Cuscuz Nordestino

A leitora Elaine, me enviou uma cuscuzeira de presente e claro que eu fui atrás da receita do cuscuz nordestino. O cuscuz deles, para quem não conhece, não se parece em nada com o Paulista que é cheio de ingredientes, é um cuscuz simples que se pode consumir com carne de sol, por exemplo, ou com só com manteiga por cima, e é uma delícia!

Colegues nordestinas, esta é primeira vez que fiz o cuscuz então se tiverem dicas ou aquele “pulo do gato” deixem comentários para eu aprimorar a técnica cuscuzeira ok?  🙂

Misture:

  • 2 xícaras (chá) de Flocos de Milho (aqui encontro com o nome de Milharina);
  • 1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente;
  • 1 colher (café) de sal.

Misture tudo muito bem até que toda a farinha esteja úmida. Deixe descansar por 10 minutos.

Quem não tem cuscuzeira acredito que possa fazer em qualquer panela que cozinhe à vapor.

Coloque 2 dedos de água na parte de baixo da cuscuzeira e leve para ferver. Na parte de cima, onde tem os furinhos, adicione a massa pressionando levemente. Leve ao fogo (já com a água da base fervendo) por 5 minutos. Desenforme e sirva como quiser.

A Elaine Rossi também me mandou uma panela de fazer pudim no fogão que assim que essa gripe terrível devolver minhas energias eu vou testar. O namorado dela é quem fabrica estas panelas, a empresa é http://rizzolar.com.br/ mas infelizmente não tem loja virtual.

36 comentários abaixo sobre Cuscuz Nordestino

  • Avatar Franciny disse:

    Bom quem não tem cuscuzeira pode pegar uma panela de pressão por 3 dedos de água pegar um pote de manteiga vazio fazer um furo na parte de baixo no centro comercial pote por a massa dentro tampar e por o buraco do pote no ligar do pito da panela” tem que tirar o pito. “É pronto só esperar uns 10 min

    • Avatar Lúcia Ponte disse:

      Olá amiga, vc pode colocar agua em uma panela, colocar a massa do cuscuz em um pano, ou em um recepciente q receba o calor da panela da água! Mas em todo lugar, se encontra uma cuscuzeira, que é o mesmo recipiente que se esquenta, arroz, macarrão, etc!!!!!

  • Avatar ladyane disse:

    Gente, sou de Natal RN e moro em Vila Velha ES, mas aqui já encontro a massa para cuscuz no formato flocão, essa massa é super indicada para um belo cuscuz, com certeza ele ficará mais fofinho, aerado e saboroso.

  • Avatar Nancy disse:

    Espero que de certo esta la no fogo minha mae fazia ora gente tomar café que delicia que era

  • Avatar Nancy disse:

    Amo cuscuz é a primeira vez estou fazendo minha que fazia pra gente tomar café era uma delícia espero que de certo se der vai ter sempr

  • Avatar Maria Ducarmo disse:

    O pulo do gato pra fazer um cuscui fofinho.acrescente um pouco de farinha de mandioca na massa do cuscui. Não aperte a massa.

  • Avatar Juliana Gomes disse:

    Oi Tati!
    Sou nordestina de Natal-RN, faço cuscuz todas as noites em minha casa, vou dizer uns segredinhos, espero que ajude!
    Para 2 xícaras de cuscuz vai 1 de água e 1 col (chá) de sal – (se colocar muito água a massa fica encharcada) O tempo de descanso da massa é primordial! Para que o cuscuz não fique seco, quando estiver quase cozinhado, despeje uma xícara de água fria sobre o cuscuz em cozimento e deixe cozinhar mais uns 2 minutos. Segredo para ficar molhadinho e solto. Quando acabar o cozimento, desenforme num pote com tampa, Aquela água que fica no fundo da cuscuzeira, despeje uma colher de sopa de manteiga ou margarina bem generosa, e misture até dissolver, despeje a mistura sobre o cuscuz e misture bem, tampe e espere de 2 a 3 minutos. o Cuscuz fica fofinho e molhado.

    • Avatar Aden Brito disse:

      Olá Juliana, podes entrar em contato comigo pra melhor dicas sobre o cuscuz.
      Lhe agradeço, Chef Aden Brito

  • Avatar Graziela disse:

    Pois é concordo, o bom mesmo é a massa ficar soltinha, essa é a característica do cuzcuz nordeste …sem falar no cuzcuz doce com coco ralado e soltinho..
    Amooo….

    • Avatar Marli França disse:

      Oiii…gostaria mto da receita do cuscuz doce…
      Vc poderia me passar.
      Obrigada…um abraço

  • Avatar aline bezerra disse:

    Dica para quem não tem cuscuzeira ou outra panela de vapor: coloque a massa na tampa de uma panela, feche com um prato, amarre um pano de prato limpo sobre a panela e o prato e coloque tudo sobre uma panela com água fervendo. Dica de descendentes de cearenses apaixonada por cuscuz. A farofa feito com este cuscuz tbm fica ótima!

  • Tati,
    Aqui em casa adicionamos polvilho doce na massa, pra essa quantidade de milharina, usamos 3 col de sopa de polvilho. Fica bem firminho. Comemos com manteiga e requeijão cremoso! : )

    Beijos

  • Avatar marisanta disse:

    AAAAMOO! Uso tapioca, polvilho doce ou até maizena para dar liga na massa. A principal característica do cuscuz nordestino é que ele é leve, por isso apertar a massa é um pecado! rsss
    Quanto à quantidade de água, aqui fazemos no olhômetro, se molhar demais, só deixar descansar um pouco que a massa absorve o excesso, o ponto é quando passamos o garfo ou colher e a massa se solta, vira uma farofinha. Particularmente prefiro quando se formam umas bolinhas de tapioca também.
    Aqui fazemos recheado também, colocamos um pouco da massa, o recheio, que normalmente é queijo, requeijão cremoso, banana da terra ou até carne, e colocamos mais um pouco da massa, mas daí demora mais pra ficar pronto. Aquelas cuscuzeirinhas individuais também são uma mão na roda!
    Beijão!

  • Ah! Sou de Fortaleza – Ce.
    Não sei ainda exerce algo da psicologia, mas feliz dia do psicólogo pra nós!

    Super me identifico contigo, tenho formação em Psicologia e adoro culinária! Rs

  • Tati, as medidas do cuscuz para molhar são essas mesmo! Mas misture com as mãos para incorporar melhor o líquido à massa. E para cozinhar melhor a massa, o faça em fogo baixo e quando começar a sentir um cheirinho bom conte 15 min, depois disso regue com leite de coco e deixe descansar 5 minutinhos no vapor (fogo desligado já!). Sirva com manteiga por cima e acompanhe com ovos fritos/mexidos ou queijo coalho assado na frigideira. Delícia!

  • Avatar Toninho disse:

    Uma dica boa é não amassar a mistura no cuzcuzeiro e uso banana da terra fatiada fina e queijo fatiado bem fino.
    Como bom baianeiro(Minas+Bahia) faço toda semana ele simples e como com ovo frito.
    A receita esta correta,
    Parabens pela partilha.
    Meu abraço

  • Eu estou rindo aqui, vim dar a dica de nunca, jamais, nem em outra vida apertar a massa, mas todo mundo já disse. Preciso te mandar um pacote de massa das que usamos aqui no Nordeste. Mas tudo já foi dito, não apertar a massa e quando misturar a massa com a água para hidratar, usar as mãos, tem q ficar tipo uma farofa. E tb achei que ficou seco. Experimenta como as meninas disseram, com queijo, com leite de coco, com leite e açuçar. Tb é uma delícia com um franguinho cozido sabe, com aquele caldinho mais grosso. Com carne do sol, enfim, é bom com tudo. Ser nordestino é comer as coisas mais deliciosas a vida inteira. Bjão.

  • Avatar Laini Rossi disse:

    Adoreiii Tati, Obgada beijus

  • Avatar Hanne Sebba disse:

    Ia deixar a dica mas acho que vc entendeu: Sou Brasiliense mas filha e sobrinha de baianos e qdo eu vi a foto eu pensei 'ela pressionou a massa na cuscuzeira…." não faça isso – é quase um ataque ao prato! vc pode usar a colher como a colega falou mas minha tia me ensinou a bater a cuscuzeira (de leve) na pia na pra "assentar" a massa que nem bolo… Beijos!

  • Avatar Danielle disse:

    Amo cuscuz. Quem não tem cuscuzeira ou panela para cozinha a vapor, pode moldar a massa em um prato de sobremesa, enrolar em um pano de prato limpo e úmido fazendo uma trouxinha e colocar invertido em cima da panela de água que irá ferver. Quando o pano estiver quentinho e o cheiro subir está bom. Me viro assim quando não acho uma cuscuzeira e estou desejando. Fica ótimo!!

    • Ai Daniele que saudade da época que não tínhamos cuscuzeiro, até hoje acho mais gosto qdo feito desse jeito!

    • Avatar Danielle disse:

      Ainda faço assim aqui em casa Alessandra.
      Uma delícia mesmo!!

      Beijos
      Danielle

      betweenteaandcoffee.blogspot.com

  • Avatar mimeinicke disse:

    Mineiramente, coloco muitos cubos de queijo Minas ou queijo da Serra da Canastra misturado na milharina já hidratada e não aperto muito. Fica uma delícia!!!!

  • Aqui em Pernambuco a gente usa o fubá tipo flocão também além do fino.Acho que você pôs muita água e a mistura é melhor ser feita com a mão (tem que ficar uma farofa úmida) . Na cuscuzeira colocar a massa depois de descansar com a mão também para manter a massa soltinha (isso é para evitar que ela fique "solada" tipo o bolo que ficou em algumas partes da sua) .Sugestão depois de pronto transferir para refratário e umedecer com leite de coco ( feito com água morna e coco fresco passados no liquidificador) e adoçado, deixa descansar um pouco e pronto!

  • Avatar Riqueldes disse:

    bem sou do Piaui e consumo o cuscus por uns 30 anos e ak colocamos tbm na massa um pouco de "goma " ou " farinha de fécula e deixe descansar um pouco durante 1 hr no minimo e depois coloque sem amassar na cuscuzeira.Mas de for comer pela manha pode deixar descansar durante toda noite, mas molhe bem a massa .Esse é o cuscus mas simples que tem , e fk uma delicia .Boa sorte

  • Tati minha mae mistura leite de vaca, leite de coco e um pouco de queijo ralado na massa. Depois, bota fatias de queijo mussarela.
    Na hora de comer um pouco de manteiga.. Claro rsrs
    Beeem gordinha essa receita dela mais com um café coado na hora fica impossível resistir 😉

    Bjs

  • Avatar Dri disse:

    sou de Teresina (PI) e amo cuscuz de milho. Minha dica é colocar um punhado de goma seca (tapioca) (ou povilho azedo) na massa e não apertar também. A goma faz com que o cuscuz fique ligadinho. Se você encontrar por aí o preparado para o cuscuz "em flocos" o cuscuz sai ainda mais perfeito. Boa sorte!

    • Avatar Edelza disse:

      Pode ser polvilho doce tb. Faço demais aki em casa, aprendi com minha avó nordestina. Meus filhos amam! Bjss

  • Avatar IVANA disse:

    OLÁ, TAMBÉM SOU FÃ DO CUSCUZ. ELE FICA GOSTOSO SE DEPOIS DE UNS MINUTOS NO FOGO VOCÊ MOLHAR COM LEITE DE COCO FEITO NA HORA, TIRADO DO COCO. DEIXA COZINHANDO MAIS UM MINUTINHO E APAGAR O FOGO, É SUPER GOSTOSO.

  • Avatar Quézia disse:

    Na embalagem manda por 1 medida de água para 2 de cuscuz, mas nós aqui no nordeste vamos no olhometro mesmo rsrsrs, vi que a massa do teu cuscuz ficou meio seca, mas se vc gostou e for fazer mais vezes coloca um pouquinho mais de água, e não pressione jamais rsrsrs

  • Avatar Emilly disse:

    É melhor sentir a quantidade de água, quando você coloca muita água o cuscuz fica pesado, é uma quantidade que dê apenas pra hidratar, e como já foi dito: nunca, jamais aperte o cuscuz na hora de colocar na cuscuzeira.

  • Avatar Aline Matos disse:

    Oi, meus pais são da Bahia e a gente cresceu comendo isso no café da manhã. Aqui em casa a gente faz assim: usa um pocote inteiro de milharina, um pacote de coco ralado, açúcar a gosto, erva doce, um pouco de maizena pra dar liga (umas duas colheres de sopa), e colaca um pouco de água pra hidratar, mas sem encharcar. Depois de cozido, a gente mistura leite de coco, um pouco de manteiga e leite de vaca e leva ao fogo até derreter a manteiga (melhor se for manteiga de garrafa) e depois joga essa mistura por cima, pra ficar bem molhadinho! Se sobrar a mistura de milharina, a gente guarda na geladeira sem problema. Ah, quando tem, a gente coloca no lugar do açucar raspas de rapadura ou açúcar mascavo. Beijos

  • Avatar Nanynha Alves disse:

    Sou do Rio Grande do Norte e cuscuz é minha paixão. Um dica: Não pressiona a massa não, deixa levinha que o cuscuz fica fofinho, uma delicia

  • Avatar Lua F. disse:

    Sugiro só que não pressione. Basta colocar e ajeitar com a colher para preencher os espaços, senão a massa do cuscuz fica muito compacta, quando deveria ficar desmanchando levemente. Uma sugestão: colocar uma camada da milharina umedecida na cuscuzeira, depois queijo mussarela e presunto picado, cobre com o resto da milharina e vai ao fogo. o queijo derrete e fica delicioso! 😉

  • Avatar Licia Dutra disse:

    Oi,eu adoro cuscuz,moro em Salvador e aqui também chamamos de milharina. É assim mesmo como fazemos,quando ele está cozido ainda no fogo eu passo manteiga. Aqui também comemos com leite e colocamos açúcar no leite. Bjss.