Me bateu uma saudade do Peixe Assado de Arraial d’ Ajuda que comi. Mas claro que eu não lembrava da receita então fiz com o que achei que fosse “a vibe” e tenho certeza que deu para captar a essência.
Em Arraial eles usam muito um peixe que em alguns lugares chamam de “Dourada” e em outros de “Dourado”. Mas atenção, não é o Dourado de rio, é o de água salgada mesmo! Como não tinha por aqui então comprei uma corvina. Sei que tem de água doce mas tem também de mar, mas você pode usar o peixe estiver mais fresco no dia.
O preparo do Peixe antes de assar
Uma parte importante que não pode ser negligenciado e nem feito com pressa é a parte do tempero que fará toda diferença no final. Comece temperando o peixe com antecedência de pelo menos 2 horas (mas lembre que o ideal são 4 horas de marinada) com limão, sal, pimenta e o que mais você quiser.
Deixe então marinando na geladeira para absorver melhor os temperos. Eu faço uns cortes na pele do peixe até chegar na espinha para garantir que o tempero entre melhor. Mas faça isso somente em um dos lados do peixe para facilitar quando for servir.
Na hora de assar, comece preaquecendo o forno em 200ºC.
Regue então um refratário com bastante azeite e forre o fundo com rodelas de batatas e cenoura, tempere os legumes com sal e pimenta e regue com mais azeite. Coloque o peixe sobre esta “cama” de legumes, se preferir coloque umas azeitonas e umas mini cebolas descascadas em volta, mas aí depende do gosto de cada um.
Sobre o peixe espalhe um pouco de colorau, isso é opcional, pois não muda o sabor, mas te garanto que você não vai se arrepender afinal é só para deixá-lo com uma cor mais bonita, e todos amam comidas bonitas. Regue também o peixe com o fio de azeite e então leve ao forno (sem papel alumínio mesmo).
O Segredo está no Tempero
Agora vamos preparar o tempero que vai regar esse peixe no forno, atenção pois esta quantidade de tempero dá para regar 2 peixes grandes e ainda sobra pode ser guardada na geladeira por até 1 mês.
Ingredientes
Use o liquidificador ou mixer para bater os seguintes ingredientes:
- 150ml de vinho branco seco;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre;
- 1 colher (sopa) de ervas finas (mas pode ser o mix de ervas comprado pronto);
- 1/4 de cebola;
- 1 xícara de folhas de coentro (se não gostar use salsinha);
- 1 dente de alho;
- 1/2 colher (café) de pimenta branca moída.
- 1 colher (café) rasa de sal;
Modo de Fazer
Após 15 minutos de forno, regue com o tempero, use pelo menos umas 6 colheradas (sobre o peixe mas não esqueça dos legumes). Volte então para o forno e quando perceber que o molho deu uma reduzida, repita a operação até o peixe estar assado (usei metade do tempero e reguei 3 vezes).
Ficou delicioso!!! Esse tempero (molho) fica muito especial!!!
Mais idéias de Peixe Assado para Você
Por aqui adoramos peixe assado, então se não foi essa receita que você esta procurando, experimente esse Peixe Crocante, mas tenho certeza que você vai amar este vídeo que ensino uma receita de tempero baiano para peixe que é divino!
Deixo enfim uma receita de “quase moqueca” que é muito boa e fácil de fazer, então se você procura um peixe assado de Arraial ou uma moqueca, aqui você consegue reproduzir.
Então depois dessa maravilha de peixe que te mostrei, não esquece de deixar seu comentário! Ou se fizer e postar me marca que eu adoro conferir o que vocês fazem!
69 Comments