Padre Nosso com Ragu

Padre Nosso é o nome desse macarrão, que é bastante usado em sopas, mas para este prato pode ser usada qualquer massa. Ragu: Do Francês ragoût. Carnes ou aves cortadas em pedaços pequenos e regulares, cozidas no molho, vinho ou água, formando um ensopado substancioso. Traduzindo: “molho”.

Receita para 2 pessoas que comem muito bem:
600 g de carne cortada em cubos (usei paleta bovina);
1 cebola pequena picada;
2 dentes de alho espremidos;
1 cenoura picada (em pedacinhos muito pequenos);
6 azeitonas verdes picadinhas;
1 envelope de caldo de carne em pó.
2 tomates grandes sem pele e sem semente picados;
100 ml de vinho tinto seco;
100 ml de molho ou extrato de tomate sem tempero;
Temperos a gosto: usei sal, cheiro verde, louro e pimenta.

Tempere a carne 2 horas antes como preferir (usei sal, pimenta e molho de soja – shoyu). Carne boa para Ragu é músculo, paleta, ossobuco ou qualquer uma que você use para fazer carne de panela.

Refogue em uma panela grande com um pouco de óleo a cebola e na seqüência adicione o alho, antes de dourar junte a carne. Frite os cubos de todos os lados até estarem dourados.

Acrescente a cenoura, as azeitonas e refogue mais um pouco. Some os tomates picados, quando começarem a soltar água polvilhe o caldo de carne em pó e misture bem. Junte o vinho, folhas de louro, o molho de tomate e deixe reduzir. Se for preciso, acrescente um pouco de água fervente para deixar o molho mais ralo.

Esse molho tradicionalmente fica em fogo baixo cozinhando até que a carne fique bem macia, mas eu não tinha tempo suficiente e mandei bala na panela de pressão por 20 minutos (acrescentei mais água antes de levar à pressão, mais ou menos uns 200ml).

Tire a carne do molho e desfie grosseiramente, volte a carne para dentro do molho e deixe ferver em fogo baixo até engrossar bem (uns 15 minutos). Se preciso corrija o sal (não usei) e adicione pimenta (do reino moída na hora).
Sirva sobre polenta mole ou massa da sua preferência.
Usei mais ou menos 1/3 do pacote de macarrão. Cozinhei a massa al dente, cobri com molho, adicionei um pouquinho de cheiro verde picado, queijo parmesão ralado grosso e corri pro abraço!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes