Iogurte Caseiro p/ Começar Bem o Dia

Iogurte com bolinhas de mamão, granola e mel = café da manhã feliz! Já falei do iogurte caseiro umas duas vezes aqui no blog, mas como a receita é muito simples, sempre vale à pena repetir porque fazer seu próprio iogurte é muito fácil e com certeza mais barato e mais saudável!

Basta aquecer um litro de leite (uso o semi desnatado) até “quase” ferver. Quando ameaçar levantar  fervura desligue o fogo. Misture em outro recipiente 1/2 pote de iogurte natural integral e 2 colheres (sopa) cheias de leite em pó (uso Molico desnatado). O leite em pó é opcional, mas ajuda a reduzir o soro.

Retire uma concha do leite quente, adicione à mistura (de iogurte e leite em pó) e mexa bem, agora volte tudo para junto do restante do leite quente. Isso é necessário para não empelotar. Coloque em um recipiente, preferencialmente de vidro e com tampa (uso aqueles marinex com tampa plástica).

Guarde o recipiente tampado dentro de uma bolsa térmica, feche e mantenha em local abafado (coloco dentro do forno ou do microondas). Deixe descansar por pelo menos 6 horas. Leve à geladeira (depois de gelado ele endurece um pouco mais).

Importante*
Com leite integral fica mais firme e mais saboroso, mas com leite semi desnatado também dá certo. Leite desnatado fica um iogurte bem aguado (não recomendo).

Se você não tem um recipiente de vidro com tampa, coloque filme plástico. Se não tem bolsa térmica, enrole bem com jornal ou em uma toalha e coloque no forno. É importante que o calor do leite fique preservado ao máximo.

Procure um iogurte natural que leve só fermento e leite na composição.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes