Gelatina Incolor: Uso e Preparo

Em diversas receitas, principalmente de doces frios, é comum a utilização de gelatina incolor. Como eu sei que tem muita gente que tem um certo “medinho” dela, não sabe bem como preparar e tal, eu resolvi fazer esse post p/ gente resolver essa “perrengue” da gelatina de uma vez por todas. Boa aprender?A gelatina incolor geralmente (eu nunca vi com outra medida) vem em pacotinhos com 12g. Cada pacotinho desses tem a capacidade de “endurecer” (ou deixar com textura de gelatina) 500ml de líquidos.



Para preparar 1 envelope é muito simples:
Coloque em um potinho 5 colheres (sopa) de água em temperatura ambiente e junte o conteúdo do pacotinho de gelatina. Aqui tem um segredinho. Não vire o envelope de uma vez. Vá fazendo uma “chuvinha” bem lenta, para não empelotar, assim:

Deixe descansar uns 5 minutinhos. A gelatina vai “sugar” a água e virar uma espécie de massa. Ficará assim:

Leve ao micro-ondas por 15 segundos (se aquecer demais ela perde a capacidade de gelificação). Ela voltará a ficar líquida, assim:

* Se você não tem microondas, pode levar em fogo baixo e assim que ela ficar líquida, desligue o fogo.
Agora ela está pronta para ser utilizada em mousses, ou no que você quiser, é só bater ou misturar com os outros ingredientes.

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

69 Comentários

  1. Regiane disse:

    Olá Tatiana, Fiz uma torta, para ser mais especifica Torta Dueto que vai chocolate branco e chocolate meio amargo. Na receita pedia para cada creme um pacote de gelatina dissolvida conforme instruções do fabricante. No final de tudo o recheio da torta ficou super gelatinoso, não ficou bom. Você tem ideia do que pode ter acontecido? Tem uma forma certa de misturar chocolate derretido com gelatina? Obrigada.

    • Gelatina sempre vai deixar com textura gelatinosa, se vc quiser com textura de mousse tem que usar chantilly, clara em neve, algo assim para dar leveza. Neste caso até pode usar gelatina mas tem que acertar a proporção para nao endurecer muito.

  2. Andreia Alves Oliveira disse:

    Fiz o procedimento de dissolver a gelatina sem sabor e ao colocar sobre a gelatina com os outros ingredientes ela ficou um puxa puxa, parecendo um teia de aranha. Ficou horrível. Peguei um espumadeira e tentei tirar o máximo possível e logicamente não ficou um mosaico. Ficou cremosa. Usei a marca Madrugada. Nunca havia acontecido isto comigo. Verifiquei e não estava vencida. O que aconteceu???

  3. Anni Michaelis Cvijak disse:

    Uma dúvida cruel aqui…. posso fazer uma torta de maracujá levando gelatina incolor, colocar merengue por cima e levar ao forno? Será que perde o ponto?

    • Se for aquele merengue que em 5 minutos doura aí vc pode gelar muito bem a torta e tentar, porque conforme o tempo de forno ela vai continuar fria e nao vai perder o ponto, mas se ficar mais que isso no forno vai desandar.

  4. Cristina Bianco disse:

    Olá Tatiana, adorei o post, pois das poucas vezes que usava gelatina sempre ficava em dúvida: Obrigada!!

  5. Gabi disse:

    Oie boa noite.
    Fiz mosaico de gelatina mais na hora de preparar a gelatina incolor ela ficou meia dura, mesmo assim coloquei no creme c os demais ingredientes. A pergunta e, vai ficar ruim a receita?

  6. Elivani disse:

    Olá fiz um pudim de geladeira e só hidratado a gelatina incolor…….não me atentos a instrução e não aquece…será que vai endurecer?

  7. Grazi disse:

    Eu fiz a gelatina de sabores normal e junto coloquei menos que uma colher de café da incolor vai fica mais durinha? não altera a consistência nao ne??
    Alguém Sabe me dizer se pode mistura os dois tipo de gelatina de uma vez

  8. Luana disse:

    Fiz pudim de geladeira e coloquei a gelatina incolor pra bater direto sera que meu pudim vai indurecer????

  9. Rayane andrade disse:

    essas dicas me foram bem uteis

  10. Yasmim disse:

    Eu aprendi a fazer sorvete com gelatinas que tem sabor e queria saber se posso usar essa sem sabor pra fazer sorvete de chocolate???

  11. Cindy disse:

    Oi. Queria tirar uma dúvida. Td bem ? Rs sobremesas q são feitas com a gelatina sem sabor derretem em temperatura ambiente? Se eu fizer uma sobremesa para um casamento por exemplo. O tempo q ela ficar exposta na mesa (num salão com ar condicionado e tal) o doce corre o risco de “amolecer”?? Grata desde já rs ! Adoro o panelaterapia ♡

  12. Carol disse:

    Quando fui dissolver a gelatina assim que coloquei a água ela ficou uma massa, depois coloquei em fogo baixo e ela ficou parecendo uma gosma, não ficou líquida. O que será q estou fazendo errado ?

  13. Neide Britto. disse:

    Tatiana não posso consumir gelatina, tem algo pra substituir? Espero sua resposta,obrigada.Bjs.

  14. Iasmine disse:

    Oi, posso usar a gelatina incolor direto na mousse, sem.dissolver?

  15. Maria luiza disse:

    Existi uma marca boa de gelatina incolor sem sabor..qual a melhor

  16. NOEMIA disse:

    eu adorei as dicas sou nova nas perguntas ,e gostaria de saber como faço a gelatina se sabor para beber dis que fas muito bem para os ossos li num saitt mas naõ lembro aonde só sei que mistura com alguma coisa mas naõ acho mais . poderias me responder? obrigada .

  17. gabriela disse:

    Gostaria de saber se tem como fazer gelatina colorida sem a gelatina incolor , ao invés da mesma eu colocaria gelatina normal no creme , como faço ? Será que fica bom ?

  18. roseanne disse:

    Tati, sempre dissolvo a gelatina incolor sem sabor como vc ensinou, mas sempre ficam uns ( gominhos, fiapinhos, plaquinhas…..) depois do doce pronto. Misturo bem a gelatina dissolvida no creme que vou usar, mas sempre ficam esses gominhos. O que posso estar fazendo de errado? Minha ultima receita foi uma torta holandesa, mas esses fiapinhos me frustraram……

    • A gelatina precisa estar completamente líquida quando for adicionada aos outros ingredientes e se eles estiverem gelados o processo de gelificação se inicia imediatamente. Então vc tem que adicionar a gelatina e mexer imediatamente bem rápido, ou bater com liquidificador ou mixer se for o caso.

  19. Sil disse:

    Tati e Ioiô adorando as dicas. Queria ficar tinindo mesmo no uso do agar agar. Ok, a única diferença é que uma é origem animal e outra vegetal (algas – aí ó gente que tem alergia a frutos do mar!!). Então devo usar o mesmo procedimento da gelatina animal para, por exemplo fazer uma mousse? Obrigada, beijos e amando vocês

  20. Ka ká disse:

    Olá, Tati!!! Desculpe minha ignorância… eu queria tirar uma dúvida com vc, se possível… eu adoro artesanato e vi um vídeo onde a moça usa gelatina incolor para fazer bonequinhos/bebês em molde e fica lindo e muito resistente, segundo ela… depois de todo o processo no vídeo… minhas perguntas são: para endurecer a gelatina assim que a faço e coloco no molde, ela vai para a geladeira normalmente??? E depois se eu quiser colocar em um potinho com água e glitter, tipo aqueles globinhos de natal, a gelatina pode derreter??? Queria fazer para presentear, mas estou com medo de comprar os ingredientes e não dar certo… Obrigada, e fico no aguardo de um retorno seu. Karina
    Vou postar o nome do vídeo que me chamou muito atenção e fiquei interessada em fazer, pois não consigo colar o link, ok? Se puder ver, é bem curtinho, fico grata!!!

    "Como fazer bonecos de plástico caseiro"

    Se achar que deve publicar esse meu comentário… legal!!! É que não tem muito a ver com culinária né??? rsrsr… Senão, gostaria apenas de receber um retorno seu. Obrigada!!!! Karina 🙂

    • Vixe Karina, nunca ouvi falar em usar gelatina para essa finalidade. Vou ficar devendo mesmo, porque qualquer coisa que eu diga será no "achometro" mesmo. Mas quem sabe tem alguém que manja de artesanato por aqui para te ajudar né?
      Bjs

  21. Ioiô disse:

    Debora, o agar agar tb é uma gelatina incolar, a unica diferença é que o agar agar é de origem vegetal e não animal, Bjks Ioiô.

  22. DL disse:

    Você disse que está gelatina vem com 12g… mas o envelope da imagem informa 24g… qual o peso correto?

  23. Chris disse:

    Tem gelatina incolor em pó pra vender a granel!!!

  24. Debora disse:

    Tati, me diz uma coisa. Você já usou agar agar? Dá muita diferença de gelatina incolor? Já ouvi falar que o agar agar tem a vantagem de não derreter. Mas nunca o utilizei. Beijos

  25. dayanyc nyc disse:

    Muito boa essa dica,estraguei mina receita de pudim gelado,por que não soube hidratar.Valeu!!

  26. ana disse:

    Tati,

    Dependendo do que vou preparar, acho que 1 pacote deixa com uma consistência muito dura. Você sabe se, por exemplo, eu usar meio pacotinho a consistência ficará mais mole?
    No caso, queria fazer uma mousse de maracujá, mas mais macia, sem ser com consistência de mousse dura, mas não tão mole como quando não se coloca nada de gelatina.

    Obrigada pela ajuda,
    beijo

    • Tudo vai depender do volume de líquidos que vc tem. 1 pacote transforma em consistência de galtina 500ml de líquido. Então se vc usar 1/2 pacote para 500ml ele não vai endurecer tanto. Aí vc tem que adequar para a quantidade que vc vai fazer, Bjs

  27. Fabia Kelles disse:

    mas tem q dissolve-lo em todas as receitas ou eu posso colocar só o posinho?

  28. ROSAANA disse:

    achei que a gelatina sem sabor, tem cheiro de cola de madeira, e fiquei grilada. é normal

  29. Juju disse:

    Oi gostaria de saber se posso usar a gelatina incolor na receita do "creme da noviça" é que a receita original é com gelatina de morango e que queria um jeito de fazer a receita de chocolate .. será que vai dar certo??

  30. Betechef disse:

    Oi Tatiana sempre passo por aqui, hoje adorei o jeito que você descreveu como fazer a gelatina. Tomei emprestado e coloquei lá no receitas, com seus créditos, claro. Tudo bem? Uma ótima noite e um domingo maravilhoso pra ti. Bjs!

  31. Olá, Tatiana
    Eu utilizo bastante a gelatina em pó sem sabor e o agar agar. São uma ótima opção mesmo para preparo de doces! Já a gelatina sem folhas eu ainda não utilizo tanto, mas me parece muito prática. Agora quanto ao cheiro, no momento do preparo, concordo que é meio desagradável, mas o resultado é muito bom. Parabéns pelo post, muito esclarecedor!

    Beijos,
    Vânia.

  32. Nanda, para fazer a bala de gelatina, eu uso somente água fervente, não precisa colocar água fria não!! Demora mais a gelar, mas fica mt bom mesmo!! Fora que vc come uns quadradinho dela e fica com a fome zerada!!

  33. Aêssa Hoehne disse:

    Nossa muito legal.
    aprendi e muito sobre gelaTINa incolor :0

  34. Drika disse:

    Gostei do post. Nunca usei gelatina incolor, mas sempre tive dúvidas.

  35. Tati…. adorei o post..
    Realmente quando se vai usar essa danada pela primeira vez dá um medinho rssrs
    Sobre a gelatina em folha eu nunca nem vi.. Nos mercado aqui perto não tem..
    Adoro essas suas dicas..

    Um beijo carinhoso e um finzinho de domingo especial pra você..

    Sheila

  36. Tati, não sei se vc recebeu meu último comentário sobre a gelatina sem sabor. Aqui em casa, fazemos as balas de gelatina, que o povo aqui adora!! Nada mais é do que gelatina que dá para cortar e fica ótimo. Prepare a gelatina do sabor de sua preferencia, diet ou normal, tanto faz, mas com metade da água que se pede, eu uso 300 ml de água fervente. Dissolva bem e misture um saquinho de gelatina sem sabor do jeitinho que vc fez acima e misture na gelatina dissolvida, mas misture muito bem. Leve para gelar em uma vasilha. Depois de gelar e estar bem durinha, é só cortar e se deliciar sem culpa. É ótimo para quem está de dieta!!

  37. Snack Bentô disse:

    Acho que a dúvida de todo mundo é sobre as de folha né? A única coisa para qu eu uso a de folha é passar no rost! Haha Muito bom esse post 🙂

  38. Fabiana disse:

    Que legal o post! Adorei! Eu também gostaria de saber usar a gelatina em folhas. Beijinhos!

  39. lili disse:

    Valeu! Quando devemos usar essa gelatina e quando usar a gelatina em folhas?Quantas folhas substituem esse pacotinho?

    • Lili, 1 envelopinho é o mesmo que 5 folhas, mas não tenho o hábito de usar folhas porque quase não encontro por aqui, pode usar qualquer uma delas em qualquer receita.
      Bjs

Deixe uma resposta