O doce de buriti, feito a partir do fruto da palmeira buriti, oferece diversos benefícios para a saúde, além de agregar um sabor único. Por isso, aprenda agora mesmo a fazer a receita em sua casa para se deliciar com essa iguaria típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Como fazer o doce de buriti?
Para fazer o doce de buriti, é preciso separar alguns frutos frescos, para extração da massa ou polpa. Além disso, você precisa de:
- meio litro de leite de vaca integral;
- 1 bolinha pronta da polpa de buriti;
- açúcar (2 xícaras ou dois copos).
Durante o preparo, você precisa colocar o leite e o açúcar, em seguida, deixar ferver bem em um recipiente. Mas, atenção, para não pregar no fundo da vasilha.
Depois, você precisa mexer para despedaçar a bolinha, que deve ser colocada logo após o início da fervura.
Para terminar, deixe o ponto ao seu gosto, coloque em outra vasilha e leve para esfriar em uma panela com água mais fria.

Como fazer a polpa ou massa para o doce de buriti?
A massa para o doce de buriti é a base de uma iguaria feita com a polpa do fruto, muito comum nas regiões do Cerrado e da Amazônia no Brasil.
Por isso, veja mais adiante um guia de preparo da massa de buriti, a começar pelos seus ingredientes que estão na lista abaixo:
- açúcar ou mel (opcional);
- 4 a 6 unidades de buriti maduro;
- água potável (suficiente para cobrir os frutos).
Depois, é preciso separar alguns itens que vão te ajudar no preparo da massa para fazer o doce da fruta.
Seleção das frutas
Escolha buritis maduros que, em geral, possuem cor alaranjada ou marrom-avermelhada. Após a seleção, lave-os bem em água corrente para remover qualquer sujeira ou resíduo.
Coloque, em seguida, os buritis lavados em uma panela grande e cubra-os com água potável. Ainda assim, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que a casca comece a se soltar e a polpa fique macia.
Resfriamento e remoção das casas
Retire os buritis da panela e deixe esfriar até que possam ser manuseados sem risco de queimaduras. Enfim, com as mãos ou com a ajuda de uma colher, remova a casca dos buritis.
Atenção, pois nessa parte a polpa deverá sair bem fácil. Depois, basta colocar a polpa em uma tigela grande.
Processamento da polpa
Para obter uma massa homogênea, a polpa precisa ser processada. Assim, coloque a polpa no liquidificador ou processador de alimentos e adicione um pouco de água potável para ajudar no processo.
Bata até obter uma massa lisa e homogênea. Mas, caso seja preciso, adicione mais água aos poucos para garantir uma textura suave, passe a massa batida por uma peneira ou coador fino.
É preciso pressionar com uma colher de pau ou espátula para extrair o máximo de polpa possível. Por fim, pode descartar os resíduos que ficarem na peneira.
Adoçamento
Adicione açúcar ou mel à massa de buriti a gosto, caso deseje. Misture bem até que o adoçante esteja dissolvido por completo.
Enfim, a massa de buriti pode ser armazenada em recipientes herméticos na geladeira por até uma semana. Contudo, você também pode congelar a mesma para uso posterior.
Quanto rende a porção da massa de buriti?
A porção acima rende uma bola pequena de massa, suficiente para fazer uma porção caseira do doce. Dessa forma, você pode reproduzir de forma fácil essa iguaria.
Como fazer o doce de buriti na caixinha?
O doce de buriti na caixinha ficou famoso como uma iguaria da região Norte e Nordeste, mas que se expandiu para outros locais.
Para fazê-lo, você precisa de uma caixinha personalizada ou até mesmo criar uma forma e colocar o seu doce na mesma, para adquirir o formato. Desse modo, é fácil fazer o doce e deixá-lo o mais parecido possível com o da marca que ficou famoso.
Quais são os benefícios do doce de buriti?
O doce de buriti é rico em vitaminas A e C, além de antioxidantes e fibras. Desse modo, incluir o mesmo na sua dieta pode trazer benefícios para a saúde.
Afinal, os antioxidantes e a vitamina A no buriti são benéficos para a pele, o que ajuda a manter a elasticidade, a prevenir o envelhecimento precoce e a proteger contra danos causados pelo sol.
Saúde do coração
Os antioxidantes e as fibras presentes no buriti podem contribuir para a saúde do coração. Assim, ajuda a reduzir o colesterol LDL (ruim) e a melhorar a saúde das artérias.
Por fim, as vitaminas do complexo B presentes no buriti ajudam a regular o metabolismo, o que facilita a conversão de alimentos em energia.