in , ,

Palmito Pupunha Recheado com Risotto


Dessa vez chamei de palmito pupunha (óh que linda!) e já adianto que se vierem com aquela lenga lenga nos comentários sobre a diferença da pupunha e do palmito da pupunha como foi da ultima vez não vou publicar, já deu né meu povo?

Bora ao que interessa: comecei embrulhando os pedaços mais grossos do palmito em papel alumínio e levei-os ao forno em 200º por 1 hora. Nesse intervalo preparei o risotto.

Deixei ao lado da panela uma caneca com 2 litros de caldo de legumes (você pode usar o caseiro ou dissolver 1 tablete e 1/2 na água fervente).
Refoguei 1 cebola picada e 2 dentes de alho no azeite. Juntei 1 xícara (chá) de sobras de tender em cubinhos, 1 xícara (chá) de palmito pupunha in natura em cubos, 1 xícara (chá) de arroz próprio para risottos e 1 concha do caldo de legumes. Mantive a mistura no fogo e mexendo sempre até o caldo quase secar e fui adicionando mais caldo e fazendo o mesmo processo até cozinhar o arroz. Ao final juntei 1/3 de xícara (chá) de parmesão ralado, raspas da casca de 1 limão siciliano e umas 2 colheres (sopa) do suco porque achei que precisava de uma “pegada” mais cítrica. Acertei o sal e polvilhei pimenta branca.
Retirei os palmitos do forno e com a ajuda de uma faquinha e de um boleador de legumes retirei a parte central, como se fosse um copinho, e recheei com o risotto. Coloquei um pouco de parmesão em cima e usei o maçarico para deixar tostadinha. Preciso mesmo dizer que estava tão gostoso quanto lindo?

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

13 Comments

  1. Que coisa mais linda! Dá até dó de comer.
    Tatiana, passei pra te desejar Feliz Natal, que você tenha uma noite cheia de paz, amor e alegria e que o Ano Novo venha realizar todos os seus sonhos!
    Beijos

  2. Tatiana,
    Desejamos-lhe e a todos que celebram esta data, acima de tudo, o amor, a paz, a união. Independente de credos, valores como esses, são universais. E são exatamente eles que tornam o mundo melhor e mais acolhedor.
    Beijo,
    Vânia

Como não Engordar nas Festas de Fim de Ano

Felicidade!