Turbinando a Carne Moída

Refogar legumes junto com a carne moída é uma dica boa para quem tem crianças enjoadinhas para comer, sem contar os maridos que também não são fãs de legumes.
Além de ser uma opção mais saudável ela é boa para quem quer diminuir as calorias da carne porque uma porção de carne moída tem mais calorias do que a mesma porção de carne com legumes.


Nesta receita (embora eu não tenha usado) é possível adicionar semente de linhaça, quinua, soja, grão de bico, enfim, uma série de variações para deixá-la mais nutritiva.

Para esta receita usaremos:
500g de patinho moído (peça para o açougueiro moer sempre na hora e se possível na sua frente);
1 tablete ou envelope de caldo de carne (quem preferir usar caldo caseiro, fique à vontade);
1 cebola picada;
3 dentes de alho picados;
1 cenoura sem casca picada em pedaços bem pequenos;
1 abobrinha picada (eu retiro a parte central das sementes porque ela é muito mole e a textura não me agrada);
2 colheres (sopa) de molho ou extrato de tomates (caseiro ou industrializado);
Sal e pimenta do reino (de acordo com o seu gosto);
Cheiro verde e ervas de sua preferência.

Refogue a cebola em um pouco de azeite, junte o alho e em seguida a carne. Tempere com o caldo em pó. Quando a carne perder a cor vermelha e começar a ficar marrom junte a cenoura. Some 1/2 copo de água fervente e tampe a panela (mantenha em fogo baixo).

Se a água secar, coloque um pouco mais até a cenoura ficar macia. Junte a abobrinha e um pouco mais de água fervente. Tampe novamente a panela até cozinhar a abobrinha. A abobrinha e a cenoura não podem ser colocadas juntas porque a cenoura demora mais para ficar cozida e derreteria a abobrinha.

Por fim, junte o molho ou extrato de tomates e tempere do seu jeito, acerte o sal, adicione pimenta do reino, cheiro verde ou ervas da sua preferência.

Essa carne pode ser usada no recheio de panquecas (acho que farei panquecas integrais amanhã), no recheio de tortas salgadas, enfim, use sua criatividade.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes