in ,

Bolo de Fubá de Liquidificador

O bolo de fubá de liquidificador é uma receita bastante prática e simples. Desse modo, se você quer apostar em um preparo rápido e saboroso para a sua tarde, essa sobremesa é a ideal.

Como fazer bolo de fubá de liquidificador?

Tenho repostado algumas receitas antigas que ao passar dos anos fui melhorando uma coisinha aqui, outra ali.

Afinal o Panelaterapia está no ar desde 2009 e a gente precisa sempre buscar evoluir né? Essa é versão atualizada do meu bolo de fubá de liquidificador. Agora mais gostoso e mais fofinho (e com novas fotos)!

Ingredientes do bolo de fubá

  • 2/3 de xícara (chá) de óleo;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite;
  • 3 ovos;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de fubá;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara (chá) de Maizena;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo

Comece batendo no liquidificador os ovos, o leite e o óleo. Na sequência adicione todos os ingredientes secos, deixando somente o fermento para ser acrescentado no final.

Em seguida, coloque em forma untada com óleo ou manteiga e enfarinhada e leve ao forno preaquecido em 180°C por aproximadamente 45 minutos. 

Como cada forno tem suas peculiaridades, para saber quando está pronto faça o teste enfiando uma faquinha de ponta ou palito de dente, se sair limpo, pode tirar do forno.

Esse papo de que não pode abrir o forno só vale para os primeiros 25 minutos após ter colocado o bolo p/ assar, depois disso pode abrir que não danifica o bolo.

Espero que vocês façam essa receita porque essa nova versão é bem mais fofinha e saborosa. Aqui em casa tem feito muito sucesso!

Como deixar o seu bolo de fubá de liquidificador melhor?

Para que o bolo de fubá de liquidificador fique ainda melhor, você pode adicionar ingredientes como goiabada ou erva-doce, que dão um toque a mais no sabor. Mas, há algumas outras dicas que podem lhe ajudar a ter um resultado incrível, veja a seguir. 

Combine o fubá com outras farinhas

Para evitar que este bolo de fubá cremoso fique muito pesado, você pode misturar o fubá com outros tipos de farinha. Isso porque, a de milho retém muito os líquidos, o que deixa a sua receita bem pesada. Então, quem deseja um bolo mais leve e fofo, o misture com a farinha de trigo ou com amido.

A proporção ideal é que se use 50% fubá, 35% farinha de trigo e 15% amido de milho. Mas, vale dizer que como o amido de milho é um espessante, é bom ter cautela para que o bolo não fique pesado e sim leve e fofo.

Use produtos de qualidade na receita

O segredo para qualquer receita ficar boa, acima de tudo, é usar ingredientes de qualidade e isso não se difere no bolo de fubá no liquidificador.

Por isso, mesmo com um processo simples e rápido, escolha boas marcas, que possam lhe garantir qualidade nos produtos que pretende usar.

Use ingredientes cremosos no bolo de fubá

Para que você tenha a melhor experiência no seu bolo, use complementos que ajudem a deixá-lo cremoso, ou que torne o seu sabor a mais potente. Dessa forma, alguns dos ingredientes mais usados para isso são: 

Há quem prefira inserir gotas de chocolate, por exemplo, ou outro itens pouco tradicionais como pistache. Assim, coloque o que agrada mais o seu paladar e que combine bem para ter o melhor bolo de fubá no liquidificador.

Quais cuidados ter na hora de fazer um bolo de fubá de liquidificador?

O bolo de fubá de liquidificador é uma receita prática, mas alguns cuidados são necessários, como acertar nas medidas. Então, confira aqui alguns deles para prestar atenção:

  • medidas precisas;
  • preparo da forma;
  • adição dos ingredientes;
  • preparo da forma;
  • temperatura do forno.

Basta seguir a receita acima e respeitar as indicações de temperatura. Dessa forma, seu bolo de fubá vai ficar perfeito.

Bolo de fubá de liquidificador

Com o que servir o bolo de fubá de liquidificador?

Você pode servir o bolo de fubá com liquidificador com diversos acompanhamentos, como queijo. Assim, confira algumas ideias que vão deixar o prato ainda mais saboroso.

Café fresco

Esse bolo é, em geral, servido com uma xícara de café fresco. Afinal, a combinação do doce com o amargor da bebida cria uma experiência perfeita. Dessa forma, é ideal para um lanche da tarde ou café da manhã.

Queijo

O bolo de fubá com uma fatia de queijo minas ou coalho adiciona uma camada extra de sabor. Assim, a cremosidade e ligeira acidez do queijo complementam a doçura do bolo. É uma forma de criar um contraste interessante.

Geleias e mel

Geleias de frutas como morango, framboesa ou damasco são ótimas para passar sobre o bolo. Isso porque, elas dão um toque frutado e ácido. Além disso, o mel também é uma excelente opção para quem prefere algo mais natural e doce.

Chá

Para quem não é fã de café, uma boa xícara de chá cai muito bem. Assim, seja preto, verde ou de ervas, esse é um ótimo acompanhamento. Inclusive, o de erva-doce ou camomila são opções que harmonizam bem com o sabor do bolo de fubá.

Frutas frescas

Morangos, amoras ou fatias de manga podem ser servidas ao lado do bolo. Afinal, elas adicionam frescor e leveza ao prato. Portanto, tornam a experiência mais equilibrada.

Bolo de fubá de liquidificador
Combine o seu bolo de fubá no liquidificador com ingredientes que ressalte o seu sabor. Imagem de em Pexels.

Quais são os benefícios nutricionais do bolo de fubá?

O bolo de fubá pode ser uma opção saborosa e nutritiva, dependendo dos ingredientes utilizados. Aqui estão alguns benefícios nutricionais deste bolo tradicional.

Fonte de energia

O fubá (farinha de milho) é um carboidrato complexo, fornecendo energia de maneira gradual, o que evita picos de glicose no sangue. Ideal para um café da manhã reforçado ou um lanche antes de atividades físicas.

Rico em fibras

O milho contém fibras que ajudam na digestão e no bom funcionamento do intestino. Se combinado com farinhas integrais ou adição de sementes (como linhaça ou chia), o teor de fibras aumenta ainda mais.

Fonte de vitaminas do complexo B

O fubá contém vitaminas do complexo B (como B1, B2 e B3), que auxiliam no metabolismo energético e na saúde do sistema nervoso.

Opção sem glúten

O fubá é naturalmente livre de glúten, tornando o bolo uma alternativa para celíacos ou pessoas com sensibilidade ao glúten (desde que não contenha farinha de trigo na receita).

Melhora a saúde óssea

Contém minerais como fósforo, magnésio e cálcio, que ajudam na manutenção dos ossos e dentes. Se feito com leite ou leite vegetal fortificado, pode aumentar ainda mais o teor de cálcio.

Pode ser fonte de proteína

Se a receita levar ovos, leite ou queijo, o bolo ganha um teor proteico maior, ajudando na manutenção dos músculos e tecidos.

Ajuda na saciedade

Versões feitas com farinhas integrais, óleo de coco ou aveia podem aumentar a sensação de saciedade, evitando fome frequente e auxiliando no controle do peso.

Alternativa saudável quando feito com substituições

Trocar açúcar refinado por adoçantes naturais (como mel, açúcar de coco ou tâmaras) pode torná-lo menos prejudicial à glicemia.

Usar óleo saudável (como azeite ou óleo de coco) no lugar da manteiga pode reduzir gorduras saturadas.

Se preparado com ingredientes equilibrados, pode ser uma opção nutritiva e saudável, fornecendo energia, fibras, vitaminas e minerais. Para um bolo ainda mais saudável, evite excesso de açúcar e prefira ingredientes integrais.

Bolo de Fubá de Liquidificador
Esse bolo é delicioso e super simples de fazer. Imagem do Catraca Livre

Como fazer um bolo de fubá perfeito para festas e eventos?

O bolo de fubá é uma opção clássica para festas juninas e eventos em família. No entanto, ele pode ser adaptado para ocasiões especiais com coberturas, recheios e formatos diferenciados.

Como transformar o bolo de fubá em um bolo de festa?

Acrescente uma cobertura especial, como o brigadeiro cremoso, a calda de goiabada ou o leite condensado com coco ralado fazem sucesso.

Recheie o bolo com um creme de queijo com leite condensado ou um recheio de doce de leite deixam a receita ainda mais saborosa;

Use uma forma diferente para eventos, assar o bolo em forminhas individuais cria uma apresentação mais sofisticada.

Ideias criativas para apresentação do bolo

Mini bolos individuais servidos em potes ou forminhas, são práticos e fáceis de transportar. Bolo de fubá com camadas, alternando a massa com recheios como doce de leite ou creme de confeiteiro;

Cobertura crocante, polvilhe açúcar e canela antes de assar dá um toque especial na apresentação final.

Como evitar que o bolo de fubá fique seco ou esfarelado?

Um dos desafios ao preparar o bolo de fubá é garantir que ele fique macio e úmido. Algumas técnicas são fundamentais para evitar que a massa fique ressecada ou esfarelada.

Principais erros que deixam o bolo seco

Excesso de farinha ou fubá, a proporção entre os ingredientes deve ser equilibrada para evitar uma massa densa.

Pouca gordura na receita, o óleo ou a manteiga são essenciais para deixar a massa macia. Temperaturas acima de 180°C podem ressecar o bolo antes que ele asse por completo.

Dicas para um bolo de fubá mais macio e saboroso

Use leite morno na receita, pois ajuda a manter a umidade da massa e melhora a textura final.

Misture bem os ingredientes líquidos antes de adicionar os secos, já que isso evita que o bolo fique pesado e denso.

Adicione iogurte ou creme de leite à massa, esses ingredientes ajudam a manter a umidade por mais tempo.

Não asse por tempo excessivo, faça o teste do palito e retire o bolo assim que estiver firme no centro.

Caso goste de bolos em geral, experimente novas receitas também. Por exemplo, confira como fazer um bolo de laranja com calda.

O que mais saber sobre bolo de fubá de liquidificador?

Veja, portanto, as perguntas mais comuns sobre o assunto.

Posso fazer bolo de fubá sem liquidificador?

Basta misturar os ingredientes manualmente em uma tigela até obter uma massa homogênea.

Como deixar o bolo de fubá mais úmido?

Adicione leite de coco, iogurte natural ou manteiga na receita para um resultado mais cremoso.

Qual a diferença entre fubá e farinha de milho?

O fubá é uma farinha fina, enquanto a farinha de milho tem textura mais granulada. Para bolos, o fubá fino é a melhor opção.

O bolo de fubá pode ser congelado?

Ele pode ser congelado por até 3 meses, desde que armazenado em um recipiente bem fechado.

Como saber se o bolo de fubá está pronto?

Espete um palito no centro do bolo; se sair limpo, está pronto. Caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos.

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

170 Comments

bolo fubá receita

Como é a receita de bolo de fubá fácil?

bolo de nada

Bolo de NADA da Luzia, o melhor Bolo Caseiro