Capeletti Caseiro

É totalmente possível fazer massa em casa, mesmo sem cilindro. E o melhor: é fácil!! Um pouco trabalhoso dependendo do tipo, mas o prazer de comer massa fresca que você mesmo preparou compensa!Quando eu compro carne moída (sempre compro patinho), gosto de temperar com antecedência, e não durante o cozimento como a maioria das pessoas faz.

Faço isso porque assim ela ganha uma enorme versatilidade: faço hambúrguer, almôndegas no forno, o que der na telha. Tempero com alho espremido, sal, pimenta, salsinha, azeite, mostarda e molho de soja (shoyu).

O recheio do capeletti rende horrores porque você usa um tiquinho de nada em cada um, então as sobras eu fiz bolinhas e levei para assar. Essa receita é para 2 pessoas.

Para o recheio do Capeletti:
Usei 200g de carne moída temperada e 1 ovo.
A receita pedia para processar, mas usei o mixer e deu super certo. Fica com consistência de um patê grossinho.

Para a massa:
1 copo de requeijão de farinha de trigo;
2 ovos;
1 pitada de sal.

Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa. Se preciso coloque mais farinha. Eu gosto de bater os ovos antes e ir colocando aos poucos, assim se a massa ficar seca consigo adicionar por exemplo, 1/2 ovo.

Polvilhe uma superfície com farinha, abra a massa com um rolo e apare as beiradas formando um quadrado. Com as aparas de massa dá p/ fazer mais uma leva repetindo o processo.Corte quadrados com cerca de 5 X 5cm (mais ou menos).

Coloque um tiquinho de recheio e feche formando um triângulo. Eu gosto de molhar os dedos e passar nas bordas antes para fechar melhor.Junte as pontas do triângulo e dobre para trás a pontinha que ficou para cima (veja a foto).


Coloque bastante água com sal para ferver e adicione os capelettis. Depois que eles subirem e ficarem boiando na superfície, deixe mais 2 minutos. É só servir com o molho de sua preferência. Servimos com molho ao sugo e mussarela porque estamos “pegando leve” na comilança!

Dica: Quanto mais fina ficar a massa, mais gostoso fica. É importante dizer que eles “crescem” bastante depois de cozidos.Também devo dizer que sobrou 2/3 do recheio!

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.