Capeletti Caseiro

É totalmente possível fazer massa em casa, mesmo sem cilindro. E o melhor: é fácil!! Um pouco trabalhoso dependendo do tipo, mas o prazer de comer massa fresca que você mesmo preparou compensa!Quando eu compro carne moída (sempre compro patinho), gosto de temperar com antecedência, e não durante o cozimento como a maioria das pessoas faz.

Faço isso porque assim ela ganha uma enorme versatilidade: faço hambúrguer, almôndegas no forno, o que der na telha. Tempero com alho espremido, sal, pimenta, salsinha, azeite, mostarda e molho de soja (shoyu).

O recheio do capeletti rende horrores porque você usa um tiquinho de nada em cada um, então as sobras eu fiz bolinhas e levei para assar. Essa receita é para 2 pessoas.

Para o recheio do Capeletti:
Usei 200g de carne moída temperada e 1 ovo.
A receita pedia para processar, mas usei o mixer e deu super certo. Fica com consistência de um patê grossinho.

Para a massa:
1 copo de requeijão de farinha de trigo;
2 ovos;
1 pitada de sal.

Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa. Se preciso coloque mais farinha. Eu gosto de bater os ovos antes e ir colocando aos poucos, assim se a massa ficar seca consigo adicionar por exemplo, 1/2 ovo.

Polvilhe uma superfície com farinha, abra a massa com um rolo e apare as beiradas formando um quadrado. Com as aparas de massa dá p/ fazer mais uma leva repetindo o processo.Corte quadrados com cerca de 5 X 5cm (mais ou menos).

Coloque um tiquinho de recheio e feche formando um triângulo. Eu gosto de molhar os dedos e passar nas bordas antes para fechar melhor.Junte as pontas do triângulo e dobre para trás a pontinha que ficou para cima (veja a foto).


Coloque bastante água com sal para ferver e adicione os capelettis. Depois que eles subirem e ficarem boiando na superfície, deixe mais 2 minutos. É só servir com o molho de sua preferência. Servimos com molho ao sugo e mussarela porque estamos “pegando leve” na comilança!

Dica: Quanto mais fina ficar a massa, mais gostoso fica. É importante dizer que eles “crescem” bastante depois de cozidos.Também devo dizer que sobrou 2/3 do recheio!

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

57 Comentários

  1. Helen disse:

    Olá !

    Fiz os capelettis hoje para o almoço, ficaram super duros … Que jogasse na cabeça de alguém, matava ! O que sera que fiz de errado?

  2. Comi hoje, pela promeira vez, um capelletti, destes mesmo congelados. Já gostei de cara e quando vim procurar uma receita, dei de cara com esta: Bem explicada, fácil e com ilustrações!! Uma maravilha pra quem nem sabia o que era a tal massa. Obg. Vou testar pro jantar!

  3. Renata Genari disse:

    Ola….Acabei de fazer, mas o recheio eu fiz com carne moida refogada, ficou uma delicia todo mundo aqui em casa gostou e repetiu :), mas to querendo comprar akelas maquininhas pra deixar a massa fininha pq no rolo é cansativo rs.

  4. Olá Tati, bom dia!
    Amei a receita, adoro seu blog tbm.
    Mais fiquei com uma duvida, a carne é utilizada crua pra rechear ?
    Desde ja agradeço sua atenção e tbm por todas as receitas incríveis q peguei aqui!

    Patricia

    • Oi Patrícia, sim é carne crua, temperada conforme citei no começo do post e com um ovo. Se possível processar. Como vai pouquinho recheio ele cozinha com o calor da fervura, ao cozinhar a massa.
      Bjs

  5. Tati, só eu mesmo, hoje vim pra frente do computador com o meu caderninho de receitas, pra anotar a receita do tempero do frango clássica e de um molhinho básico de salada que você postou em janeiro, pra eu não precisar ligar o computador toda vez que vou fazer frango ou que o molho da salada acaba.
    Me diz, procurei no google receita de capeletti caseiro e vim parar aqui de novo.
    Esse teu blog é uma enciclopédia de culinária, agora vou apelar pra área light, que eu e o maridão estamos tentando fazer um regiminho.
    Beijos e parabéns pelo seu maravilhoso trabalho com o blog!

  6. fatima disse:

    ola quero que me mande algumas receitas de recheio,adorei a maneira de fazer a massa e dobrar,eu ja faço o talharim p/ vender.
    obrigada.

  7. Jacqueline nunca armazenei, só faço p/ comer na hora, mas já me disseram que dá para congelar já cozido. Mas fico devendo informações mais precisas.
    Bjs

  8. Anônimo disse:

    Oi Tati, conheci agora o seu site, maravilhosoo!!! Em relação a essa massa, qual a durabilidade??? quantos dias eu posso conservá-la na geladeira??? Jacqueline

  9. Anônimo disse:

    Muito boa noite… recentemente fiz uma grande descoberta!!!! seu blog… realmente as receitas são muito bem explicadas, sou recém casada e procuro fazer meu melhor na cozinha para que meu marido não sinta tanta falta da comidinha maravilhosa da minha sogra….parabéns e sucesso!!! Ingrid

  10. rita alves disse:

    tatiana, parabéns o blog é uma delícia vou fazer o capeletti caseiro vc é nota 1000 bjs.

  11. Anônimo disse:

    Querida, amei sua receita, fiz ravioli outro dia e agora , com sua dica maravilhosa, vou fazer capaletti.
    Ah! Também adorei sua resposta para a anta que visita seu site, pega receita, e ainda faz perguntas idiotas, sem comentários…Oparabéns mais uma vez!

  12. Lívia disse:

    adorei sua receita é rápida e gostosa.

  13. Luciana disse:

    Tatiana adorei essa receita,estava procurando fotos do passo a passo e só achei coisas complicadas,esse está super legal amei o que é bom tem que ser compartilhado vou indicar no meu blog
    Obrigada
    Luciana

  14. Oi Tatiana!
    É, essa receita me fez lembrar o quanto é gostoso comer massa caseira…
    Tanto tempo que não como…
    Adoro massas no geral!
    E é bom ter uma receitinha assim para fazer pequenas quantidades, assim a gente não precisa ficar calculando as frações da receita pra 1Kg de trigo, que é o que normalmente encontramos.
    Valeu mt! Bjs

  15. Drika disse:

    Menina, ficaram lindos! Parabéns!

  16. Luciana disse:

    Nooossaaa Tati, que delícia!!! Realmente massa caseira é muito melhor, eu nunca fiz… um dia vou experimentar… deu água na boca!
    Sabe que eu tô a um tempão querendo comprar um moedor de pimenta desses de madeira, mas só acho com preço bem salgado… mas com certeza deve ser muito melhor que a pimenta vendida já moída.
    Bjos, Lú.

  17. Rachel disse:

    Tati, gostaria de ter essa sua paciência…fazer capeletti um por um, não é comigo, mas sem dúvida que o sabor é incrível, massa caseira é bem melhor!
    Afoto do prato pronto está de dar água na boca…Parabéns!!!

    Bjuss!!!

  18. Dani Franken disse:

    Tati, agora sou eu que faço as pergunta idiotas:

    1) Processo a carne crua?

    2) E o ovo cru com a carne, como?

    Tbm pode responder aqui mesmo que eu 'vórto'.
    bj
    Dani

  19. Cuca disse:

    Adorei o seu passo a passo!!! Mas mesmo assim ainda não tenho coragem para me aventurar a fazer massa em casa… Mas o aspecto é óptimo!!
    Beijos*

  20. Mary disse:

    Olá,Tati!
    Que massa deliciosa,com um aspecto excelente,e decerto muito saboroso. O aspecto é bastante convidativo!

    Bjinhos,
    Bom Fim de semana

  21. Espectacular!!!
    Adoro massas…para esta é preciso uma boa de dose de paciência…mas o resultado compensa!
    Bjinhos

  22. Vero disse:

    Muito Obrigada! … Você responde muito rapido! 😀

  23. Vero

    Obrigada por acompanhar o blog!
    Acho que usar apenas farinha integral deve ficar uma massa muito pesada, mas usar uma parte de farinha integral e uma de farinha branca deve dar certo sim.
    Bjs

  24. Vero disse:

    Oi, Tatiana…eu sigo seu blog desde argentina…adoro seus receitas…sabe se da para fazer os capelettis com farinha integral? Obrigada, Vero.

  25. Letícia, anônimo e que mais interessar…

    Me desculpe se eu fui grossa. Comunicação escrita é assim. A gente interpreta mal às vezes.
    Você foi "econômica" no seu comentário e abriu precedente para interpretações errôneas.
    Sorry, se foi o caso.

    Eu erro várias vezes…. que bom… a perfeição deve ser tão chata! Mas sempre peço desculpas se achar que devo. Me desculpe, mas não consegui adivinhar sua intenção.

    Assunto encerrado.

  26. isabel disse:

    Tatiana, as coisas que você me tem ensinado menina!! Feliz dia que descobri este blog!
    beijinho e muito obrigado!!

  27. Mari Serezani disse:

    Oi Taty..
    Adorouuuro capeleti e o seu ficou maravilhoso…
    Deu agua na boca!
    Vou tentar encarar uma massa caseirinha aqui..
    Vamos ver se mando bem!
    Bjão linda
    Fica com Deus

  28. Anônimo disse:

    achei q o "Dúvidas? Críticas? Sugestões? Elogios? Manda bala! Comenta!" significava um canal aberto para comunicação.

    sua atitude foi péssima!

  29. Letícia disse:

    tatiana, eu nao estava julgando se era certo ou errado vc fz propaganda… soh queria saber se era financiada ou nao pra saber se eu ia comprar ou nao o produto… pq vejo q vc indica mt, queria saber se era amor demais pelo produto…

    sempre segui seu blog assim como sigo a vaaarios outros pelo meu reader, mas no meio de tantos posts fiquei com preguiça de procurar o começo da parceria pra reler o post, por isso perguntei aqui. esperava um tratamento melhor. nao precisa ser GROSSA!

    nao sou "NÊGA".

  30. Tamy disse:

    adoro massa caseira… mas como vc já deve saber… marido quebrou o rolo de macarrão aqui de casa!!!!

    beijok

  31. Adorei o passo-a-passo e a explicação,…
    Óptima sugestão….
    Beijinhos

  32. Márcia disse:

    Adoro capeletti, se for caseiro melhor ainda!!! desse jeito td explicadinho que vc fez, ficou facinho de entender como fazer….super simples…vou fazer, bjs.

  33. Eliana Pessoa disse:

    TATI ADORO MASSA QUANDO FAÇO MASSA FRESCA GOSTO DE FAZER TALHARIN PORQUE ME ENROSCO TODA COM OS MODELINHOS NUNCA CONSIGO ACERTAR! KKK
    BJIM

  34. Gina disse:

    Tati, fiquei com muita vontade de fazer capeletti. Seu passo a passo está muito bom.
    Já fiz algumas massas e não tem comparação com as industrializadas.
    Além disso, quando a gente faz em casa, dá pra caprichar mais no recheio, já que os comprados não vem quase nada dentro…
    Bom final de semana!

  35. Tati, adorei os capelettis, ficaram lindos! Que capricho o seu! Também adoro fazer massa caseira, mas faço mais as massas longas. Das massas curtas quando faço é ravioli que acho menos trabalhoso que o capeletti. Essa sua massa deve ficar divina em sopas, vou testar com certeza.
    Bjinhos

  36. Tati estou indo daqui a pouco fazer uma massa caseira vou ficar de olho nas suas dicas, porque quando faço uso a máquina de macarrão, que é pesadona, mas uma blogueira falou que dá prá fazer na MFP, então vou tentar, acho um pouco duro de amassar.A sua ficou na conta!
    Depois te conto da minha!
    bjs

    Maura

  37. Abelha Maia disse:

    Tati, parabens pela massa caseira, tudo perfeito, e muita paciência…hehe.
    Eu carne tb tempero e deixo a ganhar gosto.
    Tu 5 estrelas.
    bjsss

  38. Oi Tati, estou na Itália ha' 2 anos e até hoje nao fiz "una bella pasta" na minha casa – que vergonha!
    Perfeitos teus Capeletti!
    Bjos
    Léia

  39. Bá Maglia disse:

    Tati, que massa linda!!! E o molho?! Uma lindeza só!

    Beijos

  40. Talula disse:

    Tatiana, tem feito tanto calor aqui, que meu cilindro está esquecido…
    Massas só no outono!
    Mas cá entre nós, eu adoro um cappeleti!

  41. Como é fácil, caramba, nunca imaginei que fosse assim tão fácil, a foto ficou um petáculo em amiga, fala sério, amei! Comia muita massa caseira quando minha vó era viva, o macarrão dela era demais! Bjinhos

  42. Iliane disse:

    gostei do passo a passo de fazer a massa..com certeza..massas feitas em casa são as melhores!!bjus querida..li

  43. Danieli C. disse:

    Receita maravilhosa, ainda mais para a "gringa" aqui! Vou fazer com certeza. E que barbada! Beijos

  44. SoraiaSilva disse:

    Que comidinha gostosa amiga :p
    Beijinhos*

  45. Que óptima explicação, e que refeição fantástica!
    Obrigado.

  46. Larana disse:

    Uma receita que vou ter que levar comigo, pois cá em casa adoramos estas ideias originais e super simples.

    Uma perguntinha minha querida, estou a pensar em fazer a massa na mfp, achas que terá o mesmo efeito?????

    Beijinhos doces:))

    http://www.laranaetachos.blogspot.com

  47. Letícia,

    Se você acompanhasse o blog desde o início saberia da minha parceria com a Tirolez.
    Eu indico porque confio e consumo, assim como já indiquei vários outros produtos.

    O que eu ganho?
    – Dividir informações sobre bons produtos
    – Possibilidade de sortear produtos execelentes paras as pessoas do BEM (ou não) que estão sempre por aqui.

    Ah, quer saber?
    Não lhe devo satisfação sobre o que eu indico ou não aqui, até porque quem paga o provedor sou EU nêga!

  48. Dani disse:

    Nunca fiz capeleti, mas comidinha caseira é a melhor! =)

    Beijo

    Dani
    http://danielasbistro.blogspot.com/

  49. Yuri Stávale disse:

    Adorei! Amo fazer massas caseiras, mas nunca tentei o capeleti!
    beijos

  50. Leticia disse:

    vc ganha alguma coisa pra fazer propaganda da tirolez? vi vááárias indicações sobre a tirolez em varios posts 🙂

  51. Fe. disse:

    Tati, massa caseira é outra coisa mesmo…geralmente eu faço talharim…sempre achei que capeletti fosse mais complicado…sabe né…dobra pra cá , dobra pra lá..rsrs….o outro é cortar e pronto..hehe..mas com esse seu capricho e essa foto linda dá até animo de fazer!!

  52. Fofinha !!! disse:

    Ola

    Amei a receita, e só nao vou fazer por enquanto por causa que vou querer comer muito..rsrs
    Mais assim que der vou mesmo fazer, adorei o passo a passo, e meu deu ate agua na boca.

    Bom fds!!

Deixe uma resposta