in , , , ,

Fetuccine com Fonduta de Queijo e Tomates Grelhados

A fonduta de queijo, nada mais é do que um molho de queijos. Como na Itália existem muitos queijos diferentes, típicos de cada região, a fonduta pode também ser feita com uma infinidade deles. Me parece que o mais comum é fazer com leite, mas eu usei o creme de leite fresco porque queria um pouco mais cremoso.


Comece cozinhando 200g de massa em água e sal.
Para saber como cozinhar macarrão de maneira correta veja este post:  http://bit.ly/2gqdOGu
Enquanto isso vamos preparar a fonduta.


Ingredientes (da fonduta):

200ml creme de leite fresco;
100g de queijo parmesão ralado fino;
40g de manteiga.

Misture o creme de leite e o queijo e leve em banho-maria em fogo baixo até o queijo derreter. É comum que ele empelote primeiro para depois começar a derreter. 

Bata o molho obtido no liquidificador ou mixer para deixa-lo bem lisinho. Adicione e manteiga e bata bem com o fouet para que a fonduta fique brilhante. Acerte o sal (eu não achei necessário) e se desejar adicione pimenta-do-reino. Reserve.

Para os tomates grelhados vamos precisar:
2 colheres (sopa) de azeite;
2 dentes de alho picados;
300g de tomates (tipo uva ou cereja) cortados ao meio;
½ col. (chá) de orégano;
Sal e manjericão picado a gosto.

Leve ao fogo baixo o azeite e o alho. Antes do alho dourar adicione os tomates. Junte os demais ingredientes. Os tomates não devem derreter como em um molho tradicional, apenas cozinharem um pouco. A frigideira que usei para essa parte da receita foi essencial para atingir o ponto de cozimento, porque tem 3 camadas no fundo que distribui o calor de maneira bem uniforme.


Escorra a massa e sirva com os tomates e a fonduta.
Essa receita é mais uma daquelas fáceis de fazer e que o resultado fica sensacional e como eu sempre digo, ter as panelas e utensílios corretos ajudam demais, tanto a economizar tempo como em ter sucesso na receita.

Espagueteira é vida gente! Essa panela não é só linda e durável, como também essencial na cozinha. Primeiro, porque economiza espaço, já que você não precisa ter o escorredor de macarrão, segundo que torna o processo mais seguro.

Tem gente que cozinha a massa em uma panela qualquer e acaba usando a própria tampa, que não é adequada, para escorrer a água, aí acaba se queimando ou derrubando a massa dentro da pia, quem nunca viu uma cena dessas? 
Muito mais simples e útil ter uma espagueteira!
Aproveitando a deixa, vocês já conferiram a promoção que está rolando para esse tipo de panelas? Confira tudo clicando aqui

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

16 Comments

Dicas para reutilizar caixotes de feira na cozinha

Bolo de Banana com Aveia e Chia