Batatas Picantes

Acho que essas são as batatas mais gostosas que comi na vida! E o melhor: são assadas! O molhinho é necessário porque as minhas ficaram beeem picantes, então dá uma “quebrada” no ardor, mas quem não curte pimenta pode tranquilamente adaptar a receita.

Comece lavando algumas batatas com casca e cortando em 8 partes. Se você optar por batatas menores o tempo de forno será menor e elas tendem a ser mais macias.


Forre uma assadeira com papel alumínio e regue com bastante azeite. Salpique os temperos que quiser. Eu usei um mix de tempero espanhol bem apimentado mais um outro que é a base de alho e queijo e umas folhinhas de tomilho (olha a mistureba!). Você pode usar o que tiver em casa, como por exemplo: ervas secas ou frescas, curry, tempero pronto, alho esmagado, gengibre, pimenta calabresa, cheiro verde…. manda bala no que você achar que fica bom, sem medo!


Na sequência, esparrame as batatas sobre o tempero e movimente a assadeira para envolvê-las bem. Leve ao forno pré-aquecido em 200º e deixe até dourar. Se quiser depois de uns 15 minutos, dê uma sacudida na assadeira para as batatas dourarem por igual e volte-as para o forno.

O molhinho eu fiz a base de creme de ricota e suco de limão. Se você não encontrar o creme na sua cidade pode usar iogurte natural e temperar com limão, sal, pimenta e azeite. Combina muito bem!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

96 Comentários

  1. viviane disse:

    to aqui olhando algumas receitas pra fazer um almoço aqui no trabalho e to salivando com tanta coisa gostosa. aqui só tem homens (quartel)….pense que eles estão vibrando com cada imagem e receita que estou planejando pro almoço. Delicia!!!!

  2. Munique disse:

    Estava a procura de algumas receitas e adorei essa, me diga, as batatas podem ir com a casca para o forno se for das comuns? Obrigada.

  3. Laisa disse:

    oi tati! amo essas batatas! mas eu jurava que tinha que dar uma cozida nelas na água antes! =)

  4. Tati,
    Fiz essa receita esse fds, uma delícia!!! Adoro aqui, sepre que quero fazer algo diferente procuro aqui… E marquei vocês na foto do insta!!

    Beijinhos ♥

  5. Karina disse:

    Tati, adoro seu blog! Vou fazer essa receita sábado, mas as batatas não são do Ceagesp, não sei se a casca é da mesma qualidade. Faço sem ou com casca? O que muda? Obrigada! Bjs

  6. Ana Roedel disse:

    Fiz essa semana e ficou ótima!

  7. Ana Roedel disse:

    Amei a receita. Eu fiz com um mix de temperos que eu tenho em casa e ficou ótima!

  8. oi Tati.. inspirada em suas batatas fiz lá em casa ontem para acompanhar uma leitoa que assamos, só que eu troquei o papel alumínio por aqueles saquinhos de assar carne, sabe??? ficaram deliciosas…!!!

  9. Nossa, parecem deliciosas.
    Lá em casa todo mundo ama batata, de qualquer jeito.
    Vou experimentar fazer essas.
    Gostei bastante do seu blog. Parabéns!
    Sérgio
    http://www.geleianacozinha.wordpress.com

  10. Nádia disse:

    Sua Receita é fantástica….aproveito pra dar uma dica…Faço em assadeira com teflon sem papel alumínio e alem de não grudar , fica com um dourado maravilhoso…Queria entender se as batatas lavadas e cortadas com casca foram assadas sem tirá-las…Parabens Tati…adorei seu Blog…..

  11. Estou aprendendo a cozinhar receitas mais nutritivas e essas batatinhas no forno parecem ser tudo de bom. Vou fazer com certeza!

  12. AMEIIIIII !!! Um Luxo Só !! fiz e deu super certo foi o maior sucesso !!!

  13. Telu disse:

    Degustei com os olhos!
    Terei que tentar fazer, pra matar a curiosidade!
    :/

  14. Tania Valles disse:

    Acabei de fazer para o almoço,mas já estou comendo. Adoreiiiiiiiiiiiiii

  15. Oi Tati…pensa em uma batata que virou mania aqui em casa…a galera ama…principalmente no dia do churrasco!!!!!

  16. Tati, tudo bem, xará?!
    Te receitinhas de outras opções de molho para essa batata ?

  17. Renata disse:

    Fiz ontem… é de comer de joelhos!
    tks

  18. Thalitinha disse:

    Tati, entrei hoje no seu blog pra ver a receita de Cuca de banana do Hilbert e vi essas batatas, corri pra fazer, temperei com alecrim, sal, alho e paprica doce.
    Olha não ficou tão lindas igual a sua mas pra essa gravida aqui, matou a vontade 🙂

    Bjssss

  19. Ary Hauffe disse:

    E os direitos autorais aonde ficam ?

  20. Alê disse:

    Bom dia Tati! Tudo bom?
    Adoro suas receitas e sempre venho aqui ver e você está e parabens, faz um trabalho muito bonito com dedicação e carinho!
    Eu sou nutricionista e também tenho um blog, gostei dessa sua receita e gostaria de compartilhar no meu blog. Te darei os créditos claro e colocarei o link do seu blog! Você se importaria? Obrigada!

    Se você quiser dar uma olhada no meu blog:
    http://www.vivanutri.com

    Beijos!

  21. Bom dia,

    Eu amo batatas e assada então …hum já deu agua na boca. Mas minha dúvida é não é necessário cozinhar as batatas antes de leva-las ao forno?

    Andrezza Brito

  22. Grazielle disse:

    Nossaaaaaa! Ficaram perfeitas! Continue compartilhando essas maravilhas.
    Abço.

  23. huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum!!!! delícia pura!!!!!

  24. Lane disse:

    Tati coloca o nome do mix de temperos espanhol picante e de quijo q vc usou… obrigada!!!

  25. Fiz. Deu certo. Acabei inovando:

    Num pirex de vidro untado, coloquei as batatas cozidas. Cobri com margarina, azeite, ervas variadas (manjericão, orégano, etc), alho (pasta de alho caseira), queijo branco amassado e salpiquei queijo ralado (daqueles de sabor e aroma bem forte, além de salgado) . Forno pré aquecido. Bem quente. Ficam crocantes e saborosas.

  26. Olah….deixo minha mais sincera opiniao…fiz as batatas e ficarao simpalesmente maravilhosa…amei…obrigada!!!!!

  27. lokka disse:

    Eu estou lendo essa receita e está me dando água na boca. aff. Bom eu pensei em colocar umas rodelas de cebolas para atenuar o sabor e além de ajudar a não grudar. O que vc acha?? Eu sou recém-casada, e adoro ver as receitas aki. Detalhe perfeito para fazer agora hora no almoço.

  28. Libânio disse:

    Acha que seria uma boa opção fazer essas batatas numa churrasqueira?

  29. As melhores batatas que já comi! O creme de ricota com limão fica perfeito!! Tô bege com o sabor de tudo junto. Obrigada, Tati!

  30. Dani Quiesi disse:

    Amei essa receita e vou fazer mas fiquei com uma duvida, as Batatas eu cozinho antes ou não, já corto as batatas e coloco no forno? Aguardo retorno
    Dani

    • Dani eu tenho uma certa experiência em saber se a batata da ou não para ir para o forno sem cozinhar antes… mas se vc não tem experiência cozinhe em água fervente por 5 minutos, depois leve ao forno.Bjs

  31. Lilian disse:

    Eu fiz e adorei, achei que a batata não fosse ficar macia, mas, ficou!!! acho que exagerei no curry!!!

  32. Erica disse:

    Tati, essa batata é sucesso em casa! Já fiz umas 10x e cada vez fica mais gostosa!
    E o molho com creme de ricota então… OMG!!! =D
    Beijão

  33. Unknown disse:

    Adorei, fiz e ficou muito bom, só não fiz tão picante, obrigada pela receita.

  34. Dani, eu coloco crua mas essa batata tem uma qualidade excelente é uma da casca bem lisinha, só acho na ceagesp, para batatas comuns é bom cozinhar em água fervente uns 7 minutos antes para ficar menos no forno.
    Bjs

  35. dani disse:

    Oi Tati, estou conhecendo o blog agora. Acabei de casar e eu e meu marido adorams COMER! rsrsrs mas eu não tenho nenhuma experiência na cozinha, agora com seu blog acho que irei melhorando aos poucos. Uma dúvida para essa batata, vc coloca ela crua ou cozinha antes??
    Obrigada e parabéns.

  36. Aishi disse:

    Estou viciada nessas batatas, meu marido adorou!! Obrigada pelas dicas adorooooooooooooooo!!

  37. Marcia disse:

    Fiz esta receita ontem só que o molho eu substitui por guacamole, ficou sensacional.

    Mega indico!

  38. Priscila disse:

    Tatiana,
    Eu fiz mas com os ingredientes que tinha em casa, ficou uma delícia!!!

  39. Marina disse:

    Olá!!!

    Passando só pra contar q fiz com a mandioquinha, do jeito q sugeriu, e ficou divino!!!

    Obrigada!!!!

    Marina

  40. Jana disse:

    Bom Tati, as da minha amiga ficaram ruins, as minhas ficaram DELICIOUSSSSSS…Fiz pra ela almoçar com o namorado, rsrs, e não deu certo, rsrsrs…As que fizemos na hora ficou perfeita, usei um mix de temperos moídos na hora. AMO seu blog, sou apaixonada, leio tudo que vc escreve, amo a cozinha, ela me dá muito prazer…bjos

  41. rnt disse:

    Oi, testei em casa e ficou uma delícia!!! obrigada!

  42. Jana – não faço ideia, nunca deixei na geladeira.
    Agora o tempo de forno pode vaiar mesmo, tem batatas de diversas qualidades, mais duras, mais macias, por isso no post usei as miúdas.
    Boa sorte na próxima.

  43. Jana disse:

    Tati, eu fiz e deixei na geladeira para assar no outro dia, na verdade pra uma amiga assar, ela me disse que as batatas não ficaram boas, foi pq eu deixei na geladeira ? disse que ficou dura e demorou mais de 1 hora pra assar…foi esse meu erro ?

  44. rnt – não precisa fechar o alumínio!
    Bjs

  45. rnt disse:

    desculpe a pergunta ignorante, mas… tem q fechar o papel alumínio em cima tbm ou deixa descoberto pra dourar?

  46. Eu fiz!!! Usei curry e pimenta calabresa! Ficou show! Esse molho de iogurte é fantástico! Muito leve!!! Obrigada, Tati!

  47. Fiz hj e ficou maravilhosa!!!
    Obrigado por compartilhar!!!

    Bjs…

  48. Daiana Zarur disse:

    Tatiana, fiz hoje…ficaram absurdamente saborosas!!! Fiz algumas mudanças e adaptei a receita com os ingredientes que eu tinha à disposição aqui em casa. A dica do creme de ricota foi fantástica. Não conhecia e AMEI! Deu cremosidade e suavidade ao prato.
    Postei no meu blog e, é claro, te dei os merecidos créditos!
    Com mais um detalhe, as fotos não chegam nem aos pés…aqui no Panelaterapia a visão e o paladar ficam aguçados ao extremo!

    Beijinhos!!!

    http://aboutmemoriesbydai.blogspot.com.br

  49. Sandra Lima disse:

    Tatiana, fiz as batatas ontem. Simplesmente MARAVILHOSA!
    Beijos

  50. Hunnnn…Já incluí na lista dos quitutes para receber os amigos em casa…simples e delícia…
    Brigadaaaaa!!!
    Bjos!!!
    Nara

  51. Keka disse:

    Huummmm combinação ótima, batata e pimenta! Adoro os dois, ótima ideia para acompanhar carnes, adorei!
    Boa semana Tati.

  52. Eline disse:

    UMMM! que delícia!! essa com certeza vai ser testada aqui em casa!!

  53. Shapalmas disse:

    Hummmm…eu adoro batatas…de qualquer maneira,mas essas suas estão de arrasar,adorei!!!

    Beijinhos e uma boa semana pra vc…

    Sharon
    http://viramexeefaz.blogspot.com/

  54. Tati, que pecado essas batatinhas hein.
    Ficaram apetitosas.
    Inspira a gente

  55. Cozinhavegetal – o segredo é muito azeite e mexer de vez em quando enquanto estiver assando.

    Bjs

  56. Ai, na hora da janta ainda!!! Deu água na boca aqui!!
    Mas me diz uma coisa tati, as suas batatas não grudam? Porque eu desisti de tentar fazer essas batatas… no fim sobra mais batata grudada no papel alumínio do que no prato! =/

  57. Sandra Lima disse:

    Simples assim? Ah! Essas eu farei hoje!
    Beijos

  58. Ana – Que bom que gostou do blog! Não tenho a receita, mas geralmente misturo 1 colher (sopa) de balsâmico para 2 de água e 2 de molho de soja (shoyu). Tente essa proporção.
    Bjs

  59. ana disse:

    Tati,

    Descobri seu blog esse fim de semana e adorei!!! Suas receitas são demais. Gostosas demais e práticas demais!!! Tudo o que a gente precisa, né?? Me diz uma coisa, você tem alguma receita de legumes assados no forno com balsâmico? Comi num restaurante e desde então estou louca para fazer em casa, mas na minha primeira tentativa achei que ficou um pouco ácido…não sei se teria algum truque…Se souber vc me conta? Obrigada e parabéns pelo blog.
    beijo grandão procê.

  60. Raquel eu não sei bem, faço e vou provando. Coloque 1 pote de iogurte, uma pitada de sal e pimenta e vá colocando o limão, acho que o suco de 1/2 limão dá, mas aí vai do seu gosto.
    Bjs

  61. Oi Tati, vc pode me dar uma dica do molho feito com iogurte. Qual a quantidade de iogurte e de limão?
    Bjs e obrigada.

  62. Não precisa fechar o alumínio, é do jeito que está na foto. Se as batatas forem muito grandes aí é bom dar uma pré cozida, de preferência no vapor para não ficar muito úmida e mole.

  63. FECHA O PAPEL ALUMÍNIO NO COMEÇO E DEPOIS ABRE PARA DAR UMA TOSTADA NAS BATATAS?

  64. Lu disse:

    Aqui em casa nao vivo sem um sac de batata na geladeira.
    vira e mexe a batata entro no meu cardapio.
    adorei a sua receita, tão pratico né?
    e diferente, pq eu nunca fiz ela puxada ao picante, mas deve ficar ótima.
    ja estou levando a receita e logo,logo vou testar.
    beijos.
    boracozinhar-lu.blogspot.com

  65. Lari Marques disse:

    nossa! maridão vai amar!:)
    vou fazer pra ele!

    boa semana Tati!

  66. wuau parece ser mesmo uma delicia adorei o toque final muito bom bjs

  67. karlla infelizmente pães não são o meu forte. Só acertei fazer quando comprei a máquina. O único que eu faço e sempre dá certo é o pão de leite que tem a receita aqui no blog. Procure no "marcador" pães e veja se algum se encaixa no que você procura. O que eu sei fazer tá aqui no blog amiga.
    Boa sorte!
    Bjs

  68. karlkar disse:

    tati na vdd eu qria um enorme favor teu. eu morro de vontade de aprender a fazer: pao caseiro (que a massa fique mtooo macia), um pao de batata e uma rosca (todos tb que ficassem mtooo macios), enfim, que fossem receitas faceis de fazer. nao sei pq sinto dificuldade com fermento biologico. tentei fazer um pao de batata como a receita explicava e o paozinho saiu duro. enfim… nao prestou. me da uma luz nesse sentido?! bgd, karlla
    obs.: meu email é [email protected]

    • Jorge Braga disse:

      Experimente usar o fermento biologico seco. Nunca acrescente sal diretamente sobre ele, Não ,precisa dissolver em liquido previamente pois ele consegue tirar umidade até da farinha de trigo..;Sendo que se a receita pede fermento biologico fresco vc deve usar apenas 1/3 do seco. Quanto mais vc sovar a massa , mais macio ficara o pão. Para saber o tempo de fermentação use uma bolinha da massa em um copo d"agua, qd a bolinha subir estara no ponto. Eu costumo sovar a massa de novo e esperar o segundo crescimento da massa.

  69. Marina, até pode usar mandioquinha, mas faça em um refratário de vidro sem o papel, porque ela gruda mais.
    Bjs

  70. Marina disse:

    Olá!

    Apesar do tempo de cozimento ser diferente, vc indica essa receita para mandioquinhas??

    Obrigada!

  71. Emanuel disse:

    Gente, isso com cerveja deve ser qualquer coisa de pecaminoso!
    Beijo, Tati!

  72. Lourdes disse:

    O único incoveniente de colocar pimenta é eu comer além da conta.
    Sua batata ficou show!

    Boa semana para você.

  73. Mackenzye muito azeite e mexer de vez em quando enquanto estiver assando.
    Bjs

  74. posts disse:

    Deu vontade de fazer e comer!!!

  75. nossa.. deve ser delicioso
    adoro batatas de qualquer jeito
    essa receita eu vou experimentar

    http://www.brunelanacozinha.blogspot.com

  76. humm… que delícia! ótima receita, uma maneira diferente de aproveitar as batatas!

    bjos

    Renata
    http://napanelatem.blogspot.com.br/

  77. Mackenzye disse:

    Oi Tati!
    Adoro batatas, mas não sei mais oq fazer….

    sempre que tento fazer fazer batatas assadas nesse estilo elas acabam grudando tudo no papel alumínio…

    Alguma dica?!

  78. Ana disse:

    hummm já estou com água na boca!!!!!!!!!!!!!
    beijos e uma ótima semana!!

    Ana
    http://diariodaanappires.blogspot.com/

Deixe uma resposta