Canjiquinha com Picadinho

Canjiquinha fica bom com tudo, especialmente com defumados, mas como eles são muito fortes para a Lis (minha filha de 2 anos), então costumo fazer com picadinho de carne e fica muito bom também. Para quem não conhece a canjiquinha é um milho triturado, em algumas regiões é conhecida como quirera ou péla égua (não faço a menor ideia da origem desse nome “óóótemo”). Você encontra em supermercados na parte de farinhas e grãos.

Muita gente deixa a canjiquinha de molho por 12 horas, mas como faço na pressão eu só lavo em água corrente, igual a gente faz com arroz. Umas três passadas de água bastam.

Essa receita rende pouco, é para duas pessoas (no caso aqui comem 2 e meia hahaha), por isso eu faço numa panela de pressão pequena. Se sua panela for de no máximo 4,5 litros pode seguir a receita, mas se a panela for maior, dobre a receita porque o caldo vai secar muito rápido e ela pode queimar.

Os ingredientes:
1 xíc. (chá) de canjiquinha lavada e escorrida;
2 colheres (sopa) de azeite;
1/2 cebola picada;
1 colher (sopa) de alho triturado ou 3 dentes de alho grandes picados;
1 tomate grande sem pele e sem semente picado (frescura minha tirar a pele, nem precisa);
250g de carne picada (acém, alcatra, patinho, a que vc preferir…);
Sal, pimenta-do-reino, ervas frescas e secas que você curtir na quantidade que gostar;
600ml de caldo de carne quente (1 tablete dissolvido na água ou caldo caseiro que ensinei aqui: https://panelaterapia.com/2014/09/caldo-de-carne-caseiro.html ).

Refogue a cebola no azeite, quando murchar junte o alho e antes que doure junte a carne. Deixe ficar douradinha. Eu gosto de colocar um pouquinho de shoyu ou molho inglês pra dar cor, mas é algo tão pessoal que nem coloquei nos ingredientes, se você quiser colocar é uma colher de (chá) de um ou outro.

Quando a carne dourar eu junto o tomate e as ervas. Usei cheiro verde e uns raminhos de tomilho (porque coloco tomilho em tudo). Temperei com um pouquinho de sal e pimenta-do-reino. Deixe para corrigir o sal no final se você usar o caldo industrializado porque já é salgado.

Junte a canjiquinha e o caldo, misture e tampe a panela. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Tire a pressão, acerte o sal se for preciso. Se quiser colocar mais salsinha na finalização fique à vontade! Nós gostamos de colocar parmesão ralado, porque fica parecendo risoto. Amo essas comidas de uma panela!!!