Rocambole de Calabresa

Mais uma ideia para você utilizar a “massa para salgados assados” (receita da massa aqui).  Abra a massa não muito fina, espalhe fatias de queijo, calabresa bem picadinha (ou moída no processador), orégano e enrole. Corte fatias (com uma faca grande e afiada), arrume na assadeira e leve ao forno pré aquecido em 200º até ficar com cara de assado.

“Tati, você nunca diz o tempo de forno, por que?”

R: Cada forno tem suas peculiaridades uma receita pode levar 30 minutos para ficar pronta no meu forno e 45 minutos no seu forno. Portanto cada um tem que se acostumar com o tempo do seu forno. Depois de 20 minutos pode abrir o forno e ir testando que não vai acontecer nada com sua massa ok? * Pela nova regra ortográfica a palavra ideia agora não é mais acentuada, assim como “assembleia, plateia, geleia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico”.  

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes

Tatiana Romano
por Tatiana Romano Criadora do Panelaterapia Conheça a Tati

Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

57 Comentários

  1. waTa disse:

    só tenho q dizer que mesmo sendo um desastre na cozinha, sua massa sempre dá certo. Nem uso mais o processador, faço na mão mesmo e é uma coisa a menos pra lavar.

  2. Oii Tati…

    Moro nos USA fazem 7 anos e achei seu blog semana passada.
    Muito obrigado por trazer um pouquinho do meu Brazil p. meu dia a dia com essas receitas que sao tudo de bom. Eu amo cozinhar e ja to empolgadissima p./ tentar todas. O maridoooo piraaaaa. hahahaha….
    Fiz essa receita ontem p; receber uns amigos do meu marido em casa e eles amaram. A americanada ficou locaaaaaaa com a massa feita em casa. hahaha. Muito obrigado pelas dicas e por esse blog maravilhoso.
    Beijao flor!
    Roxy, Winston-Salem, NC

  3. Oi Tati!! Achei seu blog sem querer ano passado,quando procurava uma receita para cozinhar leite condensado,salvei aqui e de vez em quando dava uma espiadinha,como vou me casar e não sou nenhuma dona de casa, ando bisbilhotando com mais frequência,e tenho certeza que seu blog ira me salvar sempre kkkkkkk .Amo a forma como ensina suas receitas, e esse fim de semana irei testar a primeira… bjokas ja sou su fã 🙂

  4. Carla disse:

    Boa tarde,
    Isso parece uma delícia, mas gostaria de saber quantas rodelinhas renderam essa receita???

    Bjs,
    Carla

  5. Acabei de fazer e comer! Massa macia, deliciosa, a ideia de cortar super diferente.

    Detalhe: sou péssima de cozinha! Esta massa será a minha redenção e irá para o caderno de receitas "de sempre" junto com a torta de liquidificador (quem não tem as "14 colheres de farinha de trigo"?) e a Nega Maluca do Chocolate em Pó do Padre.

    Obrigada!

  6. Essa receita é ótima, uma delícia e muito fácil de fazer.

  7. Eu fiz essa receita, ficou deliciosooooooo!

  8. pri disse:

    olá tati, acompanho seu blog diariamente e resolvi escrever justamente neste post, faço o rocambole que além da calabresa acrescento requeijão e fica assim irresistível, e outra levo para vender na faculdade, minhas colegas amam, obrigado por dicas incrivelmente deliciosas, abraços

  9. Tati disse:

    Tati, fiz a sua receita de massa para salgado. Acho que errei a mão em alguma coisa.. a massa ficou simplesmente deliciosa mas por dentro ela não ficou macia.. lembrava bolo solado… mas meu marido e eu comemos o tabuleiro todo!!rsrs Vou fazer novamente pra ver se acerto. Bjsss

  10. Que legal Lucilene! Que venda muuuuito!
    Bjs

  11. Lucilene Caldas disse:

    Tati,gostei do seu blog.É a primeira vez que faço a sua receita.Fiz o Rocambole de calabresa pra testar, nunca tinha feito salgado nenhum, e deu super certo.Tão certo que vendi; pois faço trufas, bombons pra vender pra ajudar no meu orçamento, estou sem trabalhar fora, só em casa cuidando das crianças etc…E vou me aperfeiçoar também nos salgados com todas as suas dicas!
    Obrigada!
    Bjs.

  12. Pri Guedes disse:

    Tati do Céu…..fiz esse rocambole no sabado pro cafe da tarde pra receber meu tio na minha casa e claroooooo foi o maior sucesso graças a VC…amo seu blog e estou viciada…meu amor, familia e amigos agradecem tb…bjaoooo

  13. Anônimo disse:

    Eu fiz esses dias,ficou igualzinho,tirei até foto,rsrs.Parabens pelo blog,achei a receita mto criativa só tive um pouco de receio pois nunca havia feito massa com fermento biologico,mais deu certo e ficou uma delicía.Com certeza farei outras vezes e tentarei outros recheios.Bjos.

  14. Eline Prando disse:

    Olá
    Fiz esse rocambole hoje e adorei, a massa é absurdamente delicada. Muito bom mesmo.
    Postei no meu blog com créditos e link.
    http://melepimentareceitas.blogspot.com/2011/08/rocambole-de-calabresa.html

    Beijo

  15. Talita Alves disse:

    Tatiii!
    Peguei essa receita e dei para mamys fazer…. Meninaaaaaaaa, coisa boa é essa massa! Nossa, passamos mal de tanto comer em casa! Hahahahaha..
    Ela fez duas receitas da massa e nos rendeu: enroladinho de salsicha, bauruzinho, pão recheado de linguiça com queijo e azeitona, esfiha de carne e ela inventou um quadradinho de pizza.. Aiii que delícia!!!!! Agora estamos pensando em usar essa massa e recheá-la com doce de banana ou goiabada! Hahahahahaha…
    Obrigada pelas receitas maravilhosas, viu?! Amo de paixão o seu blog e entro aqui quase todos os dias!
    Tenha um excelente final de semana!
    Beijos!

  16. Anônimo disse:

    Oi Taty,
    Mais uma vez : Amei!!! Fiz esfiras ontem e usei a sua receita pois nao havia trazido a minha… Que massa boa e olha q ela ficou ainda melhor hj de manha !!!(rs)
    Estamos de ferias na cidade do meu marido… uma cidade bem pequena no meio dos USA q se chama Indianola no estado de Iowa, por aqui soh se come milho no verão ( q por sinal o melhor q já comi na minha vida), entao pra variar quiz fazer uma comidinha bem 'brasileira'… E todo mundo amou!!!

    Thanks Taty

    Bjuxxx com sabor de esfira do Panelaterapia

    Dani brennan

  17. Isa J. disse:

    Ontem eu fiz aqui em casa! Foi um show,todos amaram,eu amei e rendeu bastante.

  18. Dani essa massa leva o fermento granulado biológico, não é o fermento químico que usa para bolo. Sempre dá certo por aqui.
    Bjs

  19. Dani Xavier disse:

    Tati, tentei fazer esse fds mas não deu certo… ficou maçuda…meio cru..sei lá o q fiz de errado…usei fermento biologico em pó..será q foi isso…mas vou tentar outra vez.

    Beijos e vc sempre arrasando nas receitas e dicas hein..parabéns!

  20. Tati, amei o seu blog e essa massa parece ser ótima!!
    Já estou pensando em fazer esse rocambole recheado com gorgonzola! Deve ficar uma delícia!!

    Beijos
    Giselle

  21. Bruna disse:

    Tatiii…adorei seu blog…é a primeira vez que entro e ja me identifiquei super!
    viuu..essa receita rende quantas rodelas?! rsrs
    beijoos e parabéns

  22. Marjorie disse:

    Oi Tati!!

    Eu fiz e não deu certo.
    Ficou muito dura parecendo um bisocito..hehehe
    Devo ter exagerado na farinha.Fui colocando até soltar da mão.Vou tentar novamente. Eu usei fermento seco para pão(instantâneo).
    Não vou desistir.(rsrs)

    Bjs,
    Marjorie

  23. Chopp Kremer disse:

    Excelente receita, parabéns!!!

  24. Anônimo disse:

    Tatiana,
    obrigada pela resposta! Acabei fazendo o seu pão de leite, que não tem xícara nenhuma, mas é ótimo. um abraço!!
    Lia.

  25. Marta disse:

    Delicioso… deve ter ficado gostoso demaissss
    Beijos

  26. Lia, nunca na minha vida eu medi quantos ml tem as xícaras aqui de casa. Aliás quando faço as receitas que pedem "xícaras" eu pego qualquer uma e sempre dá certo.
    Nem sei o que são "cups" kkkkk…. eu falo de xícara de chá.

  27. Anônimo disse:

    Olá, Tatiana, adorei conhecer seu blog!
    Gosto de pesquisar receitas na internet, mas queria tirar uma dúvida: quando você fala "xícaras", tá se referindo mesmo às nossas xícaras de café ou aos "cups" norte-americanos que contêm 250ml? É quero fazer sua receita de pão…
    um abraço e parabéns!
    Lia.

  28. jesusmariajose… acabei de experimentar… deusdoceu q coisa boa… rápido de fazer, reaproveita as coisas da geladeira… e no friozinho aqui de SC, comer bem quentinho… hummmmmmmmmm bom demais!!!! vale tati!!! mais uma dentro!! cd vez fico mais viciada nisso aqui!!! essa vai pro meu blog… com os devidos créditos é claro!! beijo!!!

  29. Marianne disse:

    Oi Tati!
    Muito legal a ideia! Tenho feito direto a massa e vou testá-la assim!
    Marianne

  30. Adele – MUITO OBRIGADA!!!
    São por comentários como o seu que eu acho que o Panelaterapia jamais vai deixar de existir!!!
    Bjs!!!

  31. Anônimo disse:

    Hi Tati,

    viu so a intimidade? ja te considero uma "nova"amiga. Gosto do seu blog. E bem feito ,tem profissionalismo,e ainda tem o que todos nos gostamos:a impressao de que somos colegas de infancia.
    Moro fora do Brasil ha mais de vinte anos e, atraves do seu blog com suas" receitas e dicas culinarias " pude resgatar um pouco da minha brasilidade na cozinha.A sua massa e realmente fantastica !! e eu uso UNBLEACHED FLOUR ALL-PURPOSE e so posso dizer que o resultado e parecido (ou melhor) do que muitas bakery from here.
    Thanks a lot. You are de best !! and I am in love with your blog.Please,keep doing what you are doing .You are making so many people happy and pround of themselves.
    God bless you Tati
    Adele Neubauer – Melbourne,Fl

  32. Letícia, não sei o que vc fez errado gata. A massa é tão fácil de abrir que abre-se na mão mesmo. Fica bem macia. Mas vc deve ter sovado muito e esticado muito, por isso ficou durinha….

  33. Anônimo disse:

    Bom Dia hj. a tarde irei fazer a massa pra fazer umas esfiha darei resposta da massa assim que eu comer kkkkk. Beijos companheira da dona de casa que não desgruda do seu Blog.Conceição.

  34. Hummmm! Amei a ideia( adoro quando você lembra que essas palvras não são mais acentuadas, mais uma forma para memorizar e não errar nas provas rsrrs – lembrando que a maioria das mudanças ocorreram com as proparoxítonas rsrsr). Essa massa é uma maravilha, faz rapidinho. Já fiz pãozinho e pizza com ela. Vou fazer essa nova versão. Bjs!!

  35. Leticia Ap. Maurici disse:

    Oi tati, eu fiz a esfirra com essa massa,mas ela grande… mas passei muito trabalho pra esticar ela (será por causa do friu que deu aqui? Santa Catarina)… e depois de assado, ela não ficou fofinha, ficou meio batumada dentro, é assim mesmo??

    Bjux

  36. Agora passei vontade … que maravilha …

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

  37. Barida disse:

    Tatiana,
    esse rocambole ficou uma delícia, vou experimentar em breve! beijos 🙂

  38. Uma ideia bem fácil de se fazer e de aspecto delicioso!

  39. Hum…semana passad fiz um pãozinho de ervas com calabresa, mas ainda não consegui compartilhar no blog, esse seu, tb deve ter ficado ótimo!!!
    Adorei te achar no face!!!
    bjs

  40. Lorna disse:

    Tati, você jogando minha dieta pra longe hein! Vou fazer agora especialmente para o marido (mas o recheio vai ser diferente, não sou chegada em calabresa). Ah, fiz aquela pizza na frigideira e amamos! Thanks.
    Ps: essa massa de salgado é uma mão na roda!

  41. Anônimo disse:

    adoro a sua criatividade…
    sempre penso, pq eu nu pensei nisso antes…
    ueh, nu pensei pq naum soh nadica de nada criativa
    🙁
    ADOREIIIII

  42. Mari, dá p/ fazer tipo rocambole sim. Não precisa pincelar o ovo, só se quiser, por estética, mas ela não é uma massa que fica brancona não, fica corada.

  43. Cris disse:

    Que delícia esse blog!!! Eu ADORO cozinhar e já estou seguindo e me deliciando com tantas receitas maravilhosas!!!
    Quando tiver um tempinho, dê uma passadinha no meu blog que tem um monte de coisinahs fofas em scrap!
    Abraços,
    Cris

  44. Adda Ritzel disse:

    Flor, no meu blog havia postado uma receita de rolinho com queijo e presunto. Uma delícia! A massa cresce, fica fofinha. De repente pode servir como segunda opção.

    Beijos.
    http://artistadeplantao.blogspot.com/2011/04/quem-quer-pao-quem-quer-pao-quem-quer.html

  45. elaine disse:

    Hum,muito bom!!
    vou fazer para o maridão que ama calabresa.

    um lindo fim de semana.

  46. Roberta Quintino disse:

    Oi!
    Estou viciada nesse blog, todos os dias dou uma passada por aqui e me vicio mais ainda…
    Isso aqui é uma "dilícia"…

    Roberta

  47. Anônimo disse:

    Mas me diz: e se eu não quiser cortar as rodelas, dá pra deixar um pão de calabresa mesmo, apenas fechando as pontas? Só pincelar com ovo e tal ou nem precisa? bjs Mari

  48. Adorei essa receita, ficou lindo e deu água na boca…hehe
    bjus*–*

  49. Nina Morais disse:

    Paranoica fico eu com estas novas regras ortográficas… Pra essas mudanças descerem redondas, só com algumas de suas receitinhas.
    bjs

  50. Preciso comer isso hj!!!
    Vc só faz coisas boas nao vale, rs!!!!
    Um bj
    Ro
    http://www.docesabobrinhas.com

  51. Ai Tati que delicia !! Você sempre arrasando nas idéias né! Hummm de dar água na boca !! Adorei !! Beijos Tereza

  52. Anônimo disse:

    Delícia Tati… já tô pensando num catupiry junto.
    Que gorducha!
    Bjs
    Lia

  53. Juliana disse:

    Essa massa é muito versátil mesmo! Adoro! E a sua criatividade ajuda heim? 🙂
    Tá arrasando na nova ortografia!

    Bjs