Esse é o molho que no Brasil a gente chama de “Bolonhesa“, mas na verdade não é. O Bolonhesa tradicional leva carne bovina e suína e outros ingredientes que não usamos. Por este motivo, chamei de molho de carne. Ele fica muito saboroso e eu costumo congelar em porções para facilitar. A quantidade total de molho que rende dá para 1 a 2 pacotes de massa, dependendo do quão abundante você goste.
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1/3 xícara de bacon picado;
- 1 cebola picada;
- 2 dente de alho picados;
- 1 cenoura ralada;
- 1/4 xícara de talo de salsão picado bem miudinho;
- 1/4 de pimentão verde picado;
- 600g de carne moída (usei Patinho);
- 1 lata de tomate pelado (compro o que vem em cubos);
- 1 embalagem de extrato de tomate (190g);
- Temperos à gosto (usei manjericão, sal, pimenta do reino, molho inglês e louro em pó).
Doure o bacon com o azeite. Junte a cebola, o alho, a cenoura, o salsão e o pimentão. Refogue bem até começar a dourar o fundo da panela (quando começa a formar aquela “borra”). Agora vá pingando água (uns 2 dedinhos de copo por vez) e mexendo até a água secar. Faça isso umas 5 vezes para amolecer bem os ingredientes. Junte a carne. Misture até ela começar a perder a cor vermelha. Tempere com os ingredientes que preferir.
Junte o tomate pelado e o extrato. Acrescente água porque provavelmente o molho ficará muito denso. Misture, coloque em fogo mínimo, tampe a panela e deixe cozinhar. De vez em quando abra a panela e mexa para não grudar. Acrescente mais água à medida em que o molho for secando. Eu mantenho no fogo até derreter bem o tomate e a cenoura, o que dá aproximadamente 35 minutos.
Agora vem o truque para deixar seu molho mais magrinho:
Ao terminar o cozimento, desligue o fogo, espere 2 minutos. Vai formar uma camada de óleo na superfície que na verdade é o azeite e a gordura do bacon. Coloque uma folha de papel toalha encostada na superfície. Ela vai absorver toda essa gordura.
*Esta postagem foi um oferecimento da Kitchen, marca de toalhas de papel parceira do blog e que me ajuda muito na rotina da cozinha!
20 Comments