Pão de Batata

Pão de Batata não tinha aqui no blog e vocês sempre me pediam. Testei essa receita e amei o resultado, mas tive que fazer adaptações e não foi por culpa da receita, é que batata é um ingrediente ingrato, porque a quantidade de umidade dela varia muito, o que pode fazer você precisar de mais ou menos farinha. Quem me enviou a receita foi a Maria Clara, leitora do blog de Minas Gerais e esta é uma receita da tia dela.

Já vou postar aqui com as minhas adaptações, mas já adianto que dependendo do tamanho das suas gemas e de quanto sua batata tem mais ou menos umidade você vai precisar usar mais farinha (se a massa ficar pegajosa) ou mais leite, se ficar seca.

Ingredientes:
1/2 colher (sopa) de sal;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 xícara (240ml) de batata cozida amassada (usei 2 batatas inglesas médias cozidas em água);
3 colheres (sopa) de manteiga derretida (aproximadamente 40g);
2 gemas;
80 ml de leite morno;
5g de fermento biológico instantâneo seco (1/2 pacotinho);
Aproximadamente 500g de farinha de trigo;
1 gema para pincelar (esqueci, mas dourou mesmo assim).

Observações:
– Eu cozinhei as batatas em água fervente e com casca para absorver menos água, depois amassei com o garfo mesmo, se você puder, cozinhe no vapor que ela fica mais seca, ou use aquela batata de casca rosa que o resultado será melhor.
– Leite morno não é leite quente demais ok?
– Se você tem dúvida sobre o tipo de fermento usado nesta receita, clique aqui  http://bit.ly/1PV4cvM

Modo de Preparo:
Como essa massa é mais mole o ideal é fazer a primeira etapa dentro de uma bacia ou vasilha funda. Misture o leite, a manteiga, as gemas e a batata amassada (que deve estar em temperatura ambiente). Junte os demais ingredientes secos deixando a farinha por último. Vá colocando farinha aos poucos e misturando. Ela deve ficar uma massa ainda pegajosa, se você tentar criar uma massa que desgruda das mãos vai usar muita farinha e o pão vai ficar duro. Nesta etapa não precisa sovar, só misturar tudo.

Tampe o recipiente com um pano ou filme plástico e deixe a massa crescer em local abafado por 1 hora ou até dobrar de volume (se vc mora numa região fria pode levar até duas horas).

Coloque um pouco de farinha em uma bancada e despeje a massa. Como vai estar pegajosa, vá jogando farinha por cima e sovando por uns 10 minutos. Eu usei mais 1/2 xícara de farinha nesta etapa. Faça bolinhas e coloque na assadeira (usei sempre farinha nas mãos por que a massa ficou meio grudenta até o fim). Deixe crescer por 30 minutos. Você também pode fazer pães maiores ou usar forma tipo de bolo inglês e colocar a massa dentro.

Eu gosto de ligar o forno em 200ºC por 15 segundos (são segundos mesmo), desligo e então coloco a assadeira com os pães dentro dele para crescer. Com os pães crescidos (depois de meia hora), retiro a assadeira do forno, ligo novamente em 180ºC, deixo preaquecer por 5 minutos e volto os pães para o forno para assar.

receita-pao-batata

Foi assim que eu fiz e ficaram deliciosos e fofinhos. Mas confesso que é uma receita mais longa que me dá uma certa preguiça. Da próxima vez vou usar a máquina de fazer pão.

Sei que tem poucas fotos no post, mas prometo que da próxima vez que testar esse pão eu acrescento mais fotos.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes