Como Cozinhar Milho Verde

Parece brincadeira, mas eu juro que fazer o milho verde cozido perfeito tem seus segredinhos. Muita gente começa errando na escolha do milho. O ideal são espigas com grãos de tamanho uniformes, macios e mais clarinhos, como esses da foto acima. A casca que vem com a espiga deve ser verde e fresca e não com aparência de “palha seca”.

O primeiro passo para preparar o milho cozido perfeito é limpá-lo bem. Retire a casca (ou palha) e os cabelos. Você pode fazer isso usando apenas as mãos, mas uma escovinha daquelas de roupa ou uma escova de dentes (para essa finalidade, claro) podem ajudar. Lave as espigas em água corrente.

Coloque as espigas na panela de pressão. Não precisa cobrir completamente com água, apenas metade das espigas ficando submersas já é o suficiente.

Adicione uma colher (sopa) rasa de açúcar na água. Dica da Rita Lobo que faz toda a diferença! Ela não explicou as razões do açúcar, mas eu acho que o milho mais adocicado contrasta melhor com o sal que será adicionado somente no fim. Tampe a panela e leve ao fogo. Assim que pegar pressão você pode baixar o fogo e deixar por 10 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente, isso fará o milho chegar no ponto.

Você pode cozinhar o milho na panela normal. Neste caso o ideal é cobrir as espigas com água e manter fervendo no fogo por cerca de 1 hora. Adicionando mais água fervente quando ela baixar.

Depois de abrir a panela de pressão você pode retirar as espigas e adicionar o sal direto nelas, ou fazer da maneira que eu acho mais gostosa. Abra a panela (depois que sair toda a pressão), coloque duas colheres (sopa) de sal na água e leve novamente ao fogo (com as espigas). Deixe ferver por mais 10 minutos, agora fora da pressão. Esse processo serve para que o sal penetre na espiga.

Uma dica MARA. Usar manteiga temperada sobre as espigas. Quando eu estou inspirada eu faço essa manteiga com ervas que eu ensinei –> AQUI.

Quando eu estou preguiçosa (quase sempre) eu deixo a manteiga amolecer em temperatura ambiente e misturo esse temperinho (importado) que é alho em pó e parmesão. Fica bom demais!!! Você pode temperar a manteiga como quiser (páprica fica bom também). Milho verde cozido é das melhores coisas da vida né povo?


Tem dica boa sobre milho cozido? Compartilhe com a gente aí nos comentários!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

63 Comentários

  1. Maria Mattos disse:

    Olá! Acabei de cozinhar meus milhos lindos agora conforme a receita. Estão maravilhosos!!! a casa toda perfumada. Obrigada! Feliz São João a todos!!!

  2. MICHELE MOREIRA LUNA GOMES disse:

    Melhor dica! achei que com o açúcar realça o sabor do milho.

  3. Sueli Santana dos santos disse:

    Amei as dicas perfeita

  4. Cecilia disse:

    Fiz essa receita do milho com a manteiga temperada e ficou maravilhoso!! Milho super mole e suculento 🙂

  5. Aline disse:

    Ficou maravilhoso!!

  6. Déborah Fernandes disse:

    Não sei pq eu faço e meu milho fica escuro e a água tbm. Ficam cinza. Será q é a panela. Mas tanto na panela de pressão como na comum acontece isso. E termina ngm comendo. Se puderem mim ajudar e dizer o q é isso, agradeço!!

    • Vanessa Granada Pita disse:

      Porque você tem que tirar as cascas e os cabelos e lavar muito bem antes de colocar pra cozinhar

    • Gilzete disse:

      Já aconteceu comigo quando coloquei açúcar. Coloco o molho na água já com sal e fica delicioso.

  7. Ítala disse:

    Poxa.. Depois que coloquei tudo na panela inclusive o sal que eu fui pesquisar como “cozinhar o milho ” Acho que vai dar errado. 🙁

  8. Débora disse:

    Gente, fiz na pressão do jeito que é explicado aqui e ficou perfeito… Adorei!

  9. Marilia disse:

    Vou cozinhar o milho e espero aprovar .Abraços

  10. sidnei disse:

    disca muito boa essa é maximo delicia,obrigado pela dica

  11. elisete.franciscaca disse:

    Tava procurando exatamente esta dica,pois toda vez que cozinhava a água ficava escura e eu ficava p da vida pois ninguém conseguia come .

  12. Talita disse:

    Vou fazer tomara q de certo!!
    Obrigada pelas dicas

  13. […] Milho verde na espiga: Ícone do arraiá que não podemos deixar de fora, nada melhor para transmitir a sensação de […]

  14. Regiane Kalogeraki disse:

    Esse milho fica maravilhoso!!! Sempre faço e meus filhos amam! Hoje estou fazendo de novo. Obrigada pelas dicas, e como eu tenho aquele temperinho (alho com parmesão) faço a manteiga também e fica divino! Parabéns!!!!!

  15. edila disse:

    Por favor quantas espigas devo comprar para 15 a 20 pessoas em uma festa?

  16. Maria de Jesus disse:

    Coloquei o milho na panela de pressão pra depois pesquisar o tempo… que pena não sabia da dica de colocar açúcar… na próxima vez com certeza colocarei! Valeu companheiras, algumas como eu, aprendizes da arte de colocar algo para cozinhar! kkk

  17. neila disse:

    Não precisa ficar na pressão por 10 min. 03 minutos são suficientes. E que tal comer sem sal? bj .neila

  18. eduarda disse:

    me ajudou muito para o meu trabalho da escola

  19. Adriana disse:

    eu deixava mais de 2 horas e sempre fica duro e seco kkkk agora aprendi obrigado pela dica

  20. Sara disse:

    Uma dica ótima e que dá um sabor todo especial ao milho é escolher algumas palhas bem tenras, aquelas últimas que ficam junto com o cabelo do milho e colocar umas 10 para cozinhar junto com o milho… As palhas dão um sabor refinado ao milho.

  21. Lucas Grosso disse:

    O açúcar serve, no caso do cozimento de legumes, para manter a cor natural. Açúcar em couve, brócolis, milho, cenoura.Coisa pouca mesmo, 1 colher de café, que nem dá tempo de ficar doce.

    E sua receita me ajudou bastante! Obrigado.

  22. Jefferson disse:

    Vim procurar o tempo de cozimento do milho e vi que tem várias dicas, colocando açúcar, colocando o sal depois de 10 mins, vou ter que testar na próxima vez.

    Abraços,
    Jeffherson pauda

  23. Carlos disse:

    Muito obrigado, ajudou a salvar o meu domingo! A patroa viajou, e resolvi cozinhar para os filhos. Lembrei da vez que pesquisei na internet como fazer ovos duros!!!!! kkkkk Segui a receita do açúcar e do sal para o milho, e confesso que ficou melhor do que o da patroa!!!! Os filhos aprovaram!!! Obrigado!!!

  24. Vim procurar o tempo de cozimento do milho e vi que tem várias dicas, colocando açúcar, colocando o sal depois de 10 mins, vou ter que testar na próxima vez. 🙂

    Abraços,
    Alexandre.

  25. Nathalia disse:

    Onde algumas pessoas virão a palavra “ralo”?
    Ótima dica! Vou fazer agora!
    Obrigada!

  26. Stefania disse:

    Legal! Escrevi no meu blog com as suas dicas… Obrigada

  27. Luiza disse:

    Tenho uma dica muito boa aprendi com o vendedor de milho na praia. Colocar o milho com a palha toda no micro-ondas por 3 a 4 min dependendo de cada micro, retirar e abrir pela ponta mais fina do milho, sai com muita facilidade até os cabelinhos. Bom apetite!

  28. O “ralo” a qual ela se refere é o ralador de alimentos. Semelhante a àqueles que utilizamos para ralar queijo, legumes, etc.

  29. Cris Nardos disse:

    “Bazar Desapegos da Sheila”, a dica é bem interessante mas eu não entendi uma coisa: o que e “ralo”?

  30. Bruna disse:

    Acabei de fazer e não tem erro!
    Difícil é parar de comer! rs

  31. Vou fazer hoje!!! Já estou com água na boca 😀

  32. Taila disse:

    Tati… meu pai também cozinha com açúcar, diz ele que é para os grãos incharem mais, que se fosse colocado sal para cozinha eles muchariam, ao invés de inchar… acho que faz sentido neh?! rs*
    Bjinhos!

  33. Milho verde na panela! Nham… nham…

  34. No_esquema disse:

    Ficou bom hein!!!! O tempo é esse mesmo, é só seguir q não tem erro….

  35. Fiz e amei!! Parabéns!!

  36. Unknown disse:

    Oi, Tati. Aqui a gente cobre o milho quando já está na panela e devidamente temperado com as palhas do próprio milho. Experimente e depois me fale o que achou.
    Um abraço,
    Fátima Silveira

  37. Helena disse:

    Excelente dica cozinhar com açúcar, realmente fica diferente! Obrigada

  38. Cozinho em panela sem pressão por 5 min de fervura. O importante é o milho ser bem novo e quanto mais branquinho melhor. Quanto mais amarelo, mais duro.

  39. Ai que delicia! Adoro milho! Vou testar a dica do açúcar!

  40. ADOREI SUAS DICAS, AGORA PRECISO DE UMA AJUDA AONDE VC COMPRA ESSE TEMPERINHO BASICO??? BEIJOS BOM DIA.

  41. Evelin disse:

    Eu moro na Australia e aqui o milho tbm eh diferente, mais adocicado. Prefiro mais o nosso milho brasileiro, mas agora ja me acostumei com o milho daqui. Parabens pelo blog Tati! Bjs

  42. Aqui no chile o milho é diferente. Cozinha suuuuper rápido! Em panela normal, depois da fervura, demora no máximo 10min. Ainda bem uma amiga me disse isso antes de eu cozinhar milho pela primeira vez aqui, senao eu ia usar a panela de pressao provavelmente deixar mto mais tempo que o necessário, rs. Ahh aqui o milho tb é bem mais doce.

  43. Tkinha disse:

    Uma dica bem mineira e gostosa e cobrir as espigsa já na água com umas palhas do milho.
    Isso mantém o aroma e o sabor.

  44. Huuummmmmmmmmmmmmm…amo!!!!

  45. Olá pessoal! Tenho uma dica tb. Minha mãe que é baiana e aprendeu esse truque com minha avó passa as espigas de milho antes de colocar para cozinhar no ralo delicadamente. O ralo só rala superficialmente os grãos do milho e isso deixa o milho muito mais saboroso pois absorve melhor o gosto da água salgada e da manteiga e o mais legal dessa dica é que qnd vc morde o milho sai todinho e só fica as peles. Essa é uma boa dica para quem tem problema em digerir a pele dos grãos de milho. Experimentem, pois fica muito bom!

  46. Onde comprar esse temperinho importado?

  47. Bão demais da contaaaaaaaaaaa!!!!

  48. Isabel disse:

    Oi, Tati!! Onde vc compra esse temperinho??? Bjs!!

  49. Lolis Nabok disse:

    Não conhecia essa dica do açúcar. Na próxima vez testarei para saber como fica o sabor.

  50. Oi Tati! Tenho panela de pressão elétrica. Você sabe dizer se funcionaria tão bem quanto? rs
    Amo o blog!
    Bjs.

  51. Nham, nham…
    Não conhecia o segredinho do açúcar e vou testar.
    Beijos!

  52. Olá, Tatiana!!!
    Sou super fã do seu blog e sigo sua página no face.
    Uma senhora, que era minha vizinha, me ensinou que o açúcar na água de cozinhar o milho tem a função de deixar os grãos mais molinhos, para comer… e realmente, faz toda diferença, pois fica simplesmente maravilhoso!!!
    Aliás, seu post me deixou com água na boca… vou comprar milho e fazer na panela de pressão, pois nunca tentei…

    Super beijo!

    Angélica

  53. Adoro milho cozido, e fiquei surpreso que eu não sabia fazer, ótima dica obrigado.