Este é o famoso Pão de colherada ou Pão doce sem sova que é divino, vocês conhecem? Por aqui em casa é sempre sucesso.
Falando de Pão Doce
Já te adianto falando que não tem como descobrir de onde veio o pão doce porque em diversos lugares e épocas pode ser encontrada essa delícia, afinal desde que descobriu-se o “doce”, existiu pessoas empenhadas em colocar ele no pão.
Na Europa, o uso de ingredientes doces como mel e frutas secas na panificação era comum desde a antiguidade. Voltando um pouco mais no tempo, temos os egípcios que já produziam pães com mel e tâmaras, o que pode ser considerado uma forma primitiva de pão doce.
Porém foi durante a Idade Média que o pão doce começou a ganhar popularidade em toda a Europa, principalmente por conta do açúcar que estava se tornando mais acessível graças às rotas comerciais. Em países como a França, Itália e Alemanha, diferentes tipos de pães doces começaram a se consolidar, como os brioches franceses, o panetone italiano e os stollen alemães, que eram frequentemente preparados para festividades religiosas.
Essas tradições se espalharam rapidamente pelo mundo com a colonização e o comércio, levando ao desenvolvimento de inúmeras variações de pães doces em diversas culturas ao redor do mundo.
No Brasil por exemplo, as influências portuguesas e africanas contribuíram para o surgimento de pães doces com características próprias, como o pão doce com coco e o pão doce de leite.
Bora aprender?
Ingredientes da massa:
1/2 xíc. (chá) de leite;
1/2 xíc. (chá) de água;
1/2 xíc. (chá) de óleo;
2 ovos;
1/2 lata de leite condensado;
1 col. (chá) de sal;
3 col. (sopa) de açúcar;
2 tabletes (15g cada) de fermento biológico fresco;
500g de farinha de trigo.
*xícara medida 240ml
Modo de Preparo da Massa:
Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha).
Coloque em uma tigela e vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo. A massa fica pegajosa, um pouco mais firme que massa de bolo. Não é de desgrudar das mãos.
Mantenha a massa em uma vasilha coberta com plástico filme e deixe crescer em local abafado até dobrar de tamanho. Não importa o tempo que leve. Pode levar 1 hora ou pode levar até 3 horas. Não se apegue ao tempo, mas a aparência.
Coloque a massa em colheradas (use aquela colher de servir). Não precisa untar a assadeira, mas eu salpiquei um pouco de farinha de trigo.
Coloque as colheradas lado a lado deixando espaço entre elas. Cubra e mantenha novamente em local abafado por 40 minutos.
Leve apara assar em forno preaquecido em 180ºC até dourar a superfície. No meu forno foram 40 minutos, mas no seu pode ser mais ou menos, veja se está dourado por cima e por baixo.
Retire do forno e jogue a meia lata de leite condensado que sobrou por cima do pão quente. Não se preocupe, parece muito mas o pão vai absorver tudo. Salpique coco ralado.
1 Comments