in , , , , ,

Sobá (ou quase)

Quem já foi para Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, com certeza conhece o Sobá. Um prato típico da Ilha de Okinawa no Japão. Com a chegada dos imigrantes Japoneses no Mato Grosso em 1908, a culinária típica japonesa se alastrou (que bom!!!). Sério é quase a comida típica matogrossense, de tanto que tem!!!


A Feira de Campo Grande (foto) é um dos pontos turístico que não pode faltar em nenhum roteiro! Não se parece em nada com as feiras livres que conhecemos. Claro que tem algumas poucas barracas de frutas, verduras e legumes, mas o forte mesmo são as barracas de comida. Na verdade são restaurantes mesmo, enormes, um seguido do outro. Lugares simples, porém limpos e com comida honesta. O cardápio é um espetáculo à parte: Churrasco, Dobradinha, Yakisoba, Yakimeshi, Sobá, costela de Pacu frita, tudo convivendo harmoniosamente! Eu adoro o Sobá que é macarrão com carne de porco ou vaca, tirinhas de omelete, cebolinha e caldo (que deve ser de carne).

Não sei exatamente como é a receita, porque culinária oriental é cheia dos “rituais”, mas o MEU Sobá é assim:

Macarrão Udon cozido no caldo de carne, omelete cortadinho em tiras finas, carne (usei maminha) em tirinhas refogada no shoyu e temperos à gosto e cebolinha picada.

Em uma cumbuca coloco o macarrão com um pouco do caldo de carne, adiciono um pouco mais de shoyu, e o resto dos ingredientes cada um em um cantinho (é assim que o Sobá é servido). Bom demais!!! Para a mulherada que gosta das minhas receitas light essa é uma boa dica, desde que não coma uma tonelada como eu acabei de fazer!

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 0 Média: 0]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

27 Comments

Arroz Negro

Bolo de Amêndoas