A Epopéia da Lagosta

No auge dos meus 32 anos eu me perguntei: “Porque raios eu nunca comi lagosta?”.Bem, eu sempre morei no “interior do interior do interior” antes de me casar e a praia mais próxima ficava uns 700 km de distância e o segundo motivo é o preço absurdo cobrado nos restaurantes.

Essa semana ao fazer compras no Extra (hipermercado) me deparei com uma placa em letras vermelhas que piscavam para mim: “Lagosta Inteira R$ 29,00kg“.

Com toda minha ignorância e pelo “porte” da bicha eu achei que a lagosta pesava uns 5 kg, mas o “chef” da peixaria, um senhor muito simpático natural do Espírito Santo e caiçara de origem viu minha cara de curiosa e foi logo falando: “tá barata moça, quase o preço que se paga no porto“.Então tomei coragem e perguntei: “quanto pesa aquela, a maiorzona?”. Surpresa total com a resposta: Cerca de 900 gramas.

Fiquei numa alegria só por ter uma lagosta enorme pelo preço de uma “encostada” no McDonald’s, mas, em seguida olhei para aqueles seres assustadores, parecidos com aliens, deitados sobre a cama de gelo e pensei: “Jamé! No Fucking Way! Meda! Ela vai pular na minha cara!”.Dessa vez, a intervenção veio do marido: “Leva logo, eu ajudo” e foi reforçada pelo peixeiro: “Leva moça, você não vai se arrepender… cozinha só com água e sal… é fácil de limpar…“Levei a bicha para casa. Tinha a opção de comprar duas caudas congeladas pelo preço da bicha inteira, mas optei por levar a “menina” fresca! Devia ter comprado duas frescas!

O Marido fez assim (no início eu fiquei só de olho):Lavou bem, botou num panelão com água e sal apenas (li que tem que levar a lagosta ao fogo com a água ainda fria), deixou ferver por 3 minutos, tirou da panela e colocou embaixo da torneira para interromper o cozimento (é a mão do marido que segura a bicha na foto aí de baixo).


O peixeiro havia nos dito para partirmos a cabeça e as patas pois lá também havia carne, optamos por “desconectar” a cauda e nos livramos do resto rapidinho, se tinha alguma coisa lá, optamos por não saber. Até aqui, tudo muito simples!

Quando sobrou só a cauda do alien da lagosta, eu assumi a parada:Eu vi um vídeo dessa receita no YouTube e ficou fácil. Deitei a cauda numa tábua de madeira e com uma faca MUITO grande e afiada cortei a casca no sentido longitudinal (na verdade eu só finquei a faca e o marido acabou o serviço).

Logo que você partir a cauda, acredite, você vai saber o que deve ser retirado e o que deve ser comido (nada assustador). Depois da cauda limpa sobrará esses dois lindos pedaços! Tirei a carne com um garfo e reservei a “casca”.

Refoguei cebola na manteiga, adicionei a carne, temperei só com sal e pimenta e voltei a carne para dentro da casca. Essa etapa é rapidíssima senão endurece a carne ok?Por cima coloquei um pouco de molho branco (bechamel básico, a única diferença é uma colher de mostarda dijon), salpiquei parmesão e levei ao forno por 10 minutos.

A Katia (do Rainhas do Lar) tinha toda razão quando dizia que é importante que toda pessoa coma lagosta pelo menos uma vez na vida! Pelo preço do lanche do palhaço quero lagosta 4 vezes por semana!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

36 Comentários

  1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….. Choraaando de rir aqui! Esse merece ir para o mural dos seus melhores posts, um livro, sei lá! Fiquei com água na boca, mais devido ao preço… Fica para quando viajar mesmo! Se você está longe da praia, imagina eu que moro no coração do Brasil, em Goiânia-GO? Aqui é um absuuuurdo! Me divirto com sua experiência, está óootimo! Um beijão! 😉

  2. Adoro Panelaterapia acho fantastico as receitas e o modo como e passada…Amei a receita vou tentar por aqui…na minha terrinha abençoada a lagosta sai na minha peixaria de confiança a R$ 25,00 o kilo tem uma variedade chamada sapateira que tb é uma delicia diferença só na aparencia inclusive muito mais carne pois não a cabeça da lagosta tradicional ela e como aproveita-se tudo….. curiosidade e o carangueijo alguma de vocês ja comeram? o que acharam?…..beijão e parabens panelaterapia

  3. Débora disse:

    Tati, você já voltou a fazer lagosta depois disso ? Tem algum novo truque pra ensinar ??
    Beijo

  4. Naza disse:

    Conheci seu site há pouco tempo procurando receitas, estou amando!! Nosso rir muito com a história da lagosta. Sou do nordeste e acredite senti a maior pena quando vc disse ter jogado fora a cabeça da bichinha rss
    Pode acreditar é uma delícia rsss. Na próxima vez não dispensa não tá?!! Ahhh tenta umdia fazer com leite de coco… hummmmm e como gosto mais!!

  5. Roberta disse:

    O visual do seu blog é lindo!

  6. Glau disse:

    adorei sua seqüencia de fotos! =)
    o medo é mais da nossa cabeça, né? na real nem é tão assustador assim..

    bjao e parabéns pelo prato!
    Glau

  7. gasparzinha disse:

    Cozinhada por mim, nunca comi, mas adoro lagosta.
    Eta mulher de iniciativa! 🙂

    Beijinhos.

  8. SHIRLEY BOFES disse:

    AI MEUS TEMPOS DE GLORIA AHAH COMIA LAGOSTA 14 DIAS POR ANO AHAH
    SO QUANDO IA COM A VERA PARA FORTALEZA – MACEIO
    AHAHHA AGORA MALE M'A TO COMENDO CAMARAO
    BRINCADEIRA TATI
    VOU COMPRAR PARA FAZER AQUI PARA A SUA MAE PROVAR
    SE VC FEZ EU TAMBEM CONSIGO

  9. Tânia Saj disse:

    kkkk ri muito com a sua epopéia, Tati….e sua cara com o "alien" também….
    Olha, já comi, já preparei (comprei em Fortaleza bem baratinho) mas ainda prefiro um bom camarão médio, acho mais saboroso.
    Mas como vc disse, pelo menos uma vez na vida há que se experimentar, né???
    Seu prato ficou lindo!
    Bjs

  10. Fla disse:

    Então… rs… eu acho que não consigo comer.
    Já tentei provar em restaurante, mas ela já prontinha não me desceu direito.
    Quero ver quando eu for viajar se eu vou ter coragem de provar de novo, afinal vou pra um lugar onde se come peixe, camarão, lagosta e frutos do mar no café da manhã, almoço e jantar…rs.

    Lindo seu prato.
    Beijão,
    Fla

  11. Nayara disse:

    Ah, amiga gostei da cara da lagosta. Deve ter ficado uma delicia, mas sinceramente gostei muito, mas muito mais do tua aventura em prepará-la! Divertidissimo ler tua postagem kkk.
    Por falar em lagosta tu sem querer me estimulou a prepará-la. Realmente é hiper, super, pra lá de cara essa bichinha,mas que moro a menos de 100 metros da praia, uns 60 metros. È atravessar avenida, dar uns passinhos e estou na areia da praia. Da minha janela vejo os barquinhos pesqueiros. Vou perguntar quanto esta custando a lagosta aqui.Nunca fiz, mas já comi muito.
    Gosto de teu jeito de cozinhar e de escrever. Faz bem para a barriguinha e a alma.
    Beijos mil no seu coração.

  12. SoraiaSilva disse:

    Nunca preparei lagosta em casa.. mas ao ver o seu post fiquei com vontade!!
    Inclusivé, lembrei-me de uma lagosta que comi o ano passado na REP. DOMINICANA… Hummm, que delícia e que saudades!! :p
    Beijinhos*

  13. Carol disse:

    Confesso que também fiquei com vontade de lagosta depois do post da Katita… rs..
    Incrível o que aquelas rainhas fazem conosco… rs..
    Parabéns por deixar-se aventurar!! rs.. Deve ter ficado uma delícia, hein?!
    bjos

  14. Como sempre, arrasou, Tati!
    Parabéns pela coragem de aventurar-se por "mares desconhecidos", por compartilhar a aventura e pela magnifica apresentação do prato!
    Bjs e uma otima semana!

  15. micas disse:

    Hahaaaaa! Amiga o que eu me ri desta tua aventura, mas valeu a pena, é um piteu super delicioso. Por aqui não é muito caro mesmo assim.
    Beijinhos linda

  16. nossa, sou doida pra comer lagosta! ainda não deu acredita??
    preciso colocar na minha lista de coisas a fazer, rs!

  17. Oi Tatiana,
    Adorei sua visita ao meu blog, volte sempre!
    Também não conhecia o Panelaterapia e achei realmente de ótima qualidade, e tem personalidade que é o principal. Fiquei com vontade de comer lagosta! Já está add aos meus indicados.
    Bjos

    Fabiana
    Figos & Funghis

  18. Tati, eu não compro devido ao preço, já comi uma vez e amei…menina vou ao Extra ver se acho por aqui um preço desses tá muito barato, em média são 50,00 para mais o kilo, o que ele falou tá certo, o preço que vc pagou foi de porto mesmo. To babando na foto assim não vale,
    bjs
    Paula

  19. Fatias Douradas disse:

    Bem, que epopeia! Gostei muito deste post.
    Bjs

  20. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Chorei de rir aqui! Já comecei a rir do titulo do post! Ai Tati também nunca comi lagosta! Sempre tive vontade e também moro no interior do interior! Hahaha… Amei as fotos! Se eu comprasse uma acho que a saga seria muito parecida! Adoreiiii… Bjinhos e tenha uma semana maravilhosa!

  21. disse:

    LOL o k já me ri com a vossa aventura!
    Olha eu também nunca comi lagosta… mas eu acho que não teria coragem de a levar viva para casa!!! LOL
    As fotos tão um máximo e o resulto foi obviamente muito bem sucedido!!!
    Parabéns!

  22. Fe. disse:

    Tati , nuca fiz lagosta, mas me animei a fazer!!hehe…ficou linda demais!!
    Adorei o post!
    Bjs Fe. 😉

  23. Adorei sua aventura com a lagosta. Parece uma delícia. Nunca fiz eu mesmo, sempre como dos outros, dá menos trabalho 😉

  24. Tangerina disse:

    Adoro Lagosta e Amei a sua história 🙂
    Mas aqui na Europa é um preço absurdo, para você ter uma ideia deve estar nos 60 dolares por kilo :((

    Beijinhos,
    Carlota

  25. Gina disse:

    Adoro comer, mas preparar nunca me atrevi. Onde comi bem e me deliciei foi em Fortaleza.
    No meu aniversário fomos a um restaurante que considero o melhor em frutos do mar da cidade. Os camarões feitos de muitas formas estavam maravilhosos, sem exceção, mas a lagosta… Não tem jeito, estamos longe do mar…
    Dá trabalho esse bichinho, mas vale a pena, não?
    Bjs.

  26. Anônimo disse:

    Bom dia!

    Aí eu canto aquela música nunca vi nem comi só ouço falar rs…
    Ficou belo o prato.

    Há fiz novamente sua receita de cookie e dessa vez add Damasco ficou muito melhor que as uvas passas no meu gosto te adoro.
    Boa semana e essa quero bem ligth pois sábado é meu aniversário e tem bolinho aqui.

    Bjão
    Flavita

  27. Eu nunca comprei mas já comi em arroz de marisco e outros pratos que levam marisco. De facto é optima e aqui também é cara!!! Ficou maravilhoso.Beijos

  28. Vicentina disse:

    Meu Deus, isto deve ter ficado muito bom e ficou muito chic.
    Tbm nunca comi lagosta.
    Bjs

  29. MEU CANTINHO disse:

    Humm! Nunca comi, mas tá com um cara óooootima

  30. Tua lagosta ficou um show!

  31. Rachel disse:

    Uau! Eu também quero!!! Nunca comi e muito menos cozinhei uma lagosta…assim como você sempre achei cara demais, para o que sobra depois das peripécias de preparação. Mas, a esse preço, quem sabe, se achar por aqui, vou tentar. Beijos!!!

  32. Ah Tati, eu tb nunca fiz lagosta, mas adoro come-la já prontinha. Vi a sua me animei, só falta o marido que saiba ajudar o daqui não sabe nem se existe vida na cozinha!!
    Qualquer hora vou tentar.
    Li seu perfil e achei muito engraçado temos muita coisa em comum.
    bjs
    Maura

  33. Tati, só a tua cara olhando para o alien, já merecia meu comentário!!!KKKKK!!!!
    Vou criar coragem e enfrentar também!!!
    Mas de caviar num gostei nem um pokinho…Bjs

  34. Sem medo da lagosta, Tati! E mais facil q alcachofra… rsrsrs
    Bjs