Ragu de Rabada com Polenta Cremosa

Olha eu tentando dar nome pheeno pra rabada! É que nome invocado p/ comida funciona colega! Restaurante metido a besta faz uma saladinha de tomate com umas gotinhas de balsâmico e bota lá “tomates frescos marinados” e o povo acha coisa lindha!

Mas voltando à rabada com polenta… meu marido me azucrinava p/ fazer rabada e eu sempre muito resistente porque é, digamos assim, uma comida OGRA! Já começa pelo constrangimento de pedir 1,5k de rabo bem limpo para o açougueiro. Mas aí você você finge que é a coisa mais natural do mundo e sai na superioridade.
É fácil preparar mas é chatinho porque tem algumas etapas. Eu comprei 1,7k (cerca de 8 pedaços grandes).
Primeiro você vai escaldar. Para isso coloque os pedaços da carne em uma panela, junte uma folha de louro, cubra com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos.
No meio desse processo, em um dado momento você vai pensar que está diante do Rio Tietê. Não se desespere, retire e jogue fora toda a espuma nojenta que se forma na superfície.
Passados os 30 minutos sobrou a carne meio cozida e a água, agora mais translúcida. Retire os pedaços do rabo e retire as gordurinhas superficiais. Reserve a água.
Em uma panela de pressão refogue no óleo 1 cebola média picada, junte 5 dentes de alho picados e antes de dourar coloque os pedaços de carne. Frite em todos os lados e adicione 3 tomates sem pele e sem sementes picados. Acrescente 1 envelope de caldo de carne em pó + 1 colher (sopa) de sal. Tempere do seu jeito, eu usei pimenta do reino e 1 colher (café) de colorau.  Junte a água que você reservou (do cozimento inicial da carne) e quando ferver deixe reduzir por 15 minutos, então tampe a panela e após pegar pressão mantenha em fogo baixo por 40 minutos.
Desligue o fogo, espere sair a pressão da panela e então retire e desfie os pedaços de carne. Guarde 1/2 xícara do molho para fazer a polenta, o restante dele você coloca em uma outra panela, adiciona 1/3 de xícara de salsinha picada e deixa reduzir pela metade mantendo em fogo médio. Aí é só juntar a carne desfiada e está pronto o seu ragu.

A receita da polenta eu passo depois porque esse post está virando um livro e bateu preguiça agora!

20 comentários abaixo sobre Ragu de Rabada com Polenta Cremosa

  • Avatar Sandra disse:

    Vou fazer domingo pra impressionar a sogra rs…

  • Avatar Marcia disse:

    Amiga, sua receita de rabada é a mais engraçada que já vi, vou fazer só pra prestigiar, pq tambem acho muito OGRA! Mas o meu prazer é mandar meu marido no açougue comprar o rabo, ele sempre chega chorando de tanto rir, hehehe! Obrigada pela receita, estou adorando sua cozinha nova, parabens pela casa, ficou linda! Deus abençoe!

  • Avatar Joelma disse:

    Tati, como te disse antes, peguei o hábito de tudo que vou fazer pesquisar no seu blog se tem uma receita sua, e hoje, domingão com kilos de rabada e pouca inspiração, acordei numa preguiça e vim pesquisar – Isso mudou tuuudo – kkkkkkkk. Vc é simplesmente D+++, ri tanto que acordei minha caçula que veio correndo ver a origem do riso!
    Obrigada por mudar positivamente um dia que começou no tédio e terminou em uma vontade imensa de ir pra cozinha e seguir os passos do seu bom humor e finalizar nessa delícia!
    Bjokas, Vc sempre faz meu dia melhor!

  • Avatar Dida disse:

    nossa, amei. sempre fico querendo e adiando "o sonho da rabada própria"! rs… agora você me inspirou. vou fazer e volto pra contar se foi satisfação garantida, ou se vou querer meu dinheiro de volta, ok? beijo, adorei seu site.

  • Avatar Michelle disse:

    Olá Tatiana fiz propaganda do seu blog em um post no meu http://coresabores.blogspot.com/, o seu é tão bom que eu quero que todas as minhas amigas conheçam. Tenho muito que aprender com vc.
    PARABÉNS!

  • Avatar Lidy disse:

    Ahhhhhhhh fiquei mais interessada na receita da polenta….do que desse rabo ae…hehehe….

    Dou pra comer rabo não..quero polenta…coloca a receita?

    Beijos!

  • Avatar Vivian disse:

    Sim, a receita é ogra… mas dá água na boca. Sério, que vontade de provar!!!!

  • Avatar Anônimo disse:

    Aonde eu estava, que não achei suas receitas antes. Perdendo tempo é claro. Rosangela

  • Avatar Nathália disse:

    Ain meu Deus, só coisas deliciosas, cheguei babar, rsrs!!

    Beijos e tenha uma semana abençoada!

  • Avatar Lu disse:

    ahahahahaha muito bom!
    Eu adoooro rabada, já fiz algumas vezes e marido adorou! Ele tinha e ainda tem um pouco desse preconceito besta de achar que rabada é nojento! nananinanãao, tem muitas outras coisas nojentas por aí que o povo come achando super chic (carne crua por exemplo). Rabada é muito macia e saborosa, vale muito a pena provar.. e sem sair do salto, claro!
    bj

  • Avatar Carol disse:

    Só faltou o agrião para acompanhar! Rabada é uma delíícia!Pena que é tão pesada e não combina com o calor carioca.
    Beijo

  • Avatar Anônimo disse:

    Ri muito com o teu texto, vc tem mt presença de espírito! Nunca pensei em comer rabada, mas a foto da tua receita me deu água na boca! Parece mt gostoso! Imagino q o teu marido gostou bastante, né?
    Parabéns!
    Grande beijo

  • Primeiro, imaginei vc entrando de salto agulha e um coque no cabelo, com um óculos Gucci no açougue e pedindo "Moço, me dá rabada limpa por favor?" e depois imagino a dita cuja imersa no rio Tietê, pronto! Resultado a Nanda sentada no chão, com o note no colo #rindobicas!!!! kkkkkk Minha nossa! Adorei!!!

    Aqui em casa minha tia faz igual, dá AQUELA escaldada para tirar a gordura nojenda e o que sobra é o puro creme do milho verde! Uma carne bem molinha e saborosa! Mas tem um porém, rabada eu como só em casa, numca pedi em nenhum outro lugar pq tenho nojo! rs

    Beijossss

  • Avatar LeDesigner disse:

    Aiaiaiaiaiaai…não almocei ainda e essa foto tá lindaaaa!!! Deve estar uma delícia!!! Hummm!!
    Abraço e ótima semana!
    http://80diasparaemagrecer.blogspot.com

  • Meu marido adora rabada!!! Ele que faz aqui em casa, pq eu nunca acertava na "receita" – Vou fazer uma surpresa pra ele, seguindo a sua receita!! Obrigada!!!

  • Avatar Cíntia disse:

    Ai Que Delícia!
    Minha família é mineira e adoramos!
    Minha mãe capricha!

    Tati, seus comentários do post ficaram d+!!

    Bjos.

  • Avatar ANGELA disse:

    quem nunca provou não sabe o que está perdendo, é macia e simplesmente saborosa, nós amamos aqui em casa, bju Tati, tá divino!!!

  • Avatar Quéroul disse:

    nunca pensei que fosse QUERER comer rabada. mas seu texto está tão incrí, que eu não apenas quero comer tudo como FAZER também.

    ameeeei, Tati. (fora que a imagem é deveras convidativa… dá pra perder 99% – hihi – do preconceito com este post!).

    =****
    sualinda.

  • Avatar Nacha disse:

    Confesso que não sou muito fã de rabada, mas esta está com uma cara ótima. Bem que eu comia. Bjs
    Boa semana.