Palitos de Abobrinha com Parmesão

Eu vi essa receita em vários sites americanos, todas semelhantes, apenas com algumas variações no tempero e resolvi testar. Eu sou suspeita porque adoro abobrinha, mas acho que foi uma das receitas mais gostosas (com esse vegetal) que já provei.

Essa foi a primeira vez que testei essa receita, mas já deu para perceber algumas falhas que vou passar para vocês no final do post, assim vcs já podem corrigir.

Preaqueça o forno em 200ºC.

Corte a abobrinha com casca em palitos. Tente manter o tamanho e espessura igual em todos eles.

Faça um temperinho misturando (quantidade de tempero para 1 abobrinha média):

  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • 1 colher (sopa) de suco de limão;
  • 1 colher (café) cheia de alho triturado (picado ou amassado);
  • 1 pitada de orégano (quantidade de acordo com seu gosto);
  • 1 pitada de sal (quantidade de acordo com seu gosto);
  • Pimenta do reino (quantidade de acordo com seu gosto).

Misture todos os ingredientes acima e espalhe em um recipiente pequeno e de fundo reto.Banhe os palitos de abobrinha nesta mistura, envolvendo todos os lados no tempero.

Retire do tempero e passe no queijo parmesão, como se estivesse empanando. Eu usei queijo industrializado, de pacotinho mesmo. Nem cheguei a usar o pacote todo que tem 50g.

Forre uma assadeira com papel alumínio e unte com azeite por cima do alumínio. Coloque os palitos e leve para assar. Como cada forno é de um jeito, o ideal é você ficar de olho, quando dourarem estão prontos. No meu forno foram 20 minutos.

Agora minhas considerações sobre alguns erros da receita:

  • A parte que ficou em contato com o papel alumínio grudou e o queijo ficou no alumínio. Talvez o ideal seja usar papel manteiga, também untado. Mesmo tendo grudado, deu para retirar da forma sem grandes estragos, mas um dos lados ficou sem queijo.
  • Os palitos embora deliciosos, não ficaram tão crocantes, o tempo de forno necessário para dourar o queijo cozinhou demais a abobrinha, por isso, uma possível solução seria cortar os palitos mais grossinhos. Penso que cortar a abobrinha em rodelas não tão finas e fazer o mesmo processo fique até melhor.

No mais, a receita é deliciosa!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

39 Comentários

  1. Vera Márcia C S de Souza disse:

    Fiz a receita e ficou uma delícia! Usei farinha de mandioca temperada light para empanar e ficou muito bom, não grudou.

  2. Rosely da Glória disse:

    Fiz e ficou deliciosamente crocante!

  3. Rosely da Glória disse:

    Peguei as dicas de todos …
    Misturei um pouquinho de farinha de mandioca fininha com o queijo, coloquei para assar em assadeira canelada.
    Para temperar usei de meu tempero batido de cebola, alho, sal, vinagre, óleo e ervas, bati 2 ovos batidos junto com meu tempero batido para 3 abobrinhas pequenas e cortadas mais grossinhas, passei na mistura de farinha de rosca com 1 pacote grande de queijo ralado. Untei a assadeira canelada com manteiga e salpiquei farinha de mandioca fininha. Virei no meio do tempo de assado. Ficaram todas soltinha e deliciosamente crocantes.

  4. MAURO RIBEIRO disse:

    Muito boa a receita! Apenas uma ressalva quanto ao uso do azeite de oliva no molho: a temperatura no forno excede a temperatura de cozimento de alimentos imersos em água, que é no máximo de 100 °C. Em temperaturas acima de 100 °C, o azeite oxida, perdendo suas propriedades funcionais. Então trocaria o azeite de oliva por azeite de dendê, que tem ácidos graxos saturados de cadeia média, que não oxidam em temperaturas de forno, além do que dá um aroma excelente!

  5. Lucia Maciel de Guimarães disse:

    Qual a receita correta? A receita que tem a abobrinha em rodelas finas, foi dito entre os ingredientes a ÁGUA, já a receita com a abobrinha em formato de palitos não fala em água. E aí, põe água junto com os outros ingredientes( azeite, limão, alho, etc…) ou não?

  6. Ester disse:

    Oi uma dica é usar um produto chamado Dove assa +leve ,parece papel manteiga mas não gruda ,é excelente

  7. Já fiz umas receitas de pão recheados, são muito bons.

  8. Raquel disse:

    Pode chamar de vegetal, hortaliça ou olericola. Só não pode legume. Legumes são os frutos das leguminosas, aquelas que dão vagens (feijao, ervilha, soja, lentilha, grão de bico, amendoim).

  9. Melissa disse:

    Fiz com a abobrinha fatiada fininho. É misturei metade queijo parmesão e metade farinha de mandioca (aquela amarela bem fininha baiana). Coloquei na assadeira comum apenas untada com azeite. Não grudou e ficou muito crocante.

  10. Mariana Ribeiro disse:

    Tati, É legume ou vegetal? chamar de vegetal parece tradução mal-feita de inglês para o português (veggies). Adoro suas receitas!

  11. Iara Dam disse:

    Eu fiz com a abobrinha cortada em rodelas! Ficou muito boa…

  12. Eline Gomes disse:

    Eu fiz e ficou maravilhoso!!! usei aquelas formas com gradinha, e não grudou e ficou assadinha por todos os lados!!!

  13. Tati, sabe me dizer se dá pra preparar e guardar de um dia para o outro? Em casa somos só dois e abobrinha rende muitão!!!! Desculpe se já respondeu antes… É que empolguei, mas não tive tempo de ler os comentários! Beijo da amiga capixaba!!!

  14. Erica Duarte disse:

    Que delícia! Fiz e não sobrou nada… Tomei a liberdade de acrescentar um pouco de creme de cebola, ficou muito bom…

  15. Antonio Reis disse:

    Boa receita ainda nao tinha pensado nesta opção das abobrinhas.
    Vou testar.

  16. paty disse:

    OI Tati, sou eu de novo. as casquinhas de laranja foram pilulas embebidas em agradecimento. resolvi ler tudo que este mundo virtual tem sobre você e encontrei uma alguém que vale a pena. Eu por minha vez vou aqui tentando mais sabores não somente para uma refeição, mas para vida! obrigada novamente e la vamos nós!!!

  17. Débora disse:

    Adoro abobrinha, sempre fiz empanada e achava um sucesso. Gostei muito da ideia, vou tentar fazer na air fryer.

  18. Unknown disse:

    Oi, Tati. Eu testei ontem essa receita, com a sua sugestão de rodelas mais grossas (aproximadamente 1 dedo) no tabuleiro com papel manteiga untado.
    O resultado foi o seguinte. A abóbora cozinhou no ponto certo, entretanto ainda sim a parte que ficou com queijo no fundo agarrou e não ficou crocante. Dá próxima vez eu vou colocar queijo em apenas um dos lados, acho que o resultado será melhor.

    De qualquer forma, ficou uma maravilha é uma receita deliciosa!

    Beijinhos, Luísa Viana

  19. Gabi disse:

    Eu adoro abobrinha mas uma das coisas que me irrita nesse vegetal é que ele tem muita água e solta muita água nas receitas. Já tinha tentando fazer receita semelhante mas com a abobrinha cortada em rodelas, que inclusive deveriam ser previamente "enxutas" em um pano seco antes de receberem as camadas de tempero e queijo. Bom, as minhas tentativas nunca deram muito certo porque nunca consegui transformar as rodelas de abobrinha em chips. Mas fico pensando se o problema do seu não foi o fato de a receita não conter esse passo, aparentemente importante, de remover o excesso de água da abobrinha com um pano.

  20. Alessandra disse:

    olá tati… faço essa abobrinha sempre aqui em casa… é ótima e todo mundo gosta…. faço bem parecido com o que vc postou, e coloco os palitinhos direto na assadeira (antiaderente e rasa… aquelas de assar biscoito, sabe?) na metade do tempo dou uma viradinha e todas ficam crocantes e douradas… (minha sogra faz com berinjela, mas eu nunca fiz… ) beijos Ale

  21. twinfishing disse:

    Gostei muito!
    Fora dizer que para crianças que tem um pouco de dificuldade em comer vegetais é uma ótima opção parecendo batatinha palito. Vou testar e ver se a minha pequenina gosta.
    Parabéns!!!
    Abraços Alexandre!!!

  22. twinfishing disse:

    Gostei muito!!!
    Fora dizer que para crianças que tem um pouco de dificuldade para comer vegetais é uma ótima opção. Parabéns!!! Vou testar, espero que a minha pequenina goste.
    Abraços
    Alexandre

  23. Oi Tati

    Tem como substituir a abobrinha por beringela?

  24. isabela isa disse:

    Taati,
    sou fãaaaa de tds sua receitas, pode acreditar já fiiiiz miilhares daquii hahaha.
    sempre recomendo para amiigas,
    Irei fazer essa com certeza, em casa todos amam abobriinha.
    beejao

  25. Val Almeida disse:

    Oi queridos!!! Pode fazer na frigideira fica ótimo mesmo e cricante!! Bjs

  26. Letrícia disse:

    Oi, Tati! Já pensou em testar essa receita na fitadeira sem óleo? Deve ficar bom!

  27. ValLindinha disse:

    Eu não sou amiga desse vegetal, na verdade de nenhum outro alem da batata rsrs
    E lá em casa o povo é mais avesso a vegetais ainda do que eu, mas…. tem que comer né? Se o jeito é uma receitinha mais elaborada, simbora. Eu só vou trocar a pimenta do reino pela calabresa, pq sou brigada com a do reino ha anos!

  28. Oi Tati!!!!

    Faz um século que não comento, mas estou sempre lendo seus posts e vendo os vídeos, que estão bacanérrimos! Parabéns!
    Adorei esse petisco mais saudável! E para os jogos da Copa vão arrasar!
    Com certeza irei testar!
    Bjs

  29. Ana Sanches disse:

    Tati querida que receita linda!
    Pode fazer na fritadeira sem óleo, é bem mais rápido e as abobrinhas vão ficar crocantes!

Deixe uma resposta