Quibe de Forno

Muitas vezes vocês questionam porque a receita em vídeo está diferente da receita do blog (quando no caso já tem uma receita antiga postada aqui). O que ocorre é que eu gosto de cozinhar intuitivamente. Esses detalhes de tamanho de assadeira, gramas exatas, etc, não é para mim. Vocês não imaginam como é difícil colocar tudo “mastigadinho aqui no blog”, mas eu juro que tendo hehehehe.

Então, o que acontece é que às vezes no dia em que vou filmar a receita resolvo colocar um ingrediente a mais, ou mudar algo, ou diminuir a quantidade de alguma coisa e aumentar outra, o que é natural para quem cozinha, mas isso não significa que a receita é melhor ou pior que a que a que já foi postada, significa que é como eu tive vontade de fazer no dia, combinado?

Se você preferir pode chamar esse prato de quibe assado ou quibe de assadeira. Eu acho essa receita super prática. Bora fazer então:

Ingredientes:
– 1/2 xíc. (chá) de trigo para quibe;
– 3 xíc. (chá) água quente;
– 1 tomate sem semente;
– 1/2 cebola grande ou 1 pequena;
– 2 dentes de alho;
– Folhas de hortelã (aproximadamente 1/2 xícara);
– 2 col. (sopa) salsinha;
– 1/2 de col. (sopa) de sal;
– Pitada de canela;
– Pimenta-do-reino a gosto;
– azeite a gosto (usei aproximadamente 50ml);
– 500g de carne moída Usei patinho, mas pode ser qualquer carne.

quibe-receita

Coloque o trigo de molho na água quente e deixe descansar por 30 minutos.
Pique miudinho ou use um processar para triturar todos os demais ingredientes (menos a carne). Misture esse tempero que foi processado com a carne moída. Escorra bem o trigo, você pode usar uma peneira e ir pressionando, enrolar em um pano limpo e torcer, ou apertar com as mãos mesmo, o importante é ficar bem sequinho. Junte o trigo com a carne e o tempero e misture bem.

Unte um refratário com azeite espalhe o quibe e leve ao forno preaquecido em 200ºC por aproximadamente 35 minutos.
Rende 6 porções bem generosas ou 8 “de restaurante”.

quibe-assado

Dicas importantes:
– Não cubra com alumínio porque ele solta água e encolhe demais;
– Não deixe esturricar no forno, se assar demais fica seco e também encolhe;
– Antes de levar ao forno, para saber se o tempero (sal) estão bons, retire um pouquinho da “massa” do quibe e doure numa frigideira ou panela para experimentar. Se você gostar de quibe cru nem precisa grelhar, é só provar.

Se quiser ver como faço em detalhes, assista aqui http://bit.ly/panela-quibe ou aperte o play:

35 comentários em “Quibe de Forno”

  1. Sensacional!Cortei os temperos em pedacinhos aos invez de processar.Nao juntou agua e ficou delicioso!Obrigada pela receita!
    Obs: coloquei 1 x de trigo.

  2. O meu quibe, assim como de outras pessoas nos comentários, não deu certo. Saiu muita água e tive que escorrer. E o problema é claramente a quantidade de trigo da receita que está muito pouco! Precisa colocar mais trigo pra 500g de carne.

  3. O meu deu água pra caramba. Tanto que tive que tirar do forno e escorrer um pouco. Acho que pé o meu triturador dos temperos deixou bem líquido. Da próxima vez vou cortar pequenininho, mas de sabor esta gostoso e não ficou ressecado.

  4. Eu faço essa receita mas “recheio” com mussarela e catupiry e coloco um pouco por cima pra gratinar também, fica uma delícia

  5. Já fiz várias vezes e hj vai ter repeteco. A dica de não colocar papel alumínio salvou meus quibes. Antes eu colocava e não sabia porque ficava cheio de caldo. Obrigada Tati!

  6. Acabei de tirar do forno.. receita incrível Tati!!
    Numa outra vez farei suas adaptações com cenoura e berinjela que encontrei aqui no blog…
    Abraços..

  7. Tati, eu amo seu blog! Já fiz várias receitas suas!
    Fiz essa ontem e não deu certo.
    Essa quantidade de triguilho é muito pouco para 500gr de carne.
    Quase não deu pra sentir o gosto do trigo pra quibe… fora que o quibe não ficou durinho.
    O restante fiz exatamente igual.
    Acho que tem algo errado na receita.

    • Eu prefiro com mais carne, por isso uso essa proporção, mas se vc prefere mais trigo é só aumentar a quantidade. E ela fica com a textura que tem no vídeo, já que no vídeo é exatamente essa a receita usada.

    • Pode ter sido muito tempo no forno. Mesmo que a gente coloque a mesma temperatura e o mesmo tempo, se os fornos forem de marcas diferentes muda tudo. Pro quibe soltar pouca água tem que ter mais trigo que carne, mas aí compromete o sabor ou deixar o mínimo de tempo possível no forno.

  8. Oi Tati.Amo o seu blog e faço muitas de suas receitas.Esta é uma das receitas que gosto muito com uma salada de alface.Mas só uso a Pimenta síria em pó.Aqui em casa não uso Pimenta do Reino.Parabéns pelo blog.

  9. Olá Efigênia. Eu uso proteína de soja texturizada. Você hidrata ela como o trigo do kibe e junta os seus temperos favoritos, dai é só levar pra assar ou grelhar , como preferir. Espero ter ajudado

  10. Olá Tati! Gostaria de fazer um quibe de forno sem carne. Pois, meu filho é vegetariano e tem me pedido muito.
    Não sei se posso fazer esta receita tirando a carne. Por favor, você pode me ajudar.
    Obrigada.

  11. Tati ao invés de colocar o trigo de molho, eu coloco exatamente 750ml de água fervendo em 500g de trigo para kibe que deve estar espalhado em uma assadeira. Deixe descansar,com um pano cobrindo, por 30 minutos. Depois é só seguir a receita. Dá muito certo, sem precisar escorrer!

  12. Adoro colocar pimenta síria na massa do quibe! Da pra fazer recheado tambem Tati! Coloca metade da massa, uma camada de requeijão e tomate em rodelas e finaliza com outra camada de carne (tipo lasanha). Tem que cuidar porque realmente solta água. Beijo! Adoro seu blog de receitas

  13. Tati, fiz a receita ontem, minha família ficou encantada, o marido falou: bye bye Restaurante Almanara, esse quibe com certeza é o melhor que já comi; foi um sucesso

Os comentários estão encerrado.