in ,

Ragu de Rabada com Polenta Cremosa

Olha eu tentando dar nome pheeno pra rabada! É que nome invocado p/ comida funciona colega! Restaurante metido a besta faz uma saladinha de tomate com umas gotinhas de balsâmico e bota lá “tomates frescos marinados” e o povo acha coisa lindha!

Mas voltando à rabada com polenta… meu marido me azucrinava p/ fazer rabada e eu sempre muito resistente porque é, digamos assim, uma comida OGRA! Já começa pelo constrangimento de pedir 1,5k de rabo bem limpo para o açougueiro. Mas aí você você finge que é a coisa mais natural do mundo e sai na superioridade.
É fácil preparar mas é chatinho porque tem algumas etapas. Eu comprei 1,7k (cerca de 8 pedaços grandes).
Primeiro você vai escaldar. Para isso coloque os pedaços da carne em uma panela, junte uma folha de louro, cubra com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos.
No meio desse processo, em um dado momento você vai pensar que está diante do Rio Tietê. Não se desespere, retire e jogue fora toda a espuma nojenta que se forma na superfície.
Passados os 30 minutos sobrou a carne meio cozida e a água, agora mais translúcida. Retire os pedaços do rabo e retire as gordurinhas superficiais. Reserve a água.
Em uma panela de pressão refogue no óleo 1 cebola média picada, junte 5 dentes de alho picados e antes de dourar coloque os pedaços de carne. Frite em todos os lados e adicione 3 tomates sem pele e sem sementes picados. Acrescente 1 envelope de caldo de carne em pó + 1 colher (sopa) de sal. Tempere do seu jeito, eu usei pimenta do reino e 1 colher (café) de colorau.  Junte a água que você reservou (do cozimento inicial da carne) e quando ferver deixe reduzir por 15 minutos, então tampe a panela e após pegar pressão mantenha em fogo baixo por 40 minutos.
Desligue o fogo, espere sair a pressão da panela e então retire e desfie os pedaços de carne. Guarde 1/2 xícara do molho para fazer a polenta, o restante dele você coloca em uma outra panela, adiciona 1/3 de xícara de salsinha picada e deixa reduzir pela metade mantendo em fogo médio. Aí é só juntar a carne desfiada e está pronto o seu ragu.

A receita da polenta eu passo depois porque esse post está virando um livro e bateu preguiça agora!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 2 Média: 3.5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

20 Comments

Potes para Utensílios

Bisnaga de Brigadeiro Passo a Passo