E vamos de Bacalhau com Purê de Abóbora porque as vezes a gente precisa inventar para sair do normal e juntar o doce do purê de abóbora com o salgado do Bacalhau da bom demais!
A Origem do Prato
Estava eu dia desses estudando sobre a influência das tradições Portuguesas na culinária Brasileira quando me deparei com essa fusão de tradições bem diferente do habitual.
O Bacalhau Português
A história do bacalhau começa nos tempos dos navegadores portugueses do século XV e XVI quando o bacalhau salgado e seco era uma fonte valiosa de proteína para as longas viagens pelo mar. Afinal não era todo mantimento que pois podia ser conservado por meses sem refrigeração.
A Abóbora Americana
A abóbora é um ingrediente que os indígenas das Américas cultivam desde tempos antigos e se incorporou à culinária Tupiniquim. A abóbora é amplamente utilizada em uma variedade de pratos, tanto doces quanto salgados e é muito valorizada por sua versatilidade, sabor doce e textura macia.
O purê de abóbora é muito comum na culinária brasileira, muitas vezes servido como acompanhamento para carnes, aves e principalmente peixes.
A Combinação das Tradições
A combinação do bacalhau com o purê de abóbora é um exemplo de fusão de tradições culinárias portuguesa e brasileira, afinal a doçura e a cremosidade do purê de abóbora contrastam maravilhosamente com a intensidade salgada e rica do bacalhau. Tudo isso acaba se transformando numa prato único com uma mistura de sabores e texturas deliciosa que, surpreendentemente combina com perfeição as duas culturas gastronômicas.
A Minha Receita
Já te adianto que você tem que entrar sabendo que será uma experiência gastronômica única e saborosa que você merece experimentar, porém tenha em mente que não é uma coisa que a gente esta acostumado, eu particularmente adoro muito! Vamos à receita!
Para o bacalhau:
– 1kg de lombo de bacalhau
– 1/2 xícara de azeite
Descongele o bacalhau, retire a pele e corte o lombo em fatias largas, coloque então em um refratário e regue com azeite. Leve ao forno médio por cerca de 40 minutos, enquanto isso, prepare o purê.
Para o purê:
– 1 colher (sopa) de alho triturado
– 3 colheres (sopa) de azeite
– 500g de abóbora em cubos
– 1 colher (sopa) de manteiga
– sal e pimenta de acordo com seu gosto
Cozinhe a abóbora no vapor, amasse e passe por uma peneira fina para drenar o excesso de líquido, Refogue então o alho no azeite, acrescente a abóbora amassada e a manteiga.
Polvilhe pimenta e acerte o sal (mas só se achar necessário).
Para o azeite de ervas:
Misture 50ml de azeite com 1 colher (sopa) cheia de ervas de sua preferência finamente picada, mas atenção para deixar tudo bem picadinho, esse é o segredo!
Modo de Montar o Bacalhau com Purê:
Coloque uma porção de purê no prato, sobre ele uma porção do lombo de bacalhau assado e só então regue com o azeite de ervas.
Nível de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 4 porções
Se você for usar um bacalhau “in natura” e quer aprender a dessalgar eu fiz um vídeo mostrando o passo a passo para deixar perfeito, então corre que é só assistir.
Se você gostou dessas dicas, ficou com vontade de fazer a receita ou mesmo se ficou com alguma dúvida, me escreve nos comentários que eu na hora te ajudo. Ah, e se fizer e postar, me marca que eu adoro ver como ficou!
6 Comments