in ,

Enroladinho de Presunto e Queijo

enroladinho

Enroladinho de Presunto e Queijo é aquela receita que lembra cantina de escola!
Eu acho muito engraçado que em algumas regiões esse salgado se chamar “Joelho” por causa da sua aparência que parece um “joelho dobrado” (mas eu confesso que nunca achei parecido), então por aqui é enroladinho de presunto e queijo mesmo.

Origem do Enroladinho

Todo mundo conhece o enroladinho de presunto e queijo afinal em qualquer boteco de beira de estrada a gente consegue encontrar o danado. Porém sua origem ao que tudo indica, remonta a influência da Gastronomia Européia durante a colonização portuguesa.

Sua receita lembra muito outros salgados de massa folhada, como os croissants franceses e os strudels alemães, porém o “jeito abrasileirado” fez com que em algumas regiões ele perdesse a característica de folhado, parecendo mais um “pãozinho” recheado.

O salgado dos botecos brasileiros

A combinação de muçarela e presunto agrada a todos pois é uma combinação de sabores muito apreciada pelos brasileiros. A popularidade do enroladinho de presunto e queijo no Brasil vem da apreciação local por sabores simples e reconhecíveis, assim como da versatilidade desse salgado em se adaptar a diferentes ocasiões.

A massa do enroladinho de presunto e queijo

Adoro essa massa e já te adianto que da para fazer qualquer tipo de salgado assado, então bora fazer!

Ingredientes da Massa:
1 ovo pequeno;
2 colheres (sopa) de óleo;
1/2 xícara (chá) de leite morno;
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar;
1/2 colher (sopa) de sal;
2 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente;
5g que equivale a 1/2 pacotinho ou meia colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo.

Recheio (eu processei o presunto e o queijo mas não precisa ok?):
– queijo
– presunto
– requeijão
– orégano

Para pincelar:
1 gema;
1 col. (sopa) de água;
orégano a gosto.

enroladinho

Modo de Fazer:

Para fazer a massa é só misturar tudo e deixar a farinha e o fermento por ultimo. Eu vou adicionando a farinha aos poucos, mesclando com o fermento, então quando desgrudar das mãos tem que sovar por uns 10 minutos. Deixe a massa descansar até crescer e dobrar de volume.

Eu divido a massa crescida em 2 partes para facilitar, então abro uma das partes formando um retângulo, coloco o recheio e enrolo como rocambole. Depois corto em 4 partes e faço isso com o outra parte da massa. Ao todo serão 8 salgados médios, por fim pincelo gema misturada com um pouco de água (para fica mais fluida) e polvilho orégano.

Forno preaquecio em 180ºC até dourar por cima.

Se você quiser ver os detalhes da montagem tem tudo bem detalhadinho no vídeo, mas se você estiver procurando uso para essa massa, tenho aqui uma receita maravilhosa de esfiha de carne!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

16 Comments

alecrim

Alecrim nas Receitas – Como usar bem

Fricassé de Frango