Oi gente, vamos falar de bacalhau? Apesar de todo mundo saber que esse é um prato muito apreciado em diversos países, incluindo Portugal, Brasil, Espanha, Noruega e Islândia, trata-se de um tipo de peixe que passa por um processo de salga e secagem para preservá-lo, tornando-o então adequado para armazenamento a longo prazo e transporte em grandes quantidades.
O bacalhau só tem esse nome se fizerem a partir do peixe Gadus morhua, que é o “bacalhau-verdadeiro”. O Gadus morhua é um peixe de grande porte afinal pode chegar a medir mais de um metro de comprimento e pesar mais de 20 quilos.
Como o Peixe vira Bacalhau?
Primeiro, o peixe é limpo e filetado, e aí é salgado e então é colocado em um local seco e ventilado para que a água seja drenada e o sal penetre, após algumas semanas já pode ser consumido.
No Brasil durante a Semana Santa e no Natal, é comum vê-lo em muitos pratos, pois brasileiro adora uma Bacalhoada ou Torta de Bacalhau.
Se quer idéias, corre aqui ver o meu especial, mas é para fazer as receitas hein?
Os brasileiros tendem a preferir dessalgado e fresco. Para aprender a dessalgar é necessário deixá-lo de molho em água fria por algumas horas, trocando a água várias vezes. Mas não se preocupe, porque eu fiz um vídeo explicando em detalhes como fazer isso
Se você ainda não experimentou o bacalhau, vale a pena dar uma chance a este prato delicioso e tradicional.
3 Comments