Abóbora Assada

Eu adoro abóbora e embora seja muito mais prático cozinhar na água ou vapor, ela fica muito mais gostosa assada. Como ela é adocicada, no forno ela dá uma caramelizada, fica com uma parte crocante e bem molinha por dentro. Uma delícia!!! Vale a pena experimentar essa receita.

Eu usei a abóbora japonesa, que também é conhecida como Cabotiá ou Cabotiã dependendo da região.

Eu rego uma forma com azeite, espalho a abóbora (aqui tinha 650g), tempero com sal, pimenta-do-reino (usei a pimenta branca aqui), 2 dentes de alho triturados, folhinhas de tomilho que eu acho que combina super bem, rego com mais azeite e levo ao forno preaquecido em 180ºC, sem alumínio mesmo.

abobora-forno

O tempo de forno vai depender do tamanho dos pedaços da sua abóbora e da qualidade dela. No caso aqui levou 1 hora, mas você pode ir abrindo o forno e espetando para ver se está macia.

abobora-cabotia

Dicas:
– A cada 20 minutos dê uma virada nos pedaços de abóbora porque a parte que fica encostada na assadeira doura mais, assim ela assa por igual.
– Você pode usar outras ervas frescas ou secas e os temperos que gostar.
– Se você usar forma de alumínio ou refratário de vidro é bom forrar com papel manteiga ou usar bastante azeite porque ela pode grudar.

Ficou com dúvida?

Veja minha página de dúvidas frequentes