in ,

Como Saber se o Fermento Fresco Está Bom?

fermento

Sabe Mexer com Fermento Fresco? Segue comigo que eu vou te ensinar um truque muito rápido e prático para saber se o fermento biológico fresco está bom para ser usado ou se já ficou velho.

Mas antes deixa eu te explicar o que é esse tal de fermento fresco.

O que é Fermento Fresco

Fermento fresco é também conhecido como fermento biológico fresco, um tipo de levedura utilizada principalmente na panificação.

fermento fresco

O Fermento

Este tipo de fermento é composto por células vivas de leveduras (geralmente da espécie Saccharomyces cerevisiae) em estado ativo e por isso deve ser mantido na geladeira.

Características do Fermento Fresco:

O fermento fresco é bem diferente do “fermento biológico seco” por isso é importante conhecer suas características

  1. Textura e Aparência: Tem uma textura úmida e macia, com uma aparência cremosa e cor clara, parece uma massa de modelar.
  2. Armazenamento: Deve ser mantido na geladeira sempre, porém uma vez aberto deve ser utilizado rápido para que não perca sua capacidade de fermentação.
  3. Uso na Panificação: É o mais utilizado em pães, bolos, pizzas e outros produtos de panificação.
massa fermentada

Comparação com Outros Tipos de Fermento:

  • Fermento Biológico Seco: O fermento seco é uma forma desidratada do fresco, por isso tem uma vida útil mais longa e não necessita de refrigeração. Mas em cada uso, tem que reidratar em água antes.
  • Fermento Químico: Diferente do fermento biológico, o fermento químico (como o bicarbonato de sódio ou o fermento em pó) não contém leveduras, seu método de fermentação é diferente porque ele reage quimicamente para produzir gás carbônico, que faz a massa crescer de forma imediata ao ser assado.

Vantagens

  1. Sabor: Proporciona um sabor mais autêntico e tradicional ao pão, sabe aquele pão “com gosto”de pão? Pois é, ele vem do fermento.
  2. Fermentação: Produz uma fermentação mais rápida e eficiente em comparação com outros tipos de fermento seco.

Desvantagens:

  1. Conservação: Vida útil muito curta e precisa sempre de refrigeração.
  2. Manuseio: É bem mais difícil de medir e manipular em pequenas quantidades.

Utilizar fermento fresco pode exigir um pouco mais de cuidado, mas os resultados são infinitamente melhores em termos de textura e sabor.

Meu Truque

Lembro que esse fermento é aquele que a gente compra na padaria por peso ou em tabletinhos no supermercado. Este é aquele que fica na geladeira.

fermento fresco

Quando o fermento biológico está bom você aperta levemente com os dedos e ele esfarela, porém quando ele está velho, ou impróprio para uso ele fica massudo, úmido e fica parecendo uma massinha de modelar quando você aperta.

Outros fermentos

Se você se interessa pelo assunto, não deixe de ler o meu especial sobre fermentos, inclusive com um video em que explico tudo para você. Mas esta postagem você vai adorar porque mostro todos os comparativos entre os fermentos que irão te ajudar muito na escolha de qual usar.

Por fim deixo este vídeo em que explico a maneira correta de usar o Fermento Químico

Nosso Score
Clique para votar neste post!
[Total: 1 Média: 5]

Written by Tatiana Romano

Criadora do Panelaterapia. Reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão pelas panelas e ao blog Panelaterapia que mantém desde 2009. Hoje se dedica a cozinhar, fotografar, escrever e brigar com a balança.

3 Comments

Você Sabe o Que é Caviar?

pudim

Dicas para Pudim de Leite Condensado