Ter que “lidar” com o bacalhau é uma coisa que causa fadiga: #fato ! Agora eu vou contar uma coisa para vocês que tem medo, nojinho, preguiça, whatever… é fácil! Super fácil! Bora perder esse preconceito?
Vamos começar com o bacalhau em lascas que é mais barato e depois deste processo ele pode virar uma infinidade de pratos: tortas, bolinho, escondidinho, risoto…
Você pega um recipiente fundo, coloca as lascas, cobre com água gelada, junta umas pedras de gelo e mantém na geladeira tampadinho por 3 horas para evitar a catinga.
O sal é que conserva o bacalhau, então a água gelada é para evitar a contaminação quando ele perder o sal.
Após esse período, troque a água (use gelada e com gelo novamente) e volte à geladeira por mais 3 horas, depois disso é só escorrer a água e está pronto para usar.
Então se você colocou o bacalhau de molho às 9h, quando for 12h você troca a água e às 15h ele está pronto para usar.
Você pode desfiar o bacalhau na mão (igual frango) ou usar o processador (não se esqueça de verificar se tem algum espinho e retirar antes).
Agora você clica na lupinha que tem no topo da coluna da direita aqui no blog e escreve “bacalhau”. Olha, acho que você vai ter trabalho para conseguir escolher uma entre tantas receitas boas para usar seu bacalhau dessalgado. Bom divertimento!
24 Comments