Iogurte Caseiro p/ Começar Bem o Dia

Iogurte com bolinhas de mamão, granola e mel = café da manhã feliz! Já falei do iogurte caseiro umas duas vezes aqui no blog, mas como a receita é muito simples, sempre vale à pena repetir.
Basta aquecer um litro de leite (uso o semi desnatado) até “quase” ferver. Quando ameaçar levantar  fervura desligue o fogo. Misture em outro recipiente 1/2 pote de iogurte natural integral e 2 colheres (sopa) cheias de leite em pó (uso Molico desnatado). Retire uma concha do leite quente, adicione à mistura (de iogurte e leite em pó) e mexa bem, agora volte tudo para junto do restante do leite quente. Isso é necessário para não empelotar. Coloque em um recipiente, preferencialmente de vidro e com tampa (uso aqueles marinex com tampa plástica). Guarde o recipiente tampado dentro de uma bolsa térmica, feche e mantenha em local abafado (coloco dentro do forno ou do microondas). Deixe descansar por pelo menos 6 horas. Leve à geladeira (depois de gelado ele endurece um pouco mais).

Importante* Com leite integral fica mais firme e mais saboroso, mas com leite semi desnatado também dá certo. Leite desnatado fica um iogurte bem aguado (não recomendo). Se você não tem um recipiente de vidro com tampa, coloque filme plástico. Se não tem bolsa térmica, enrole bem com jornal ou em uma toalha e coloque no forno. É importante que o calor do leite fique preservado ao máximo. 

Ficou com dúvida?

Comente aqui no post ou Veja minha página de dúvidas frequentes

25 Comentários

  1. Maria Brena disse:

    Eu já fiz essa receita 2 vezes e não dá certo, a primeira vez fiz sem leite em pó ficou uma nata nojenta dessa vez agora ficou leite e ums pouco pedaços talhados afff n sei o que tá errado

  2. Deise disse:

    O meu deu certo, ficou na consistência do iogurte desnatado do potinho que compra pronto, mais foi sucesso.

  3. O meu também ficou igual leite.
    Fiz com leite desnatado, leite em pó e iogurte integral.
    E já tem 12h que estou esperando.
    Vou tentar fazer com o leite morno e leite semi desnatado.

  4. Kaira Rolli disse:

    meu também n deu certo!!! Primeira vez q uma receita aqui do site n "funcionou"!!!

  5. Sueli suzi disse:

    Fiz e o meu nao deu certo , ja coloquei na geladeira e a consistencia ficou mole retirei e recoloquei no forno vou deixar ate amanha se nao der certo vou ter que jogar fora

  6. Lia disse:

    Se eu fizer e depois de 6 horas não endurecer, tem jeito ainda ou o único jeito é jogar fora e tentar de novo?

  7. Amanda disse:

    Eu faço algumas coisas de diferente de você, primeiro, eu só amorno o leite, o suficiente para aguentar a colocar o dedo lá dentro e não queimar. Depois acrescento 1 colher de sopa do iogurte. Quando quero ele mais consistente eu coloco o leite em pó.

    Coloco em um pote de sorvete tampado e levo para uma geladeira de isopor por 6 horas. Tenho um isopor só pra isso forrado com papel aluminio para manter a temperatura.

    Todas as vezes que deixei o leite esquentar muito a consistencia não ficou boa. Tente dessa forma e me diga o que achou.

  8. Dny*Luks

    Não sei te dizer o que aconteceu não, o leite é quente mesmo, mas vc não deve ter misturado bem o iogurte. Tente misturar em um pouco de leite antes de juntar ao resto.
    Boa sorte na próxima vez!
    Bjs

  9. Dny*Luks disse:

    O meu não deu certo! 🙁
    Será que foi poor causa da temperatura do leite? tava mto quente..aiaiai.. ficou igual a leite com uns nodulos mergulhados (poucos)…eu não enrolei em toalhas e sim em filme.
    Será que esse leite pode ser reutilizado p eu tentar fzr meu iogurte? deixei 6 horas no forno e depois foi direto p geladeira.O meu esposo estava tão feliz pq ia comer iogurte feito em casa…rs

  10. ANDRÉA disse:

    Oi Tati, td bem?
    Fiz o iogurte e a única coisa q modifiquei foi o uso do meio copo de iogurte (usei o desnatado). Resultou em um iogurte saboroso porém um pouco ralo. Depois q fiz é q li a sua orientação de ligar previamente o forno e colocá-lo dentro.
    Deixei-o repousando por 9h dentro do forno.
    Tentarei fazê-lo novamente.
    Bjs

  11. Tati:

    Vim agradecer o link que vc colocou para o meu post!!!
    Fiquei famosa!!rsrsrs
    Quando precisar, pode contar comigo lá!!!
    Beijoca,
    Ana

  12. Lílian disse:

    Oi
    Faço como a Enilda e dá super certo!

  13. Enilda disse:

    Tatiana, primeiramente eu gostaria de te parabenizar pelo blog!! Ele é uma delícia 😀

    Aproveito pra compartilhar uma dica de como eu faço esse mesmo iogurte: a receita é a mesma, só q eu coloco numa garrafa térmica! Geralmente faço à noite e deixo descansando até o outro dia de manhã!

    Beijos!!!

    PS: Agora vou voltar à leitura dos posts!! rsrsrs

  14. Hummm adoro iogurte caseiro sempre faço!
    Bom final de semana amiga!
    Apareça!
    Tenho um blog de culinária "Saborear" e um de arte "Arte Saborear"!
    Seja bem vinda!

  15. Mari Santos disse:

    Estava a procura de uma receita de iogurte caseiro e o seu fica bem firme. Adorei!!! Ah! e obrigada pela dica. Bjk!!!!!!

  16. Adorei!!! Iogurte é sempre bem vindo, ainda mais se for caseiro! Delicioso! Um bj!

    http://deliriosgourmet.blogspot.com

  17. Que dica maravilhosa!
    Iogurte caseiro é uma maravilha.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

  18. Piell Rouse disse:

    Tati,
    esse iogurte eu faço muito aqui em casa e ainda depois de pronto coloco morango ou bato com banana e açucar mascavo as gurias gostam muito!!
    E esse kit aiaiaia ainda com nome da SOphia minha de 6 meses !! eu quero!!
    beijokas
    e não esquece de participar do sorteio!

  19. Karina: aqueça o forno, desligue e quando estiver morno coloque o iogurte enrolado nos panos. Repita a operaçao umas 3 vezes.

    Janaína: Existe um utensílio bem comum para fazer isso, parece uma colher medidora, só que tem um furinho no meio. Acho que se chama boleador.

    Beta: Isso deve acontecer porque vc usa marcas de leite e iogurte diferentes a cada tentativa e eles devem ter porcentagem diferente de gordura. Quanto mais gordo, mais firme. O leite em pó ajuda a não formar soro. Procuro um leite e um iogurte com maior porcentagem de gordura.

    Bjs

  20. Beta disse:

    Tati, também costumo fazer iogurte em casa, mas cada vez fica numa consistência. O que eu faço para ele ficar bem firme? bjs

  21. Anônimo disse:

    Tati,
    Essas bolinhas de mamão são o máximo! Como faz?
    Bjs
    Janaína B. Lucena

  22. Tati, minha mãe costumava fazer esse iogurte quando eu ainda era bem pequena. Anotei o passo a passo e vou tentar fazer em casa. Ia perguntar se a bolsa térmica é realmente necessária, pois não tenho, mas já vi que dá para enrolar numa toalha ou pano de prato. Depois te conto o resultado. Beijos

  23. Lara Urso disse:

    Tati hoje era desse iogurte que eu estava precisando!
    beijos mil e um ótimo feriado
    Ah!Amei os mimos do blog doces mimos,nota 1000

  24. Hummmm ! que delícia! Obrigada por compartilhar tanta coisa boa e gostosa! Bjs

Deixe uma resposta