Pão de Batata

Pão de Batata não tinha aqui no blog e vocês sempre me pediam. Testei essa receita e amei o resultado, mas tive que fazer adaptações e não foi por culpa da receita, é que batata é um ingrediente ingrato, porque a quantidade de umidade dela varia muito, o que pode fazer você precisar de mais ou menos farinha. Quem me enviou a receita foi a Maria Clara, leitora do blog de Minas Gerais e esta é uma receita da tia dela.

Já vou postar aqui com as minhas adaptações, mas já adianto que dependendo do tamanho das suas gemas e de quanto sua batata tem mais ou menos umidade você vai precisar usar mais farinha (se a massa ficar pegajosa) ou mais leite, se ficar seca.

Ingredientes:
1/2 colher (sopa) de sal;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 xícara (240ml) de batata cozida amassada (usei 2 batatas inglesas médias cozidas em água);
3 colheres (sopa) de manteiga derretida (aproximadamente 40g);
2 gemas;
80 ml de leite morno;
5g de fermento biológico instantâneo seco (1/2 pacotinho);
Aproximadamente 500g de farinha de trigo;
1 gema para pincelar (esqueci, mas dourou mesmo assim).

Observações:
– Eu cozinhei as batatas em água fervente e com casca para absorver menos água, depois amassei com o garfo mesmo, se você puder, cozinhe no vapor que ela fica mais seca, ou use aquela batata de casca rosa que o resultado será melhor.
– Leite morno não é leite quente demais ok?
– Se você tem dúvida sobre o tipo de fermento usado nesta receita, clique aqui  http://bit.ly/1PV4cvM

Modo de Preparo:
Como essa massa é mais mole o ideal é fazer a primeira etapa dentro de uma bacia ou vasilha funda. Misture o leite, a manteiga, as gemas e a batata amassada (que deve estar em temperatura ambiente). Junte os demais ingredientes secos deixando a farinha por último. Vá colocando farinha aos poucos e misturando. Ela deve ficar uma massa ainda pegajosa, se você tentar criar uma massa que desgruda das mãos vai usar muita farinha e o pão vai ficar duro. Nesta etapa não precisa sovar, só misturar tudo.

Tampe o recipiente com um pano ou filme plástico e deixe a massa crescer em local abafado por 1 hora ou até dobrar de volume (se vc mora numa região fria pode levar até duas horas).

Coloque um pouco de farinha em uma bancada e despeje a massa. Como vai estar pegajosa, vá jogando farinha por cima e sovando por uns 10 minutos. Eu usei mais 1/2 xícara de farinha nesta etapa. Faça bolinhas e coloque na assadeira (usei sempre farinha nas mãos por que a massa ficou meio grudenta até o fim). Deixe crescer por 30 minutos. Você também pode fazer pães maiores ou usar forma tipo de bolo inglês e colocar a massa dentro.

Eu gosto de ligar o forno em 200ºC por 15 segundos (são segundos mesmo), desligo e então coloco a assadeira com os pães dentro dele para crescer. Com os pães crescidos (depois de meia hora), retiro a assadeira do forno, ligo novamente em 180ºC, deixo preaquecer por 5 minutos e volto os pães para o forno para assar.

receita-pao-batata

Foi assim que eu fiz e ficaram deliciosos e fofinhos. Mas confesso que é uma receita mais longa que me dá uma certa preguiça. Da próxima vez vou usar a máquina de fazer pão.

Sei que tem poucas fotos no post, mas prometo que da próxima vez que testar esse pão eu acrescento mais fotos.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

63 Comentários

  1. Dora disse:

    Será que posso substituir a batata pela batata doce e o trigo pela farinha de arroz???

  2. Ariane disse:

    Tati, vou testar essa receita, pois já tentei várias vezes fazer pão e nunca dá certo…

  3. Eliane disse:

    Oi Tati, vc já fez a receita na máquina de pão? Bjkas

  4. Paula Maschio disse:

    Tati, será que com essas quantidades dá certo na máquina de pão?????

  5. Jessica Costa disse:

    Oi Tati,
    Consegue me informar qual foi o rendimento dessa massa? Outra coisa, posso rechear com requeijão? Se sim, pode me passar qual o modo de preparo?

  6. Tati, fiz a receita no final de semana e ficou uma delícia. A massa ficou super fofinha e eu recheei com Catupiry! Ficou mara! 😉

  7. ana disse:

    olá, obrigada pelo site, ele me salva hehehe
    tenho inexperiência total na cozinha… tem algum segredo para o pão dobrar o tamanho na hora de descansar 1 hora, pois eu fiz essa receita 2 vezes e ele não dobrou o tamanho, tem alguma marca de fermento para me recomendar ou alguma técnica?
    obrigada,

    • Ana, dependendo do clima ele demora mais tempo para crescer, as vezes 3 horas em dias frios. Uma dica para crescer, ferva um litro de agua tire do fogo e coloque a vasilha com agua fervida no forno desligado. Coloque a massa junto, e mantenha o forno fechado, ela vai crescer com o vapor e calor da agua,

  8. andrea disse:

    oi Tati, posso substituir a batata inglesa pela mandioca cozida ??
    obg
    adoro suas receitas e parabéns pela pequena Lis

  9. Marcela disse:

    Quanto tempo fica no forno p/ assar???

  10. Eliane disse:

    Oi Tati faz logo na máquina de pão vai….rsrs

  11. CATIA NUNES COSTA disse:

    Adorei a receita…vou fazer

  12. Paula disse:

    Posso dar uma dica? Eu aprendi a fazer receitas com batatas cozinhando elas no microondas. Faço uns furos nas batatas e coloco embrulhadas com papel toalha, seis minutos de um lado, seus minutos do outro. Tiro do microondas. A casca fica saltinha e a batata ótima pra dar ponto em receitas, pois fica sem umidade. Adoro suas receitas, parabéns!!!

  13. Thiby disse:

    Posso trocar o trigo por outra farinha sem glúten.? Aqui em casa temos esse pequeno inconveniente e estamos sempre à procura de receitas praticas , rápidas e fáceis para o dia a dia . Outros bolos e tortas faço sem problema, mas esse pão ainda não testei . Obrigado , Tati.

  14. Karen disse:

    Oi, Tati! Td bem? Vc poderia dizer qual a sua máquina de pão? Quero comprar uma e não sei qual escolher. Obrigada!

  15. Renilda disse:

    Olá Tatiana. Se vc usar a batata Asterix (aquela da casca vermelha), o resultado é ainda melhor. Ela quase não tem umidade, é ideal para receitas de massas com batata.

  16. Marli disse:

    Olá,só acho que a quantidade de leite não é pouco p/quantidade de trigo?

  17. Carolina disse:

    Tati, você já congelou os pãezinhos?

    • Esses não, mas congelo tudo que é pão já assado e ficam perfeitos depois. Descongelo em temperatura ambiente (rapidinho, em 1 h no máximo já descongela) e coloco uns 15 segundos no micro-ondas só para ficar mais macio.

  18. Mila disse:

    Ficaram deliciosos e bem fofinhos!

  19. Leandra Paladino disse:

    Simplesmente adorei… Esse é meu primeiro pão q dá certo!! Delícia!!

  20. Quenia Juliana disse:

    Tati, eu quero muito fazer a receita, mas queria saber qual tipo de batata você utilizou?! Bjo e obrigada!

  21. Roseane disse:

    Ual! Hoje, lendo sua resposta acima, eh que, pela primeira vez, leio que não precisa untar forma para assar pães. UFA!!! Obrigadíssima, Tati!!! Tem certos detalhes e segredinhos que deixam a gente quase louca na hora de cozinhar. Eu SEMPRE untei a forma para assar pães, buáááá…Mas de agora em diante, nunca mais!!! Uhuh!!! Beijao!!!

  22. Roseley Cruz disse:

    Eu prefiro usar fermento fresco. Nesse caso, qual quantidade usar?

  23. Danielle Ferreira disse:

    Boa tarde! Adorei a receita e gostaria de continuar a receber as atualizações deste site em meu e-mail que será mudado. Coloquei meu novo e-mail por 2 vezes na seção “Receba no seu e-mail” e não obtive nenhum resultado. Como fazer para mudar o e-mail de recebimento das atualizações?
    Meu novo e-mail é: danicgf1@gmail.com

  24. Eliane disse:

    Tenho a máquina de pão e faço todas as receitas do Panela. Uso o ciclo massa e é só sucesso

  25. Lilian disse:

    Tati,

    Dá pra congelar a massa crua? Para assar depois.

    Agradeço retorno.

    Lilian

  26. Jimena Ameneiros disse:

    Gostaria muito de saber qual o procedimento para fazer na MFP.
    Grata.

  27. Sandra Toledo disse:

    Oi, Tatiana! Gostaria de saber se estes pãezinhos podem ser recheados de requeijão tipo Catupiry. E em que momento se recheiam. Bjs

  28. Celia disse:

    Nesse caso pra usar maquina de pão seria somente na hora de sovar??? Pra misturar e deixar crescer por 1 hora teria q ser na mão mesmo né? Tenho maquina de pão e não sei usar… 🙁 não gosto das receitas que vieram no caderninho junto com a maquina, acho q o pão fica com a massa sempre estranha e a casa mto dura, testei varias receitas e nenhuma me agradou,ou seja, gastei dinheiro atoa! Se puder me dar uma dica de como aporveita-la melhor eu agradeço!

    • Não sei que marca é sua máquina mas eu gosto da minha, inclusive receitas do caderno acho boas. Vc pode fazer qualquer receita de pão na maquina a regra é sempre colocar líquidos primeiro e secos por ultimo, deixando o fermento para o fim de tudo. Se vc vai fazer ciclo completo (assando na maquina) ou só amassar aí depende de vc, do que vc quer.

  29. lucleia_loira@hotmail. com disse:

    Olá Tatiana .por gentileza não consigo achar sua receita de palpetone que vi vc pode me ajudar posta ela de novo.obrigado

  30. Palloma disse:

    Tati, adorei a receita, já to louca pra testar. Adoro o blog, sigo a bastante tempo e as receitas testadas são sempre um sucesso. Indico para todo mundo. Muita saúde e felicidades pra você e pra Lis. :*

  31. Oi Tati, um truque que eu uso quando faco gnocchi e assar as batatas no forno com casca, assim na absorvem nehuma agua. Preciso urgente de uma maquina de pao, porque suas receitas sao otimas e nao tenho mais pulso para sovar massa de pao. Beijos!

  32. Elisa disse:

    Oiee quanto tempo no forno? Qual o rendimento para essa quantidade de ingredientes da sua receita? Obrigada

  33. Eliane disse:

    Realmente faltava esta receita, como todas As outras receitas de pão faço na máquina, simplesmente adorei.

  34. Patricia disse:

    eu esperando ansiosamente essa receita …

  35. mai disse:

    Oba vou fazer adoro seus pães.

  36. Juliana disse:

    Oiii Tati adoro suas receitas, como faço pra adquirir o segundo livro com o brinde,tentei na saraiva mais não fala dele,ou ele vêm automaticamente? Bjs sucesso com as vendas.

  37. Talia disse:

    Olá Tati… Adoro as tuas receitas… Só uma dúvida: rende aproximadamente qtos pãezinhos? Bjjj e parabéns pelo blog!

  38. Renata disse:

    Oi Tati, essa massa fica mais pegajosa ou temos que colocar farinha até ficar lisa e desgrudar das mãos?

  39. Andreza disse:

    Tati, a forma é untada e enfarinhada? E em relação a batata, não poderia cozinhar no microondas no saquinho, como vc já ensinou aqui, para que eles fiquem mais sequinhas? Adoro suas receitas, todo fds tem alguma aqui em casa! Bjos =]

    • Pode cozinhar no saquinho sim. Pão nenhum precisa untar e enfarinhar, mas se a forma estiver muito antiguinha com riscos, aqueles amassados, jogue apenas um pouquinho de farinha (sem untar) no fundo.

Deixe uma resposta