Fetuccine com Fonduta de Queijo e Tomates Grelhados

A fonduta de queijo, nada mais é do que um molho de queijos. Como na Itália existem muitos queijos diferentes, típicos de cada região, a fonduta pode também ser feita com uma infinidade deles. Me parece que o mais comum é fazer com leite, mas eu usei o creme de leite fresco porque queria um pouco mais cremoso.


Comece cozinhando 200g de massa em água e sal.
Para saber como cozinhar macarrão de maneira correta veja este post:  http://bit.ly/2gqdOGu
Enquanto isso vamos preparar a fonduta.


Ingredientes (da fonduta):

200ml creme de leite fresco;
100g de queijo parmesão ralado fino;
40g de manteiga.

Misture o creme de leite e o queijo e leve em banho-maria em fogo baixo até o queijo derreter. É comum que ele empelote primeiro para depois começar a derreter. 

Bata o molho obtido no liquidificador ou mixer para deixa-lo bem lisinho. Adicione e manteiga e bata bem com o fouet para que a fonduta fique brilhante. Acerte o sal (eu não achei necessário) e se desejar adicione pimenta-do-reino. Reserve.

Para os tomates grelhados vamos precisar:
2 colheres (sopa) de azeite;
2 dentes de alho picados;
300g de tomates (tipo uva ou cereja) cortados ao meio;
½ col. (chá) de orégano;
Sal e manjericão picado a gosto.

Leve ao fogo baixo o azeite e o alho. Antes do alho dourar adicione os tomates. Junte os demais ingredientes. Os tomates não devem derreter como em um molho tradicional, apenas cozinharem um pouco. A frigideira que usei para essa parte da receita foi essencial para atingir o ponto de cozimento, porque tem 3 camadas no fundo que distribui o calor de maneira bem uniforme.


Escorra a massa e sirva com os tomates e a fonduta.
Essa receita é mais uma daquelas fáceis de fazer e que o resultado fica sensacional e como eu sempre digo, ter as panelas e utensílios corretos ajudam demais, tanto a economizar tempo como em ter sucesso na receita.

Espagueteira é vida gente! Essa panela não é só linda e durável, como também essencial na cozinha. Primeiro, porque economiza espaço, já que você não precisa ter o escorredor de macarrão, segundo que torna o processo mais seguro.

Tem gente que cozinha a massa em uma panela qualquer e acaba usando a própria tampa, que não é adequada, para escorrer a água, aí acaba se queimando ou derrubando a massa dentro da pia, quem nunca viu uma cena dessas? 
Muito mais simples e útil ter uma espagueteira!
Aproveitando a deixa, vocês já conferiram a promoção que está rolando para esse tipo de panelas? Confira tudo clicando aqui

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Este texto é um artigo patrocinado, o que não invalida a opinião expressa pela blogueira e o empenho em selecionar produtos e serviços de qualidade para o blog

16 Comentários

  1. Luiz Carlos de Lira disse:

    Oi Tatiane, eu vi a maneira que você falou a respeito de cozinhar o macarrão.
    Cozinhei uma vez sem colocar óleo, e grudou tudo. E outra: eu coloco água na panela, quebro o macarrão ao meio e coloco para cozinhar, reparei que na sua panela você coloca ele todo em pé. Ele cozinha por igual depois?

    • Em pé, ele ele mesmo vai afundar e cozinhar. Use massa grano duro, que dificilmente vai grudar.

    • Luiz Carlos de Lira disse:

      Entendi. Obrigado pelas dicas.

    • Aline Camara disse:

      Tati, já fiz várias das suas receitas. Mas, na hora de comentar como foi a minha experiência não apa receita o link de Responder. É porque já atingiu os limites de comentários? Enfim… Queria dizer que está de parabéns, todas as receitas que eu faço dão certo. Na hora de fazer alguma receita sempre recorro ao seu blog. Parabéns!

  2. Achei a receita que vou fazer neste final de semana!

  3. Miriam disse:

    Fiz hoje, rápido, fácil e deliciosa.
    Adoro suas receitas.
    Obrigada.

  4. pode misturar mais de um tipo de queijo?

  5. Sonia R B Junqueira disse:

    Tati, essas panelas da Tramontina são lindas e devem ser sensacionais no preparo, mas para as fotos escorrendo a água você obviamente usou a panela fria. Panelas de inox ficam com o cabo e a tampa muito quentes e podem causar queimaduras. Eu uso protetores de silicone para as alças das minhas panelas. Suas fotos transmitem uma situação irreal.
    Parabéns pelo prato, muito simples e bonito!

  6. Renata disse:

    Que receita maravilhosaaaaaa!! Marido amou!! Salpique um baconzinho por cima só pra dar um gostinho!! ❤️

  7. Vivian Boppre disse:

    Tati, acompanho diariamente seu blog e simplesmente amo cada receita que vc posta. Essa de agora já deu água na boca, mas tenho uma dúvida. Aqui na minha cidade não tem creme de leite fresco, moro em uma cidade pequena, posso substituir por outra coisa? Abraço

  8. Tania disse:

    O creme de leite fresco pode ser usado aquele de caixa industrializado que faz chantilly?

    • Tania o creme de leite fresco é o que bate chantilly, mas é aquele de garrafinha. O de caixinha não é creme de leite, normalmente é um preparado de origem vegetal, esse nao fica bom.