in ,

Cuscuz Nordestino

cuscuz

A leitora Elaine, me enviou uma cuscuzeira de presente e claro que eu fui atrás da receita do cuscuz nordestino. O cuscuz deles, para quem não conhece, não se parece em nada com o Paulista que é cheio de ingredientes, é um cuscuz simples que se pode consumir com carne de sol, por exemplo, ou com só com manteiga por cima, e é uma delícia!

Colegues nordestinas, esta é primeira vez que fiz o cuscuz então se tiverem dicas ou aquele “pulo do gato” deixem comentários para eu aprimorar a técnica cuscuzeira ok?  🙂

Misture:

  • 2 xícaras (chá) de Flocos de Milho (aqui encontro com o nome de Milharina);
  • 1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente;
  • 1 colher (café) de sal.

Misture tudo muito bem até que toda a farinha esteja úmida. Deixe descansar por 10 minutos.

Quem não tem cuscuzeira acredito que possa fazer em qualquer panela que cozinhe à vapor.

Coloque 2 dedos de água na parte de baixo da cuscuzeira e leve para ferver. Na parte de cima, onde tem os furinhos, adicione a massa pressionando levemente. Leve ao fogo (já com a água da base fervendo) por 5 minutos. Desenforme e sirva como quiser.

A Elaine Rossi também me mandou uma panela de fazer pudim no fogão que assim que essa gripe terrível devolver minhas energias eu vou testar. O namorado dela é quem fabrica estas panelas, a empresa é http://rizzolar.com.br/ mas infelizmente não tem loja virtual.

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 4 Média: 4.8]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

36 Comments

Receitas para Piquenique

Cachorro-Quente no Potinho