O sucesso de uma boa massa se deve em grande parte ao seu cozimento. Muita gente ainda se prende a costumes antigos, da época em que as massas tinham outra qualidade. Pode parecer uma coisa boba, mas eu garanto que tem vários segredinhos que agora vou dividir com vocês.
1. Qual a quantidade de água que devo usar no cozimento?
– A proporção ideal é 1 litro de água para cada 100 g de massa (seja qual for o formato).
2. Em que momento devo adicionar o sal?
– Tanto o sal como a massa devem ser colocados quando a água estiver realmente fervendo, com borbulhas intensas.
3. Qual a quantidade correta de sal?
– Isso vai depender da quantidade de massa, mas se você quer sua massa salgada, não adianta colocar uma colherinha rasa em 5 litros de água que não fará diferença. O ideal é que a água de cozimento seja salgada como a água do mar. Agora se o seu molho estiver bem salgadinho o ideal é equilibrar essa quantidade. Eu uso uma água bem salgada para cozinhar a massa quando faço alho e óleo, e menos salgada quando uso, por exemplo, molho à bolonhesa.
4. Devo colocar óleo ou azeite na água do cozimento?
– Não. Isso era utilizado antigamente quando as massa não tinham uma boa qualidade. Hoje além de não ser necessário, o óleo adere ao macarrão e impede que o molho se fixe nele.
5. Devo passar o macarrão pela água fria após o cozimento?
– Não. Isso vai deixar sua massa fria. O ideal é escorrer a massa e adicionar molho imediatamente.
6. Qual o tempo ideal de cozimento das massas?
– Depende do fabricante, do tipo de massa, etc. O ideal é que a massa fique al dente, ou seja, cozida, sem gosto de farinha, porém firme. Se você não tem muita experiência na cozinha, siga o tempo indicado na embalagem.
Lembre-se: massa boa é aquela que é feita e servida na hora. Se você fizer um macarrão, adicionar o molho quente e aguardar 30 minutos, quando for consumi-lo, ele estará cozido demais (porque continua a cozinhar com o calor do molho) e seco pois vai “sugando” o molho. Então já sabe: é da cozinha para a mesa!!!
50 Comments