Batatas Picantes

Acho que essas são as batatas mais gostosas que comi na vida! E o melhor: são assadas! O molhinho é necessário porque as minhas ficaram beeem picantes, então dá uma “quebrada” no ardor, mas quem não curte pimenta pode tranquilamente adaptar a receita.

Comece lavando algumas batatas com casca e cortando em 8 partes. Se você optar por batatas menores o tempo de forno será menor e elas tendem a ser mais macias.


Forre uma assadeira com papel alumínio e regue com bastante azeite. Salpique os temperos que quiser. Eu usei um mix de tempero espanhol bem apimentado mais um outro que é a base de alho e queijo e umas folhinhas de tomilho (olha a mistureba!). Você pode usar o que tiver em casa, como por exemplo: ervas secas ou frescas, curry, tempero pronto, alho esmagado, gengibre, pimenta calabresa, cheiro verde…. manda bala no que você achar que fica bom, sem medo!


Na sequência, esparrame as batatas sobre o tempero e movimente a assadeira para envolvê-las bem. Leve ao forno pré-aquecido em 200º e deixe até dourar. Se quiser depois de uns 15 minutos, dê uma sacudida na assadeira para as batatas dourarem por igual e volte-as para o forno.

O molhinho eu fiz a base de creme de ricota e suco de limão. Se você não encontrar o creme na sua cidade pode usar iogurte natural e temperar com limão, sal, pimenta e azeite. Combina muito bem!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes