Empadão de Frango

Eu acho empadão uma coisa tão anos 80, né não? Também é uma daquelas comidas que estão desaparecendo, assim como a torta mesclada, torta de pão de forma… No que depender de mim todas essas gostosuras “kitsch” vão continuar a existir, pelo menos aqui na minha cozinha!  Se você quiser manter na sua também, anota aí a receita:


Ingredientes do Recheio:
1 peito de frango grande, cozido e desfiado
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de alho triturado
1 pacotinho de caldo de galinha em pó (ou tablete)
1 colher (chá) de colorífico (colorau)
1 copo de requeijão cremoso ou 1 embalagem de creme de ricota + 3 colheres (sopa) de creme de leite
Sal, pimenta e salsinha à gosto.

Refogue a cebola na manteiga, acrescente o alho, em seguida o peito de frango e polvilhe o caldo de galinha. Some 1/4 de copo de água e deixe em fogo baixo por alguns minutinhos. Junte o requeijão (ou creme de ricota), o colorau e acerte o sal. Acrescente pimenta branca moída na hora e salsinha picada (opcional).

Ingredientes da Massa:
150 ml de creme de leite (de caixinha ou lata sem soro)
2 ovos levemente batidos
100g de manteiga ou margarina amolecida em temperatura ambiente
Farinha de trigo até dar ponto (mais ou menos 4 xícaras)
Sal a gosto – se estiver usando manteiga ou margarina sem sal a quantidade é cerca de 1 colher rasa (chá).

Misture todos os ingredientes até ficarem homogêneos e virar uma bola. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível ou refratário (não precisa untar). Para isso use o rolo de massas ou vá tirando pedacinhos da massa e moldando. Faça alguns furinhos no fundo com um garfo.Coloque o recheio que deve estar totalmente frio (eu coloquei um pouco de parmesão por cima dele) e cubra com o restante da massa, nessa parte tem que usar o rolo. Faça também alguns furinhos na massa da cobertura, pincele uma gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido em 200º por cerca de 1 hora ou até dourar a superfície.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes