Moqueca Mista

É uma moqueca mista porque leva peixe e camarão. Mas ó, não vai pensando que o prato é chiquetoso e caro porque né não. Você pode fazer com merluza e camarão pequeno mesmo que o sabor é fantástico!
Meu marido ama esse prato, mas como eu gosto de inventar moda, resolvi fazer uma moqueca diferente. A novidade está no peixe. A carne foi desfiadinha como frango. O resultado é nota 1000, mas agora o marido só quer moqueca com peixe desfiado (quem mandou inventar moda).

A receita (rende 4 porções civilizadas):
1 prato de camarões (médios) sem casca limpos e temperados (300g);
4 postas ou filés grandes de peixe branco (pode ser qualquer peixe que a carne desfie);
3 tomates sem pele e sem semente picados;
2 tabletes de caldo de camarão ou legumes;
1 cebola média picada;
1 colher de café de curry;
2 folhas de louro (secas);
1 colher de sobremesa de colorau;
1/2 pimentão verde picado;
Azeite, sal, pimenta de cheiro (ou a que preferir) e cheiro verde à gosto;
1/2 vidro de leite de coco (usei light).

Coloque para ferver água com sal, 2 folhas de louro, pimenta (pode colocar uma dedo de moça inteira ou pimenta em grãos, para aromatizar) e 1 tablete de caldo de camarão. Adicione o peixe e deixe ferver até a carne começar a se soltar (desfiar), é coisa de 15 a 20 minutos.Retire o peixe da água (reserve-a) e desfie como se fosse frango. Para isso basta usar o garfo (foto ao lado).

Refogue a cebola no azeite (uso 1 colher de sopa de azeite de dendê e 2 de azeite de oliva extra virgem). Adicione o pimentão. Vá adicionando colheradas do caldo de cozimento do peixe até o pimentão ficar macio. Some os tomates e continue adicionando colheradas da água até ele começar a se desfazer.

Junte 1 tablete de caldo de camarão, o curry, o colorau, acrescente o peixe desfiado e mais algumas colheradas de caldo. Deixe ferver por 2 minutos. Acrescente meia garrafinha de leite de coco e os camarões, acerte o sal e a pimenta. Ferva por 8 minutos. Polvilhe cheiro verde (ou coentro, que eu  não gosto).Sirva com arroz branco.

Dica: se ficar ralo (porque às vezes a gente se empolga no leite de coco) e quiser mais grossinho, acrescente uma colher de farinha de mandioca enquanto a moqueca estiver fervendo e mexa por 1 minuto.

28 comentários abaixo sobre Moqueca Mista