
Peixe Assado
Esta receita de peixe assado é a mais fácil de fazer de todas! Para quem não tem muita experiência é só ir até uma peixaria e comprar um peixe inteiro. Peça para tirarem as vísceras e a cabeça. Eu estou usando uma Tainha de aproximadamente 1,5kg, mas pode ser o peixe que você quiser. Pergunte ao peixeiro um bom peixe para fazer assado e ele te indicará.
Não precisa se preocupar com quantidades exatas, o importante é seguir os passos.
1.Tempere o peixe com pelo menos 2 horas de antecedência com sal, pimenta-do-reino, azeite e suco de limão. Esse é o tempero básico, mas você pode adicionar outros que gostar. Eu usei um temperinho da marca pitada natural, que é a base de ervas, e passei um pouco de colorífico (colorau) na superfície só para dar uma cor. Deixe o peixe descansar em recipiente tampado na geladeira.
Dica: Faça uns cortes de ambos os lados na superfície do peixe para o tempero entrar melhor.
2. Na hora de preparar, regue uma assadeira ou refratário com azeite, espalhe uma camada de cebola em rodelas e uma camada de pimentões. Usei amarelo e verde. A quantidade vai depender do tamanho do peixe e da assadeira. Tem que ser suficiente para fazer uma “caminha” para o peixe. Eu adicionei 2 batatas com cascas e cruas picadas em pedaços não muito grandes, alguns tomatinhos e alcaparras.
3. Tempere os vegetais (usei sal, pimenta e o tempero de ervas), regue com azeite. Coloque o peixe sobre eles, regue com mais azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em 200ºC por 30 minutos. Retire o alumínio e volte para o forno até o peixe estar cozido. O tempo vai depender do tamanho do peixe, do quanto seu forno aquece, etc… então a cada 10 minutos vc dá uma olhada se está cozido. No meu forno foram 50 minutos no total.
*Depois do peixe assado o couro ou a pele saem facilmente. Basta ir enrolando com um garfo, assim:
25 comentários abaixo sobre Peixe Assado
Fiz a receita e foi um sucesso.
Coloquei no tempero na noite anterior.
Estou fazendo como descrito na receita.
Aiwwww primeira vez que faço peixe.
Estou esperançosa e assim que finalizar te dou nota de como ficou.
Obrigada até aqui. Bjks
Oi Tati! Beleza? Sou iniciante na cozinha e seu blog tem me salvado um bocado!…hihi…
Você poderia me dizer qual seria esse peixe bonitão aí das fotos? Parece não ter quase espinha!!
Desde já agradeço! Muito obrigado! 😀
Ah cacilda, agora que li de novo e vi que era tainha! Mil desculpas!!! XD
Boa noite Tati, Comprei corvina e o peixeiro me disse que estava limpo sem as vísceras, só que com as escamas e que deveria assar assim porque o peixe ficaria com mais sabor. O que vc acha? Não acreditei muito e em casa tirei todas as escamas antes de preparar, mas confesso que deu trabalho.
Vou fazer está receita hoje .
Fizemos o peixe do jeito que vc indicou ficou show de bola todos nós aqui em casa adoramos obrigado?
Eu fiz e meu esposo adorou. fiz só olhando a receita sem experimentar pq não como frutos do mar. Mais meu esposo disse que está aprovadissimo .
vou fazer agora depois falo o resultado
Vou fazer amanhã,depois falo o que achei, mas já de cara amei ,rsrs
Vou fazer amanhaaaa
Fiz no Natal. Tds amaram. Estava divino.Bjs.
Eu amei eu fiz todo mundo comeu e falou que tava muito bom obrigado Tati
Tati chegou o seu livro na minha casa , ele está lindo , que delicadeza, agora vou comprar um porta retrato para colocar pôster. Olha parabéns pelo livro, agora vou atrás do primeiro. Bjs
Tati,
Simplesmente amei a receita e fiz ontem mesmo. Foi um sucesso aqui em casa.
Bjs
Oii.. Gostaria de saber se recomenda algum azeite para a receita .. 🙂
Olha eu ganho azeite das marcas quase toda semana, então aqui tem Gallo, Carnonell, Carrefour e uso todos para não desperdiçar. Com isso não sou fiel a nenhuma marca de azeite, mas sigo a regra, se for para aquecer ou usar na panela pode ser azeite comum, se for para regar ou consumir frio, dou preferencia a extra virgem se possível prensado a frio.
gostaria de saber como faço para adquirir seu livro
Está em promoção na loja das belas letras, compra 1 e ganha o outro, veja aqui: http://belasletras.com.br/produto/panelaterapia/
Tatiiii… Tem previsão de quando teremos mais promoção do seu livro de L2P1???? Quando fui comprar, acabou …
Por enquanto a editora nao me passou nada, mas pode ser que mais pro fim do ano tenha 🙂
Kkkkk adoro seusenso de humor amosuas receitas também tenho uma menina linda está com seis meses bjs.
eu amor a Páscoa com essas receitas vai ficar maravilho
Tatiana, bom dia! Adoro suas receitas, mas não gostei do peixe estar sem a cabeça!
Faz com a cabeça então uai kkkk