Feijão com Lombo e Ervilha Torta

Eu adoro colocar “coisas” no feijão, estou sempre “inventando moda”. Abóbora, beterraba, carnes, o que tiver dando sopa vai pro feijão. Dessa vez eu tinha um pouco de lombo suíno cru que sobrou de outra receita e algumas ervilhas tortas e foi tudo para a panela. Ficou bem gostoso, embora avaliando bem eu ache que a ervilha torta é cara demais (pelo menos por aqui) para essa finalidade. Você pode substituir por vagem comum ou o que quiser.

Ingredientes:
1/3 de xícara (chá) de bacon picado;
1 cebola pequena picada;
3 dentes de alho picados;
1 xícara (chá) de lombo suíno cru picado;
200ml de água quente;
8 unidades de ervilha torta cortadas ao meio;
2 xícaras (chá) de feijão cozido com o caldo;
1 folha de louro;
Eu usei ainda o tempero “mexicano” da marca pitada natural, mas você pode usar o que quiser como sal, pimenta, cominho, o que você desejar e tiver em mãos.

Modo de preparo:
Adicione o bacon na panela de pressão e quando ele estiver levemente dourado junte a cebola na gordura que ele soltou. Refogue para dar uma murchada e some o alho. Antes que ele doure, acrescente o lombo e refogue. Junte a folha de louro e os temperinhos que desejar, pode ser só um pouquinho de sal e pimenta-do-reino. Cubra com a água quente, tampe a panela e deixe pegar pressão. Abaixe o fogo e conte 10 minutos.

feijao-temperado

Depois que sair a pressão, abra a panela, acrescente as ervilhas e refogue rapidamente. Some o feijão cozido e acerte o tempero. Aqui foi onde eu acho que devo corrigir na próxima vez. Meu feijão estava “al dente”, um pouco firme demais, e precisei deixar no fogo uns 15 minutos, tempo que a ervilha torta cozinhou demais e perdeu a crocância que gosto. Da próxima vez deixarei o feijão mais cozido para não precisar ficar tanto no fogo, mesmo assim o sabor ficou delicioso.

feijao-carne-de-porco

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes