Já adianto que se você não tem uma pipoqueira e nem muita experiência em fazer pipoca na panela comum, a chance de queimar o fundo da sua panela é grande. É preciso uma panela de fundo grosso e cuidado na altura da chama do fogão.

Mas voltando à pipoca doce, estava eu de bobeira no Face quando a Adriana Oliveira compartilhou um link de pipoca doce que dizia revelar o segredo da pipoca doce dos pipoqueiros.  Fiquei doida! Fiz na hora! Eu tenho uma pipoqueira (bem vagabunda por sinal), que nada mais é que uma panela com uma espécie de pá que gira e mistura o alimento sem precisar destampar.

Gente, essa pipoca vicia demais! Fica muito parecida com as dos pipoqueiros! E se guardar em pote fechado (depois que estiver completamente fria) ela dura bastante (aqui não passa de 2 dias porque comemos antes).

Este é o link da receita: http://www.tudogostoso.com.br/receita/102138-pipoca-doce-vermelha-segredo-dos-pipoqueiros.html


Sugiro que dividam pela metade todos os ingredientes que estão no link que eu passei, porque a receita completa rende demais e acaba ficando com muito piruá, pois não cabe na panela. Meia receita já dá uma panela grande cheia!

Também quero alertá-los de que demora horrores para começar a estourar, porque como vai água, é preciso que toda água evapore para só então ela estourar. Quase joguei fora achando que não daria certo. Minha sugestão é deixar a panela aberta até começar a estourar, porque assim a água evapora mais rápido.

Outra dica é que quando a pipoca sai da panela, ainda estará meio grudenta e úmida. Espalhe em uma assadeira que ela logo esfria e seca, aí você solta com as mãos, fica bem sequinha e crocante!

Quem não tiver corante vermelho, faça sem ele que não altera em nada, aliás é mais saudável, o corante é só para deixar com aquela cara das porcarias que comíamos na infância hahahaha (usei corante rosa). Dá para fazer uma receita verde e uma amarela para o jogo de amanhã!

Outra sugestão que deixa essa pipoca muito mais gostosa é adicionar flor de sal no final. Se você não tiver, adicione uma colher (café) de sal comum. Fica incrível!!!! Mas vicia, já aviso!

Tô numa vibe de pipocas saborizadas, fazendo vários testes! Logo conto as façanhas proceis!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

27 Comentários

  1. Sergio disse:

    Minha receita de pipoca doce.

    1/2 copo tipo geleia de milho de pipoca;
    01 copo tipo geleia de açúcar refinado misturado com canela em pó (deve ficar com cor amarronzado);
    02 colheres das de sopa de manteiga (ou duas de óleo).

    Obs.: 1- A panela deve ser própria para fazer pipocas, de preferencia as de duplo cabos.
    2- Não recomendo a panela de pipoca que tem apoiador de dedo para forçar a tampa e mante-la fechada, porque com excesso de milho a pressão das pipocas expulsará a tampa e você queimará o dedo na borda da panela.

    Modo de Preparo
    Coloque a manteiga ou óleo, o milho e a mistura de açúcar com canela na panela tampada leve ao fogo alto sempre girando a manivela. Iniciando os estouros das pipocas terá um aumento e a diminuição dos estouros, é ai que deve aumentar a velocidade da manivela para não queimar a pipoca. Em seguida despeje em uma tigela para esfriar ( não deixe esfriar na panela).
    Quebre as pipocas e saboreie.

  2. Talitha Silva disse:

    Oi, tudo bom. Quero dizer que realmente está pipoca e muito boa. Parabéns e obrigada.

  3. Nicole disse:

    Eu fiz e ficou mto boa!!

  4. Patricia Madureira disse:

    esqueci de falar que tem de colocar óleo no fundo da panela, pelo menos 2 colheres de sopa de óleo.

  5. Patricia Madureira disse:

    Oi pessoal. essa receita que vou escrever é dada por um pipoqueiro aki de Curitiba.
    PIPOCA DOCE – DO PIPOQUEIRO

    COLOQUE NA PIPOQUEIRA ALGUNS GRÃO DE PIPOCA.
    CUBRA COM NESCAU, CUBRA BEM TODOS OS GRÃOS.
    AÇUCAR A GOSTO, TBM CUBRA TODA A PIPOCA, SE COLOCAR POUCO AÇUCAR ELA FICA AMARGA.
    E UMA PITADA DE CANELA EM PÓ.
    FECHE A PANELA E FIQUE GIRANDO A MANIVELA DA TAMPA DA PENELA DE PIPOCA ATÉ TODOS OS GRÃOS ESTOURAREM. DEMORA UM POUCO.
    APÓS TUDO ESTOURADO E UMA OBSERVAÇÃO: NO PROCESSO DE FRITAR OS GRÃOS, NÃO PARE DE GIRAR A PEQUENA MANIVELA DA TAMPA SENÃO QUEIMA O CHOCOLATE E AI FICARÁ UMA PORCARIA.
    APÓS ISSO DESPEJE EM UMA BACIA E MEXA COM UMA COLHER PARA QUE SE POR ACASO TIVER PIPOCA ESTOURADA SEM O CHOCOLATE, COMO ELAS ESTÃO ÚMIDAS VC MISTURA TUDO E TODOS OS GRÃOS FICARÃO COM O CHOCOLATE. DEIXE ESFRIAR BEM E GUARDE NUM RECIPIENTE PARA NÃO MURCHAR. COMA AOS POUCOS.
    DEPOIS ME FALEM O QUE VCS ACHARAM, OK?

  6. Olá!
    Testei uma adaptação da pipoca de microondas para a doce, ficou igual a da panela só que bem crocante e menos grudenta.
    Usei 6 c.sopa de milho, 6 de água, 3 de açúcar demerara, que substitui bem o açúcar cristal e umas gotas de corante; em um pirex fundo tampei com a tampa para microondas e coloquei 6 min na potencia alta até parar de estourar. Ficou incrível e fácil de fazer!

  7. Toninho disse:

    Legal.
    Vamos tentar, adoro pipocas.
    Abraços.
    Grato

  8. Recomeço... disse:

    Fiz e ficou perfeita! mas tenho que comprar uma pipoqueira mesmo, pq se a panela for de fundo fino, queima e tem que fica mexendo até a água secar.. mas vale a pena!!!! Obrigado Tati, tudo o que reproduzo daqui, fica perfeito!!

  9. Artes da Mel disse:

    Humm quero experimentar e tomara q eu acerte! rsss
    Bjs
    Mel

  10. eu fiz e ficou ótima mas eu faço com a pipoca ja estourada e fica mais crocante, é so por a pipoca estourada e açucar em uma panela e mexer ate derreter o açucar.

    quanto a pipoca de chocolate faço uma calda 3 colheres de leite, 3 de açucar, 3 de margarina e 3 de nescau, (ou 4,5 depende do tanto de pipoca) ferve bastante ate engrossar e coloca em cima da pipoca ja estourada, fica sequinha, perfeita!

  11. hummm adorei mt bom ja comia uma mao cheia humm bjs bs

  12. Unknown disse:

    eu fiz e ficou show! sem corante e sem leite de coco

  13. Jack Lins disse:

    Minha filha ama pipoca doce, mas nunca conseguimos fazer sem queimar tudo(usamos aquela receita de chocolate), agora vou experimentar essa, estou na torcida para que funcione por aqui.
    Beijos

  14. Karine disse:

    Adoro esta pipoca. Quando criança minha mãe colocava groselha pra ficar vermelhinha.
    bjk

  15. PIPOCA GOURMET

    INGREDIENTES

    1 xícara de café de milho para pipoca

    4 colheres de sopa de castanha de caju

    1 colher de sopa de gergelim preto

    1 colher de sopa de gergelim branco

    1 colher de café de manteiga

    1 colher de chá de curry em pó

    1 colher de chá de flor de sal

    MODO DE PREPARO

    Prepare as castanhas com gergelim em vasilha pequena própria para micro-ondas e leve as castanhas com o gergelim, manteiga e o sal por 20 segundos na potência alta.

    Retire-o do micro-ondas, misture bem e reserve para adicionar às pipocas prontas.

    Numa vasilha de vidro temperado, coloque a manteiga, o curry e o sal.

    Leve ao micro-ondas por 30 segundos, somente para que a manteiga derreta e se misture bem com os outros ingredientes.

    Adicione na vasilha o milho e cubra com plástico filme de forma que fique bem seguro o fechamento e leve ao micro-ondas na potência alta de 4 a 5 minutos, ou até que o intervalo entre os estouros seja maior que 2 segundos – assim evitamos que a pipoca queime.

    No momento de retirar do micro-ondas, tome bastante cuidado, pois a vasilha fica muito quente.

    Retire o plástico filme e então junte as castanhas com gergelim.

  16. Quanta recordaçao de infancia vendo essa pipoca……. Na escola tecnica do ES tinha um pipoqueiro historico que fazia a melhor pipoca do mundo,mas era salgada e COM BACON, uma perdiçao. Ja a pipoca doce, me lembra a infancia no parque moscoso…… Os sabores que nos transportam para a infancia sao os melhores sem duvida nenhuma!!!!
    Adoro teu blog!

  17. Rose Perez disse:

    Nossa eu jurava que essa pipoca era feita com groselha.!!! Kkkk mas é muito boa

  18. Christianne disse:

    Você adivinhou meus pensamentos mulher! Comprei há pouco tempo uma panela pipoqueira linda da tramontina por sua causa! Vi aquela receitinha de pipoca com bacon e tive que comprar uma pipoqueira para testar. Aí hoje estava pensnado em como fazer pipoca doce, dessas rosinhas e resolvi entrar no panelaterapia e ver se achava algo…e tcharam! A primeira coisa que vejo é a foto das benditas pipocas! Super amei! 🙂 🙂
    Ah…ontem a noite fiz o pão de queijo de sanduicheira! AMEI! Já vou fazer amanhã de novo!

  19. Sadhia Hage disse:

    Tati meu filho faz uma pipoca digna de pipoqueiro de rua kkkk eu nem tento amis nunca acerto mas ele faz como vc ,mas coloca também essencia de frutas ,cada cor é um a sabor diferente e fica muito saborosa .e vicia mesmo kkk o tio da pipoca aqui de perto casa qu ensinou meu filho á fazer ..vc se lembra da casa da pipoca do playcenter ( antigo parque que eu amava ),então lá tinha desta pipoca saborizada sabe que ele faz igualzinho …. boa demais depois te mando a receita bjus querida a sua esta perfeita

  20. Queria uma receita de pipoqueiro, mas com chocolate. Nunca consegui fazer uma sequinha e gostosa sem queimar! Vocês tem?!
    ^^

Deixe uma resposta