in ,

Ossobuco ao Vinho Tinto

Eita coisa saborosa que é esse prato! Só provando mesmo!Dessa vez optei pelo cozimento lento, não usei panela de pressão, usei a panela de ferro que é maravilhosa para essa finalidade, pois tem o fundo bem grosso e a tampa bem pesada, o que faz com que não escape o vapor, deixando a temperatura interna bem elevada.

Minha intenção era fazer um ragu (carne desfiada), mas no meio do processo resolvi deixar os pedaços inteiros, por isso não tirei a membrana, mas o ideal é tirar essa “pelinha” que fica ao redor do ossobuco para ele não encolher quando cozinhar. Comecei fritando em azeite 4 pedaços que estavam temperados apenas com sal e pimenta.


Depois de fritos dos dois lados, retirei da panela, e adicionei  (na panela usada mesmo) 1 cebola picada e 2 dentes de alho triturados.
Somei 1 folha de louro, 1 cenoura picada em pedaços bem pequenos e 1 lata de tomates pelados. Juntei 1 envelope de caldo de carne em pó, misturei bem e voltei os pedaços de ossobuco para a panela.
Um talo de salsão também daria muito sabor, mas eu não tinha em casa no dia.
Acrescentei cerca de 1 cálice (uns 150ml) de vinho tinto seco de boa qualidade (vinho que não se bebe, não se usa na cozinha colega!), tampei e deixei cozinhar em fogo lento por quase 2 horas ou até a carne estar soltando do osso.


Servi com couscous (tipo marroquino) só hidratado no caldo de legumes e polvilhado com salsinha. Se liga na dica: se você desfiar essa carne, voltar para o molho e servir sobre uma massa, nunca mais vai querer outro molho, vai por mim!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

26 Comments

Arvorezinha de Natal

Amei Muito!!!